Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Nacional do Químico

18 18America/Sao_Paulo junho 18America/Sao_Paulo 2020

Livre

Capa: Superfície de proteína do capsídeo do vírus Simian 40 gerada com Molecular Maya . PDB ID: 1SVA; Estrutura  4 , 165 (1996) em Beautiful Chemistry.

O dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Nacional do Químico, pois, nessa data, no ano de 1956, foi promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56. Essa data teve muita importância para os profissionais da Química no Brasil, pois essa lei foi dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e também criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).

Com isso, os químicos não só deixaram de ser uma classe praticamente desconhecida em nosso país, como também passaram a atuar mais ativamente no progresso tecnológico, melhorando a qualidade dos produtos nacionais.

O contingente de profissionais da Química integra as seguintes categorias: Técnicos em Química, Bacharéis/Licenciados em Química, Químicos Industriais ou Tecnólogos equivalentes, Engenheiros Químicos e suas especializações, entre outros, o que forma uma gama de cerca de 50 denominações.

 

Além de determinar quem era realmente o profissional da Química, a promulgação da Lei nº 2800/56 tornou possível que os próprios químicos exercessem a fiscalização do exercício profissional.

As atividades desempenhadas no exercício da profissão de Químico podem ser vistas em detalhes no Decreto nº 85877/81 e nas Resoluções Normativas do Conselho Federal de Química, em particular, a resolução de nº 36/74, acrescida das “Normas de Resto” contidas no art. 341 da CLT e no art 2º do Decreto 85877/81.

Detalhes

Data:
18 18America/Sao_Paulo junho 18America/Sao_Paulo 2020
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
,

Local

Brasil
Brasil + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário