Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose

10 10America/Sao_Paulo agosto 10America/Sao_Paulo 2021

Livre

O Dia Nacional de Combate e Controle da Leishmaniose é celebrado anualmente em 10 de agosto, que marca também a Semana Nacional de Combate e Controle da Leishmaniose.

A data foi oficializada e inserida no calendário oficial brasileiro através da Lei federal Nº 12.604 que estabeleceu a Semana Nacional de Combate e Prevenção da Leishmaniose que será celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto, com os seguintes objetivos:

I – estimular ações educativas e preventivas;

II – promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose;

III – apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil;

IV – difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose.

A Semana tem o objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre leishmanioses e alertar a população para os riscos e cuidados com a doença, além de promover discussões sobre as políticas públicas de vigilância e controle da zoonose.

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por mais de 20 espécies de protozoários Leishmania. Essa zoonose tem como agente etiológico, nas Américas, o protozoário do gênero leishmania, que é transmitida pela picada da fêmea de diferentes espécies de insetos vetores denominados flebotomíneos (mosquito palha).

As suas manifestações variam de lesões ulceradas simples e autolimitadas na pele, até uma doença visceral com manifestações graves, no Brasil causada pelo protozoário Leishmania Chagasi.

Detalhes

Data:
10 10America/Sao_Paulo agosto 10America/Sao_Paulo 2021
Preço:
Livre
Categoria de Evento:

Local

Brasil
Brasil + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário