Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Filosofia

18 18America/Sao_Paulo novembro 18America/Sao_Paulo 2021

Livre

Filosofia é o estudo da natureza da realidade e da existência, do que é possível saber e do comportamento certo e errado. Vem da palavra grega  phílosophía , que significa ‘o amor pela sabedoria’. É um dos campos mais importantes do pensamento humano, pois aspira a chegar ao próprio sentido da vida.

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído em 2002 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com os seguintes objetivos:

  • renovar o compromisso nacional, sub-regional, regional e internacional com a filosofia;
  • fomentar análises, pesquisas e estudos filosóficos sobre as grandes questões contemporâneas, de forma a responder com maior eficácia aos desafios que a humanidade hoje enfrenta;
  • aumentar a consciência pública sobre a importância da filosofia e seu uso crítico nas escolhas que surgem para muitas sociedades dos efeitos da globalização ou da entrada na modernidade;
  • avaliar o estado do ensino de filosofia em todo o mundo, com especial ênfase na desigualdade de acesso;
  • para sublinhar a importância da universalização do ensino da filosofia para as gerações futuras.
Por que um Dia da Filosofia?

Muitos pensadores afirmam que o “espanto” é a raiz da filosofia. Na verdade, a filosofia origina-se da tendência natural dos humanos de se surpreenderem consigo mesmos e com o mundo em que vivem.

Este campo, que se vê como uma forma de “sabedoria”, nos ensina a refletir sobre a própria reflexão, a questionar continuamente verdades bem estabelecidas, a verificar hipóteses e a tirar conclusões.

Durante séculos, em todas as culturas, a filosofia deu origem a conceitos, ideias e análises e, com isso, lançou as bases para o pensamento crítico, independente e criativo.

O Dia Mundial da Filosofia celebra a importância da reflexão filosófica e incentiva as pessoas em todo o mundo a compartilhar sua herança filosófica umas com as outras.

Para a UNESCO, a filosofia fornece as bases conceituais dos princípios e valores dos quais depende a paz mundial: democracia, direitos humanos, justiça e igualdade.

A filosofia ajuda a consolidar esses fundamentos autênticos de convivência pacífica.

Quando é celebrado?

Dia Mundial da Filosofia, celebrado anualmente na terceira quinta-feira de novembro para homenagear as reflexões filosóficas em todo o mundo. É um dia para as pessoas compartilharem ideias, explorarem e discutirem abertamente novas ideias e inspirem o debate público ou discussão sobre os desafios da sociedade.

Detalhes

Data:
18 18America/Sao_Paulo novembro 18America/Sao_Paulo 2021
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:

Organizador

Organização das Nações Unidas, ONU
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário