Narivalaya, “Cordão Umbilical Celeste”.
Tipo: instrumento equatorial / relógio de sol circular.
Função
O Narivalaya tem duas placas circulares, voltadas para o norte e sul, que são seus mostradores. A parede das placas é inclinada para o sul em um ângulo que o instrumento permanece paralelo ao plano do equador da Terra.
Um relógio solar horário construído em duas metades, indicando o tempo solar aparente do lugar. Pode verificar a chegada do Sol no Equinócio com uma incerteza de algumas horas se o evento ocorrer durante o dia.
Os dias 21 de março e 23 de setembro são os dias de Equinócios.
De 21 de março a 23 de setembro, a posição do Sol está no hemisfério norte e de 23 de setembro a 21 de março, o Sol está no hemisfério sul. A face norte é iluminada por seis meses após 21 de março e a face sul iluminada nos seis meses após 21 de setembro.
Para descobrir a posição de Sol calculamos com a ajuda de Narivalaya Yantra. É um relógio de sol circular no plano do equador em alvenaria. No centro do mostrador é fixado um pino de ferro, em ângulos retos à sua superfície e apontando para o polo. A circunferência do mostrador é graduada em Ghatis e Palas e horas e minutos. O pino de ferro lança sua sombra nesta escala. Adicionando a diferença de tempo, podemos descobrir o horário padrão indiano.
Forma
Dois grandes discos circulares ou placas de pedra embutidas na alvenaria, voltadas para norte e sul, respectivamente. O diâmetro da placa virada para o norte é de 3,70m; o diâmetro da placa virada para o sul é de 3,74m, ambas orientadas paralelamente ao plano do equador. O espaço entre as placas serve como uma câmara de armazenamento. Este é o único instrumento onde as escalas são rotuladas em inglês como em outros lugares onde a escrita Devanagri tem sido usada.
Material
Placa sul tem três placas concêntricas em pedra vermelha e mármore.
A placa norte tem camadas de mármore singulares e uma vara de metal projetada em seu centro.