Quem somos

Histórico

Somos o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado em 1982 por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.Começamos como cientistas e educadores itinerantes, visitando praças públicas e escolas, indo aonde o povo está. E levando a paixão pela Ciência para fora de laboratórios e de quatro paredes.Funcionamos desde 1986 num galpão de 1600 m2 cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Praça Saens Peña, Tijuca, cidade do Rio de Janeiro.Logo na entrada tem uma placa que convida a todos a interagirem com a Ciência, com mãos, mentes e corações – integrando o fazer, o pensar e o emocionar-se – três dimensões essenciais para a aprendizagem.

“Por favor, mexa em tudo: mas com carinho!”.

Estamos organizados juridicamente como Associação Civil sem fins lucrativos, registrada no Ministério da Fazenda com CNPJ no: 28.021426/0001-40, e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas em 04/10/1983.Somos reconhecidos como de Utilidade pública pela lei estadual no 560/90 de 1990.Somos tombados como Bem de Natureza Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro pela Lei no 5536, de 17 de Outubro de 2012.Fazemos parte da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, da Rede de Popularização da Ciência da América Latina e Caribe (RedPop) e a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC).Além de contar com inúmeras parcerias de Professores pesquisadores e Instituições de Ensino e Pesquisa que colaboram e enriquecem nossas atividades públicas.

Missão

A educação, divulgação e comunicação da Ciência, tornando-a acessível a todos os cidadãos, bem como a melhoria da qualidade de Ensino de Ciências e Matemática. Por meio de experimentos simples, interativos e lúdicos, o Espaço Ciência Viva (ECV) busca resgatar o gosto pela experimentação e O prazer da descoberta. Parte-se do princípio de que a compreensão da natureza é um anseio de todo ser humano, tal como as artes e os jogos, e que a ciência é uma atividade criativa acessível a todos.