Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional da Educação

janeiro 24

2023: Recuperar e revitalizar a educação para a geração COVID-19

O Dia Internacional da Educação ocorre na esteira da pandemia COVID-19, que levou a uma interrupção do aprendizado global de escala e gravidade sem precedentes. O fechamento de escolas, universidades e outras instituições de ensino, bem como a interrupção de muitos programas de alfabetização e aprendizagem ao longo da vida, afetou a vida de 1,6 bilhão de alunos em mais de 190 países. Com o início de um novo ano, agora é a hora de intensificar a colaboração e a solidariedade internacional para colocar a educação e a aprendizagem ao longo da vida no centro da recuperação e da transformação para sociedades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.

Capturando o espírito do Dia Internacional da Educação, a UNESCO e seus parceiros lideraram o Learning Planet Festival para celebrar a aprendizagem em todos os contextos e compartilhar inovações que atendam ao potencial de cada aluno, independentemente das circunstâncias. Os vencedores do concurso de redação “Le Petit Prince” serão apresentados no âmbito das comemorações do dia.

Educação é um direito humano

A Educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.

A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 24 de Janeiro como o Dia Internacional da Educação em celebração da educação para a paz e o desenvolvimento.

O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos . A declaração prevê o ensino fundamental gratuito e obrigatório. A  Convenção sobre os Direitos da Criança , adotada em 1989, vai além ao estipular que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.

A educação é a chave para o desenvolvimento sustentável

Quando adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, a comunidade internacional reconheceu que a educação é essencial para o sucesso de todos os seus 17 objetivos. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 , em particular, visa “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” até 2030.

Desafios para alcançar a educação universal

A educação oferece às crianças uma escada para sair da pobreza e um caminho para um futuro promissor. Mas cerca de 265 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não têm a oportunidade de entrar ou concluir a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer matemática básica; menos de 40% das meninas na África Subsaariana concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Seu direito à educação está sendo violado e isso é inaceitável. >

Sem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

2024

O sexto Dia Internacional da Educação terá como tema:

Aprender para uma Paz duradoura.

O mundo assiste a uma onda de conflitos violentos, paralelamente a um aumento alarmante da discriminação, do racismo, da xenofobia e do discurso de ódio.

O impacto desta violência transcende qualquer fronteira baseada na geografia, género, raça, religião, política, offline e online.

Um compromisso ativo com a paz é hoje mais urgente do que nunca: a educação é fundamental para este esforço, conforme sublinhado pela Recomendação da UNESCO sobre Educação para a Paz, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável (2023).

Aprender para a paz deve ser transformador e ajudar a capacitar os alunos com os conhecimentos, valores, atitudes, competências e comportamentos necessários para se tornarem agentes da paz nas suas comunidades.

Baixe o recurso educativo:

Enfrentar o discurso de ódio por meio da educação: um guia para formuladores de políticas

em português no link https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000387092

 

Detalhes

Data:
janeiro 24
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
Website:
https://www.un.org/en/observances/education-day

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário