Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial das Áreas Úmidas

2 02America/Sao_Paulo fevereiro 02America/Sao_Paulo 2020

Livre

Dia Mundial das Áreas Úmidas. A data foi instituída pelo Comitê Permanente da Convenção Ramsar, em homenagem ao dia da aprovação da Convenção pelos países partes, 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar. A ideia é destacar o benefício que essas áreas proporcionam para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas, principalmente para alertar a importância de sua manutenção.

O tema deste ano é “Áreas úmidas e biodiversidade” e tem tudo a ver com o Brasil, o país mais megadiverso do mundo, detentor de 20% do total de espécies existentes na Terra. O Pantanal Matogrossense, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; as grandes várzeas presentes em toda Amazônia; e os banhados do Taim, no Rio Grande do Sul, são considerados áreas úmidas.

Áreas úmidas são ecossistemas integrados por ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados a sua dinâmica hídrica. Elas existem em todo o planeta e têm uma importância muito grande para a conservação da biodiversidade e para a qualidade de vida das pessoas.

Nada menos que 40% das espécies vegetais e animais do mundo vivem ou se reproduzem em áreas úmidas, assim como 1 bilhão de pessoas tiram o sustento a partir do uso das riquezas naturais desses lugares. No Brasil, país rico em recursos hídricos, são muitos os ecossistemas com essas características.

Detalhes

Data:
2 02America/Sao_Paulo fevereiro 02America/Sao_Paulo 2020
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
, , ,
Website:
https://www.worldwetlandsday.org/home

Organizador

RAMSAR
Ver site do Organizador