Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

EnsinoGEO 2019

18 18America/Sao_Paulo outubro 18America/Sao_Paulo 2019 @ 08:00 - 23 23America/Sao_Paulo outubro 23America/Sao_Paulo 2019 @ 17:00

9º Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra

Tema: Geoética: respeito à Terra e ao lugar onde vivemos

As Geociências abordam, por excelência, as inter-relações do ambiente, processos naturais e fenômenos sociais e ajudam a edificar o panorama cultural de nosso povo. Em qualquer nível de ensino, a formação em Geociências deve conduzir os alunos a entender o ambiente terrestre e os efeitos das ações humanas, desenvolver a democracia e atuar em benefício da cidadania. Relacionar o conhecimento da Terra à cidadania ambiental ou até a uma ética da Terra, em pleno século XXI, oferece desafios de diversas ordens para a construção de currículos de todos os níveis educacionais. Que desafios são esses? Para responder, é preciso saber de que modo os conceitos das Ciências da Terra são tratados na educação de ciência e tecnologia nos dias atuais. Os professores têm sido bem sucedidos na construção de abordagens que possibilitem relacionar problemas locais, regionais e planetários? Eles conseguem estabelecer algum vínculo com a história geológica do planeta ao abordar, por exemplo, a moderna controvérsia sobre aquecimento global antropogênico versus mudança climática natural? Como aprofundar e explorar didaticamente os vínculos entre a dinâmica global e temas como degradação de mananciais, erosão e perda de solos agricultáveis, consumo excessivo de recursos naturais e energéticos, deslizamentos de solo e rocha, enchentes e inundações?

Para viabilizar um debate amplo e abrangente, é preciso reexaminar, continuamente, materiais didáticos (desde a escola fundamental até o ensino superior), modelos de currículo, programas e conteúdos da educação básica. Ao se colocar em perspectiva temas que envolvem o conhecimento da natureza, abrem-se janelas para se abordar questões centrais de história, do ensino e da aprendizagem.

9º Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra – EnsinoGEO-2019 – dará continuidade ao enfrentamento desses e outros problemas, buscando debater trajetórias e perspectivas da pesquisa e do ensino de Geociências e estabelecer nexos com a História das Ciências Naturais no Brasil e na América Latina. Pretende-se estabelecer conexões criativas entre pesquisadores, docentes, alunos e população local, na discussão de temas de interesse, na forma de oficinas, cursos, palestras, atividades e excursões de campo.

Detalhes

Início:
18 18America/Sao_Paulo outubro 18America/Sao_Paulo 2019 @ 08:00
Final:
23 23America/Sao_Paulo outubro 23America/Sao_Paulo 2019 @ 17:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , ,
Website:
http://geosudeste.com.br/ensinogeo.html

Organizador

Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo São Paulo
Email
nucleo-sp@sbgeo.org.br
Ver site do Organizador

Local

Centro de Convenções da UNICAMP
Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária
Campinas, SP 13083-854 Brasil
+ Google Map
Ver site do Local