Imagem de capa: Tânia Goldbach

Existem boas indicações de vídeos e documentários sobre o tema. Escolhemos duas dicas que vale a pena a olhadela! E apresentamos o caminho para se conhecer e baixar os “Guias da Conservação” do Parque Nacional da Tijuca.
Vídeo “Os insetos e o homem” – uma produção do Prof Roberto Eisenberg – UFRJ (2010)
Este material audiovisual é produto do trabalho realizado pelo Prof Roberto em seu Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD) do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Prof Roberto atuou como colaborador frequente do Espaço Ciência Viva, oferecendo oficinas de microfotografias de insetos e outros invertebrados, além de participar com as fotos dos painéis didáticos fixos no galpão, dando grande contribuição para a divulgação da temática “Insetos”.
O vídeo pode ser visto e baixado aqui e também direto no stream do Youtube.

Sinopse:
Trata-se de uma coletânea de vários pequenos vídeos que foram produzidos para um público em geral, tendo como uma de suas finalidades divulgar os conhecimentos científicos, sobre a importância dos insetos nos ambientes naturais e na sua associação com o homem no meio agrícola e urbano.
Os vídeos também foram desenvolvidos para serem utilizados em uma aula normal de 50 minutos. Dois desses vídeos, “Saberes Baratas” e “Saberes Borboletas e Mariposas” contém contextualizações mais gerais, para que possam ser problematizados em aula.
Na obtenção das imagens, muitas das quais inéditas, sobre a variedade comportamental dos insetos, tal como, o comportamento de corte, cópula, predação, mecanismos de defesa, parasitismo entre outros, foram percorridos milhares de quilômetros de carro, a pé e até de helicóptero em um bioma que exibe uma das mais elevadas taxas de biodiversidade e que inclui-se entre os mais ameaçados do planeta: a Mata Atlântica.
Além disso, nessa obra também se incluem técnicas e dicas para melhorar a qualidade das microfotografias e microfilmagens explorando todos os recursos disponíveis em equipamentos de uso caseiro.
Esses vídeos podem ser editados, copiados e redistribuídos, desde que citada sua fonte e autoria.
Conheça o Projeto “Guias da Conservação” do Parque Nacional da Tijuca

Coordenação: Prof José Mermudes

Coordenação: Prof José Mermudes
O Guia propõe ajudar a transformar os visitantes do Parque Nacional da Tijuca em naturalistas. A proposta é auxiliar os visitantes a terem um olhar atento aos insetos e aranhas do Parque, trazendo dicas de como e onde observá-los.

O guia traz também fotos para auxiliar a identificação das espécies desses invertebrados que são comuns no Parque, com uma bonita diagramação. Possui formato de cartões dobráveis, o que faz com que eles sejam muito versáteis e possam ser carregados facilmente para qualquer lugar.
Além do Guia para insetos e aranhas do Parque Nacional da Tijuca, já está publicado o Guia para plantas do Parque Nacional da Tijuca. Esses guias são distribuídos gratuitamente nas entradas do Parque Nacional da Tijuca, assim como em eventos periódicos realizados no parque e em outros lugares.

Para obtê-los, em download, é preciso acessar o link do Projeto, preencher o formulário solicitado e aguardar o recebimento por email. Nós já estamos com os nossos! Vale muito a pena fazer o mesmo e se deliciar com as possibilidades de encontrar os pequenos animais e plantas indicados nos guias!
A equipe é coordenada pelo Professor José Ricardo M. Mermudes (UFRJ) e é multidisciplinar, se renova a cada semestre com equipe de estudantes extensionistas, trazendo novidades e temas diversificados para a construção e renovação do projeto. Conta com inúmeros colaboradores (Comissão Organizadora do projeto Ciência na Floresta) listados no site https://guiasdaconservacao.wixsite.com/projeto/comissão.
Para saber mais sobre o Projeto, que está sendo desenvolvido desde 2014, acesse o link https://guiasdaconservacao.wixsite.com/projeto