Mais de um ano após o seu início, a pandemia de Covid-19 se aprofundou no Brasil e continua tirando milhares de vidas por semana. A produção de vacinas contra a doença, em tempo recorde, nos traz esperança. Mas os debates acalorados sobre a imunização acendem um alerta: há um número incontável de pessoas que declara não ter a intenção de tomar a vacina, seja por dúvida a respeito de sua eficácia, seja por negacionismo ou posicionamento ideológico. Muitas pessoas também se recusam a adotar práticas de prevenção que têm eficácia comprovada, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
Os museus brasileiros não podem ficar alheios à realidade em que estão inseridos. Com este pensamento, o Conselho Internacional de Museus – ICOM Brasil lança a campanha #MuseusPelaVida, no intuito de mobilizar as instituições museais para defender ativamente a causa da prevenção e da imunização, prestando, dessa forma, um serviço relevante para suas comunidades.
A ideia é que os museus ajudem a disseminar em seus canais digitais conteúdos de estímulo à vacina e à adoção das práticas de prevenção à Covid-19.
Compartilhe conteúdos de fontes confiáveis .
Um dos maiores problemas desta pandemia tem sido a circulação indiscriminada e criminosa de fake news.
Os museus têm credibilidade junto a seus públicos e devem utilizá-la para disseminar informações verdadeiras sobre a vacina e as medidas de prevenção.
São nossos parceiros nesta campanha o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários.
Indicamos abaixo uma lista de contéudos elaborados por estas instituições e que podem ser replicados por todos os museus, organizados em temas:
VACINA
- Playlist no YouTube com vídeos tirando as principais dúvidas sobre vacinas (Museu da Vida – Fiocruz)
- Desinformação sobre vacinas: como prestar atenção? (Museu da Vida -Fiocruz)
- Por que é importante vacinar toda a população? (Museu da Vida – Fiocruz)
- Três mitos sobre as vacinas contestados por especialistas (Museu da Vida – Fiocruz)
- Não existe tratamento precoce contra Covid-19 (Museu da Vida – Fiocruz)
O que fazer depois de ser vacinado? (Museu da Vida – Fiocruz) - Quem já teve Covid-19 pode tomar a vacina? (Museu da Vida – Fiocruz)
- Margareth responde: após tomar a segunda dose, no dia seguinte já pode sair de casa? (Museu da Vida – Fiocruz)
- Revista Radis – desenvolvimento de vacinas e o longo caminho da ciência (Museu da Vida – Fiocruz)
- Como funciona o envase da Coronavac (Museu de Microbiologia do Instituto Butatan)
- Butatan na pandemia (Museu de Microbiologia do Instituto Butatan)
- DISTANCIAMENTO SOCIAL
Distanciamento social funciona? (Museu da Vida – Fiocruz) - Quais restrições de circulação são as mais eficazes? (Museu da Vida – Fiocruz)
- Assintomáticos também transmitem o vírus (Museu da Vida – Fiocruz)
- Distanciamento social continuará importante após a vacina (Museu da Vida – Fiocruz)
- Cartilha para manter o coronavirus distante (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
MÁSCARAS
- Máscaras são fundamentais no combate à Covid-19 (Museu da Vida -Fiocruz)
- Qual máscara protege mais? Infográfico disponível para download (Museu da Vida – Fiocruz)
- Crianças podem e devem usar máscaras (Museu da Vida – Fiocruz)
- Importância do uso de máscaras (Museu da Vida – Fiocruz)
- Coronavírus | Covid-19 – Material para download (Museu da Vida – Fiocruz)
CORONAVÍRUS
- Coronavírus (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
- Como agir em tempos de COVID-19 (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
- Quatro meses de pandemia da Covid-19 no Brasil: balanço e perspectivas para o futuro (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
- Dr. Dimas responde (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
- A Virologista e o SARS CoV-2 (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
- Perigo da Covid nas periferias (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
- Butantan tira dúvidas (Museu de Microbiologia do Instituto Butantan)
Fale sobre a importância das medidas de prevenção.
Use as redes sociais do seu museu para lembrar o público da importância de usar máscara, manter o distanciamento social e fazer a higienização constante das mãos, não apenas durante a visita ao museu, mas o tempo inteiro.
Mobilize pelo exemplo: mostre como os funcionários da instituição seguem os protocolos de segurança e valorize os visitantes que fazem o mesmo. Vale também chamar o acervo para participar da campanha – on ou offline.
Memes, nunca criticamos.
Conteúdo com humor costuma engajar o público da internet com mais eficiência. Por isso, usar memes pode ter um efeito importante na conscientização do público, principalmente o mais jovem.
A melhor forma de se inspirar é acompanhar as tendências nas redes sociais para identificar oportunidades de encaixar uma mensagem de conscientização de forma engraçada.
Também é possível brincar com o próprio acervo, associando legendas inusitadas a obras de arte e objetos em exposição.
Mas é preciso lembrar que o momento é delicado e as brincadeiras devem ser usadas com bom senso e
responsabilidade.
Relacione o acervo de seu museu ao momento que estamos vivendo.
Esta sugestão traz o grande desafio de olhar para o acervo do museu e tentar encontrar conexões com o momento atual que ajudem a compreender a pandemia, como é feita e como funciona a vacina, além de todas as outras medidas de prevenção.
Isso pode ser feito não só por museus de ciência, que têm uma ligação mais direta com o tema, mas também históricos, de arte, comunitários e outras tipologias.
Divulgue a vacinação de pessoas.
Muitas pessoas guiam suas ações pelo exemplo de pessoas inspiradoras. O potencial de influência positiva que educadores, familiares e amigos podem exercer sobre quem está em dúvidas a respeito da vacinação.
Os museus podem ajudar nesse movimento repercutindo sempre que seus profissionais e visitantes em sua área de atuação se vacinarem.
Apoie iniciativas de solidariedade.
Muitas comunidades ficaram ameaçadas pela retração econômica causada pela pandemia e são inúmeras as iniciativas de solidariedade em andamento. Se o seu museu não tem condições operacionais de iniciar sozinho uma campanha de ajuda à comunidade em que está inserido, pode se engajar em iniciativas já existentes, utilizando as redes sociais da instituição para fazer o pedido de ajuda chegar a mais pessoas.
Ative os recursos do seu museu pela vida.
A campanha começa no dia 10 de maio e não tem data para acabar.
Um grande desafio é que as ações de divulgação tenham regularidade.
As redes sociais do ICOM Brasil vão ser utilizadas para compartilhar conteúdos e exemplos para inspirar os museus participantes:
- FACEBOOK – ICOM-Brasil.
- INSTAGRAM- ICOM-Brasil.
- LINKEDIN – ICOM-Brasil.
- SITE – ICOM-Brasil.