Autor: Jackson Almeida de Farias (Currículo Lattes). Revisor: Paulo Henrique Colonese.
Mas que nome estranho para um astro!? Por que esse nome esquisito?
A denominação provisória é um código de identificação – já que ele ainda não recebeu um nome . A estrutura do nome-código provisório é: Ano, Primeira Letra, Segunda Letra, Número
- Ano: o ano da descoberta oficial do asteroide.
- A primeira letra indica a metade de mês da descoberta do objeto naquele ano. Uma lista alfabética: Janeiro (A, B) Fevereiro (C, D) Março (E, F) Abril (G, H) Maio (J, K) Junho (L,M) JULHO (N, O) Agosto (P, Q) Setembro (R, S) Outubro (T, U) Novembro (V, W) e Dezembro (X, Y). O asteróide foi descoberto em 24 de julho, portanto sua letra é O.
- A segunda letra e o número (opcional) indicam a ordem da descoberta naquela metade do mês.
Assim, descobrimos que ele é estudado pelos cientistas há 22 anos na data de hoje. Ele foi observado em 1998 pelos cientistas do Observatório Haleakalā no Havaí. Nesse tempo, o asteróide teve sua órbita bem estudada e sua trajetória é BEM CONHECIDA até o ano de 2197!
Veja um registro de sua observação em https://cneos.jpl.nasa.gov/images/news/1998OR2_24apr2020b.gif
E de que tamanho ele é?
O 1998OR2 é um asteroide com 2 km [1] de diâmetro, um pouco menor do que a extensão total da praia de Ipanema (2,6 km) no Rio de Janeiro.
Mas, isso é grande? Depende, comparado com quem?
Comparado com a Lua? O diâmetro da Lua é 3.474 km e do asteroide 2 km. Seriam necessários 1.740 asteróides um do lado do outro para preencher o diâmetro da Lua. O que você acha disso?
Comparado com outros asteróides? E bem grande! Pra você ter uma noção de tamanho, acredita-se que o asteroide que extinguiu os dinossauros há alguns milhões de anos tinha 3 km de diâmetro!
Ele vai passar de raspão?
Já podemos correr? (Calma ai, não temos para onde correr… )
Vamos precisar falar um pouco das distâncias dos asteroides ao nosso planeta Terra.
Os cientistas após determinarem e estudarem as órbitas dos asteróides podem verificar se eles passam próximos ou distantes da Terra. E deste modo eles podem ser classificados pelo perigo que podem representar.
O 1998OR2 faz parte de um grupo de asteróides chamado AMOR. Eles estão um pouco além da órbita da Terra (T) e próximos da órbita de Marte (M). Uma região indicada em verde na imagem acima.
E podem ser considerados um Asteroide Potencialmente Perigoso se chegarem, em algum momento, a uma distância de cerca de 20 distâncias lunares da Terra (19,2 para ser exato).
Desta vez, o mais próximo que ele chegara da Terra, a uma incrível velocidade de 32.400 km/h, é de 6.290.369 km [2]. Sim, você leu certo, são mais de SEIS MILHÕES de quilômetros!
A Lua está em média a 380.000 km. Comparando, temos:
- Distância relativa à Terra = 6290369 / 380.000 = 16,55.
- Isso dá, mais ou menos, dezesseis vezes e meia a distância entre a Terra e nosso satélite, a Lua.
E aí? O que você acha dessa distância?
OS OBJETOS PRÓXIMOS DA TERRA
Em relação a nosso planeta, esse asteroide está, junto com milhares de outros, na classificação dos NEOs (Near Earth Objects).
Esta classificação considera a aproximação do Sol e a aproximação da Terra para classificar os asteroides de acordo com o perigo que representam ao planeta.
NEAs | distância média ao Sol < 1,3 au | Asteróides próximos da Terra |
Atiras | semieixo maior < 1,0 au maior distância ao Sol < 0,983 au | NEAs cujas órbitas estão contidas inteiramente dentro da órbita da Terra (homenagem ao asteróide 163693 Atira). |
Atens | semi-eixo maior < 1,0 au maior distância ao Sol > 0,983 au | NEAs de travessia da Terra com semi-eixos maiores menores que o da Terra (homenagem ao asteróide 2062 Aten). |
Apollos | semi-eixo maior > 1,0 au menor distância ao Sol <1,017 au | NEAs de travessia da Terra com eixos semi-maiores maiores que os da Terra (homenagem ao asteróide 1862 Apollo). |
Amors | semi-eixo maior > 1,0 au 1,017 < menor distância ao Sol <1,3 au | NEAs que se aproximam da Terra com órbitas exteriores à Terra, mas interiores a Marte (em homenagem ao asteróide 1221 Amor). |
PHAs | MOID <= 0,05 au magnitude absoluta <= 22,0 | Asteróides potencialmente perigosos: NEAs cuja distância mínima de interseção da órbita (MOID) com a Terra é de 0,05 au ou menos e cuja magnitude absoluta (H) é 22,0 ou mais brilhante. |
0,05 AU = 7.479.903,65 km = 19,7 distância Terra-Lua (cerca de 20 vezes a distância lunar média)
As distâncias do 1998OR2 o classificam como PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso) que podem não representar perigo atualmente mas que poderiam sofrer alterações em sua órbita e virem a ser tornar asteróides exterminadores em um futuro distante.
Mas, pelo menos, até 2197 devemos estar bem seguros!
TIRE SUA CONCLUSÃO
Afinal, devemos correr?
REFERÊNCIAS
[1] Banco de Dados de Asteróides LCDB. http://www.minorplanet.info/PHP/generateOneAsteroidInfo.php?ArtInfo=52768%7C
[2] JPL Solar System Dynamics . Banco com dados orbitais de astros do sistema solar. https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=52768;cad=1#cad
[3 ] CNEOS, Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra. NEO Basics. NEO Groups. NASA/JPL CNEOS.