Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

2021: Dia Nacional da Mata Atlântica

27 27America/Sao_Paulo maio 27America/Sao_Paulo 2021

Livre

O Brasil comemora em 27 de maio, o Dia Nacional da Mata Atlântica.
Dia criado por Decreto Federal, de 21 de setembro de 1999.

A data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.

A Mata Atlântica abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil. Nela, moram mais de 145 milhões de pessoas. Mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma.
Campanha SOS MATA ATLÂNTICA 2021
VIVA A MATA!
Nosso Tempo Mais Verde
TA
A Mata Atlântica
Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje restam cerca de 29% de sua cobertura original.Mesmo assim, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais e Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial.
Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela. Clique aqui para obter mais informações sobre o bioma.

Detalhes

Data:
27 27America/Sao_Paulo maio 27America/Sao_Paulo 2021
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
Website:
https://www.icmbio.gov.br/portal/portaldabiodiversidade

Local

Brasil
Brasil + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário