Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Museum Week 2021: Criatividade

7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2021 - 13 13America/Sao_Paulo junho 13America/Sao_Paulo 2021

Livre

Durante sete dias, convidamos as instituições culturais e o público a serem criativos com seus smartphones para a oitava edição do festival global!

A rede Culture For Causes Network – uma organização sem fins lucrativos que apoia causas de interesse geral em nome de instituições nacionais, europeias ou internacionais,

a Art Explora, uma fundação filantrópica com aspirações internacionais, nômades, não-colecionistas e digitais,

E ainda, a UNESCO, no âmbito do programa ResiliArt, decidiram unir forças para organizarem a #MuseumWeek 2021.

Os organizadores da #MuseumWeek irão encorajar sua rede de relacionamentos de mais de 6.000 instituições culturais em torno da fórmula “7 dias, 7 temas, 7 hashtags”, com os seguintes objetivos concretos:
● Alcançar públicos conectados, que não estão interessados em cultura e arte, mostrando-lhes conteúdo cultural inédito.
● Estimular o espírito da criatividade e da criação em todos nós, especialmente nos mais jovens.
● Reforçar a imagem dos artistas como atores que participam da transformação da sociedade.

Como Participar?
1 – Prepare suas publicações diárias!

Participantes são convidados a postar conteúdo cultural e a interagir à volta destas 7 hashtags descritas abaixo:

Segunda-feira, 7 de junho       #EraUmaVezMW

O primeiro dia da #MuseumWeek 2021 começa com o tema “início”! Início de um livro, de uma música, de uma história, de uma era… Deixe a criatividade invadir você! Explore este tema e compartilhe os resultados!
Ideias para museus: Compartilhe anedotas sobre como teve início uma teoria, uma tendência artística ou sobre a origem de pessoas famosas! Compartilhe as primeiras linhas de um livro de sua biblioteca ou de sua loja!
Ideias para o público: Crie histórias e compartilhe o início delas com outras pessoas. Mergulhe em sua biblioteca, filme você lendo as primeiras linhas em voz alta e depois compartilhe nas mídias sociais!

Terça-feira, 8 de junho             #NosBastidoresMW

Ah, os bastidores! Sem eles, não há espetáculo! Poder explorar aquilo a que você não tem acesso habitualmente, ver os tesouros escondidos. Eis um ótimo tema para o segundo dia da #MuseumWeek!
Ideias para museus: Deixe o público descobrir o cotidiano da sua instituição, seus bastidores e até, quem sabe, alguns segredos bem guardados! Se o seu museu está ou esteve fechado, agora é a hora de contar como a vida tem andado pelo seu lado.
Ideias para o público: Não hesite em falar com seus museus favoritos! Peça para dar uma olhadinha naquela sala dos fundos, para falar com os curadores das exposições ou para conhecer os seus lugares secretos!

Quarta-feira, 9 de junho         #PelosOlhosDasCriancasMW

Hoje é quarta-feira e é o dia das crianças!
Ideias para museus: Conte a história do seu museu pelos olhos de uma criança! Imagine um percurso ou a descoberta de uma exposição como as crianças a veriam em uma visita à sua instituição!
Ideias para o público: Em cada adulto há uma criança que quer apenas se expressar, que se maravilha, que se pergunta sobre o mundo ao redor de forma ingênua e autêntica. Deixe essa criança se expressar e compartilhe a sua voz!

Quinta-feira, 10 de junho      #EurecaMW

O quarto dia da #MuseumWeek é um tributo aos inventores e às invenções de todos os tipos, e especialmente a todos que adoram exclamar “Descobri!”.
Ideias para museus: A arte, a ciência e a história estão repletas de inventores, técnicas e descobertas que mudaram ou revolucionaram o mundo. Permita que os seus públicos as descubram também!
Ideias para o público: Seja qual for o seu campo criativo, compartilhe as dicas e truques que ajudam você a levar seus projetos adiante! Mostre a sua capacidade de invenção e a sua criatividade!

Sexta-feira, 11 de junho         #LegendeIstoMW

Esta sexta-feira é dedicada à diversão, à interação e à criatividade entre os museus e seus públicos online!
Ideias para museus: Desafie seus seguidores com conteúdo sobre o museu e seus acervos: “Como você chamaria esta pintura?”, “Dê um título para esta curiosa imagem científica!”, “Qual é o nome desta música?”
Ideias para o público: Siga seus museus favoritos e se divirta com eles. Que tal também chamá-los para brincar?

Sábado, 12 de junho                 #ArteEmTodaParteMW

Arte, design, beleza e poesia podem ser encontrados em toda a parte, se você se dispuser a olhar com cuidado! Quem nunca encontrou formas familiares nas nuvens, nas folhas das árvores ou até em uma poça d’água? Hoje, vamos encontrar essas formas, fotografá-las, ou gravar um vídeo, e compartilhá-las!
Ideias para museus: Exprimindo um ponto de vista sobre o interior ou o exterior do edifício, sua arquitetura, ou simplesmente encontrando beleza e arte onde não necessariamente elas foram previstas, a equipe do museu responsável pela articulação com o público poderá mostrar sua criatividade e acrescentar ao local novos olhares.
Ideias para o público: Esteja você visitando o museu ou caminhando à volta dele, compartilhe a sua visão poética do mundo a sua volta! Arte e estética estão aí, bem do seu lado!

Domingo, 13 de junho            #PalavrasProFuturoMW

Deixe uma mensagem, uma foto, um vídeo, uma declaração para as futuras gerações ou até para você!
Ideias para museus: Explore a oportunidade de publicar mensagens para seus futuros visitantes! Você também pode imprimir formulários de feedback para serem preenchidos pelo público.
Ideias para o público: Esta é uma grande oportunidade para usuários e usuárias da internet de projetarem a si mesmos no futuro, ou mesmo de enviar declarações para as gerações que ainda virão!

2 – Organize eventos online ou off-line!

#MuseumWeek é uma oportunidade para organizar eventos online ou off-line! Debates, oficinas de criatividade, master classes, performances musicais… Estimule a criatividade dos seus públicos! Você gostaria que nós divulgássemos os seus eventos?

Inscreva-os nesta Agenda Aberta Especial:

Siga a #MuseumWeek em:

Detalhes

Início:
7 07America/Sao_Paulo junho 07America/Sao_Paulo 2021
Final:
13 13America/Sao_Paulo junho 13America/Sao_Paulo 2021
Preço:
Livre
Website:
https://www.museum-week.org

Organizador

Museum Week
Email
contact@museum-week.org
Ver site do Organizador

Local

Evento On-line
Brasil + Google Map

Deixe um comentário

Deixe um comentário