Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

XVIII EPEF Encontro de Pesquisa em Ensino de Física

22 22America/Sao_Paulo junho 22America/Sao_Paulo 2020 - 26 26America/Sao_Paulo junho 26America/Sao_Paulo 2020

Livre

O XVIII EPEF acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho de 2020 na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

A Pesquisa em Ensino de Física e as Tensões Político-Democráticas da Atualidade: Para onde vamos?

A temática se justifica pela discussão nacional e internacional acerca do papel da educação em ciências na construção de sociedades mais democráticas, assim como pelo contexto nacional das novas políticas de (des)financiamento das universidades e das pesquisas científicas, da desvalorização da carreira docente nos diferentes níveis e das reformas educacionais em curso. O XVIII EPEF constitui-se num fórum privilegiado para discussão de tais questões.

O XVIII EPEF pretende promover debates acerca das diversas temáticas que orientam as pesquisas em ensino de física, que vão desde o microcosmo da sala de aula, envolvendo questões acerca dos processos de ensino-aprendizagem, até as questões de políticas públicas para a educação, passando por questões como o multiculturalismo, gênero, educação de grupos minoritários, buscando compreender como tais questões influenciam o ensino de física na contemporaneidade.

A programação do XVIII EPEF procurará garantir momentos de discussão em que se exponham as fundamentações teórico-metodológicas, as escolhas epistemológicas e empíricas, presentes nas pesquisas em Ensino de Física realizadas atualmente no Brasil e no exterior.

Nessa perspectiva, pretende-se que realizemos avanços na direção de acordos paradigmáticos que permitam o fortalecimento de teorias e modelos já em desenvolvimento na área. Dessa forma, as linhas de pesquisa em ensino de Física atualmente desenvolvidas na área, consolidadas ao longo dos 33 anos do evento, buscam proporcionar momentos de reflexão e discussão acerca dos conhecimentos oriundos das investigações realizadas pelos pesquisadores e/ou grupos de pesquisa. O evento contará com Mesas Redondas e Palestras que serão compostas por pesquisadores convidados, Sessões de Pôsteres e Comunicações Orais com pesquisas oriundas de linhas de pesquisa distintas, Escola de Formação e Encontros realizados em acordo as temáticas sugeridas pela comunidade.

Detalhes

Início:
22 22America/Sao_Paulo junho 22America/Sao_Paulo 2020
Final:
26 26America/Sao_Paulo junho 26America/Sao_Paulo 2020
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
Website:
http://www.sbfisica.org.br/~epef/xviii/index.php

Organizador

SBF – Sociedade Brasileira de Física
Ver site do Organizador

Local

Florianópolis
Florianópolis, SC Brasil + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário