Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial de Pulsas (Sementes Leguminosas)

10 10America/Sao_Paulo fevereiro 10America/Sao_Paulo 2022

Leguminosas, são as sementes comestíveis de leguminosas cultivadas para alimentação. Feijões secos, lentilhas e ervilhas são os tipos de leguminosas mais conhecidos e consumidos.

Pratos básicos e culinárias de todo o mundo apresentam leguminosas, de homus no Mediterrâneo (grão de bico) a um café da manhã inglês completo tradicional (feijão marinho cozido) e dal indiano (ervilhas ou lentilhas).

As leguminosas não incluem as safras colhidas verdes (por exemplo, ervilhas, feijões verdes) – são classificadas como hortaliças. Também estão excluídas as culturas usadas principalmente para extração de óleo (por exemplo, soja e amendoim) e leguminosas que são usadas exclusivamente para fins de semeadura (por exemplo, sementes de trevo e alfafa).

A celebração de 2021 teve o tema #LovePulsas para uma dieta e um planeta saudáveis – uma oportunidade para aumentar a conscientização e reconhecer a contribuição das leguminosas para sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis.

Reconhecendo seu valor, em 20 de dezembro de 2013, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução (A / RES /68/231) proclamando 2016 como o Ano Internacional das Pulsas (IYP). A celebração do ano, liderada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), aumentou a consciência pública sobre os benefícios nutricionais e ambientais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos.

Aproveitando o sucesso do Ano Internacional das Pulsas e reconhecendo seu potencial para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com particular relevância para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2, 3, 5, 8, 12, 13 e 15, Burkina Faso propôs a observância do Dia Mundial das Pulsas. Em 2019, a Assembleia Geral proclamou o dia 10 de fevereiro como o Dia Mundial das Pulsas (resolução A / RES / 73/251).

Detalhes

Data:
10 10America/Sao_Paulo fevereiro 10America/Sao_Paulo 2022
Categorias de Evento:
, ,

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário