Capa: Grupo de crianças sorrindo durante o dia, download grátis, Wallpaper Flare.
A História do Ubuntu
No Festival da Paz, em Florianópolis, sul do Brasil, a jornalista e filósofa Lia Diskin (Coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz, programa da UNESCO) contou uma bela e comovente história de um povo africano sobre o significado de Ubuntu. Ela contou que:
Um antropólogo estudando os hábitos e costumes de um povo africana se viu cercado por crianças quase todos os dias. Então ele decidiu testar um joguinho com eles.
Ele conseguiu pegar doces na cidade mais próxima e colocou tudo em uma cesta enfeitada ao pé de uma árvore.
Então, ele chamou as crianças e sugeriu que jogassem. Quando o antropólogo dissesse “agora”, as crianças deveriam correr até a árvore e o primeiro que chegasse poderia ficar com todos os doces para si.
Assim, as crianças fizeram fila esperando o sinal.
Quando o antropólogo disse “agora”, todas as crianças se pegaram pela mão e correram juntas em direção à árvore.
Chegaram todas ao mesmo tempo, dividiram os bombons, sentaram-se e começaram a mastigar alegremente.
O antropólogo foi até eles e perguntou por que tinham corrido todas juntas quando qualquer um deles poderia ter o doce só para si.
As crianças responderam:
“Ubuntu. Como qualquer um de nós poderia ser feliz se todos os outros estivessem tristes?”
O que significa Ubuntu?
Em 2008, o Bispo Desmond Tutu deu esta explicação de “ubuntu” . . .
“Um dos ditados em nosso país é “Ubuntu”, a essência do ser humano.
O Ubuntu fala particularmente sobre o fato de que você não pode existir como ser humano isolado.
Ele fala sobre a nossa interconexão.
Você não pode ser humano sozinho, e quando você tem essa qualidade – Ubuntu – você é conhecido por sua generosidade.
Pensamos em nós mesmos com muita frequência apenas como indivíduos, separados uns dos outros, enquanto vocês estão conectados e o que fazem afeta o mundo inteiro.
Quando você faz o bem, ele se espalha; é para toda a humanidade”.
“Eu sou porque nós somos”.
“Eu sou porque nós somos; e como nós somos, portanto, eu sou” — este é o aforismo mais familiar expressando uma ética africana tradicional, conhecida como ubuntu.
Versões culturais específicas deste aforismo incluem:
umuntu ngumuntu ngabantu
máxima do povos Nguni, na África Austral, formado por grupos étnicos Bantu da África do Sul , com ramificações nos países vizinhos Malawi, Moçambique, Tanzânia, Zimbábue e Zâmbia da África Austral.
motho ke motho ka batho babang
máxima dos povos Sotho, um grupo linguístico e cultural dos povos bantus estabelecidos nos altos campos da África Austral, principalmente na África do Sul, onde eles são um dos maiores grupos etnolinguísticos, e no Lesoto, onde eles são a ampla maioria.
Ambas as máximas podendo ser traduzidas como
“uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas”.
Ser humano significa ser por meio dos outros.
Qualquer outro modo de ser seria inhumano em ambos os sentidos da palavra, ou seja, o que é “não humano” e desrespeitoso ou mesmo cruel para com os outros’.
Estas, em essência, são os ensinamentos – as descrições e prescrições – de Ubuntu. (Mkhize 2008:40)
Eu sou humano, e a natureza humana implica compaixão, partilha, respeito, empatia.
Origem do termo
Na resenha do livro Parenting Challenges of Child Rearing in a Changing Society de Sayyed Ali Samadi (2022), escrita por Blessing Shambare, ele afirma que:
O termo Ubuntu é derivado da palavra africana “muntu”, “munhu” no singular ou“bantu”, “vanhu” no plural, significando uma pessoa ou pessoas.
Ubuntu é sobre a humanidade de ser humano, e enfatiza os atributos humanos aceitáveis de ser uma pessoa.
No sentido do Zimbábue, hunhu/ubuntu é humanidade no sentido mais nobre.
Ubuntu é a capacidade da cultura africana de expressar compaixão, reciprocidade, dignidade, harmonia e humanidade no interesse da construção e manutenção de uma comunidade com justiça e cuidado mútuo .
Essa reciprocidade de compaixão é exibida quando os zimbabuanos (Shona) se cumprimentam:
O cumprimento: Makadiniko
(“como você está?” – é sempre usado no respectivo tom e no plural, mesmo que se trate de um indivíduo).
E a resposta: étinosimba kana imi muchisimbawo
(estamos bem desde que vocês (plural) estejam bem).
Na África, um indivíduo representa, pelo menos, três comunidades no valor nominal:
- a sua comunidade de origem,
- a comunidade de sua localidade ,
- e a comunidade de seus ancestrais.
Isso implica que é preciso honrar essas comunidades.
O princípio de honra comunais é significativo e vivo na África.
Referências
MKHIZE, N., 2008. Ubuntu and harmony: an African approach to morality and ethics, in
Nicolson, R (ed.), Persons in community: African ethics in a global culture, 35-44.
Scottsville: University of KwaZulu-Natal Press.
SYNERGY. Hollistic Health Center, The Story of Ubuntu. tradução livre. A história de Ubuntu. Disponível em https://synergyholistichealth.com/the-story-of-ubuntu/.
SHAMBARE, Blessing. 2022. ‘The Ubuntu Parenting: Kairos Consideration for the 21st Century Dynamics and Globalization’. Parenting – Challenges of Child Rearing in a Changing Society. IntechOpen. doi:10.5772/intechopen.100101. Disponível em https://www.intechopen.com/chapters/78649.