Espaços Verdes

CONHECENDO e EXPLORANDO os ESPAÇOS VERDES

Tânia Goldbach e equipe.

A série “CONHECENDO E EXPLORANDO OS ESPAÇOS VERDES” está constituída, inicialmente, em três TEMPORADAS denominadas:

Esta série procura explorar os seguintes princípios educativos que desenvolvemos no Espaço Ciência Viva, refletidos nos vídeos, textos, sugestões de atividades e outros materiais que estão em desenvolvimento:

–  reconhecer que nós, seres humanos, como espécie, fazemos parte da natureza e que podemos alterar seu equilíbrio, desta forma carece pensar em medidas para minimizar os problemas que acarretamos – que se refletem também em nós.

–  constatar que observar a natureza ajuda a nos entender nela, apreciá-la e ter atitudes de engajamento pela sua preservação.

–  desenvolver olhar contemplativo e investigativo frente a imensa diversidade da fauna e flora.

–  perceber que os seres vivos apresentam características adaptativas que os ajudam a viver em seu meio e que possuem histórias evolutivas próprias, se relacionando com os demais.

–  buscar fontes adequadas e confiáveis para melhor observar, perguntar e responder as questões suscitadas pela variedade de seres e ambientes que ocupam.

–  reconhecer os inúmeros usos e aplicações que a humanidade faz dos recursos naturais, seja por tradição cultural, seja com tecnologias variadas e avançadas, numa perspectiva histórica e crítica.

–  estimular a realizar registros das observações e acompanhamentos, dos planejamentos de artefatos e experimentos, através de fotografias, filmagens, desenhos, tabelas, relatos, etc – recursos fundamentais de naturalistas. 

– reconhecer em diferentes culturas e expressões das mesmas (na música, poesia, literatura etc) fontes de aprendizagem e de registros sobre elementos da natureza (árvores, plantas, bichos, etc) a serem apreciados. –  ter contato com espaços de divulgação da ciência que tratam de temas correlatos à série para ampliação de vivência e convite a visitação.

AS TEMPORADAS E SEUS VARIADOS EPISÓDIOS

Adiantamos alguns episódios e temas das três temporadas:

EPISÓDIOS DA TEMPORADAILHAS DE FRESCOR”

EPISÓDIOS DA TEMPORADA “DE OLHO NO JARDIM

EPISÓDIOS DA TEMPORADA “OS JARDINS E SEUS BICHOS”.

Cada episódio da temporada possui materiais adicionais para os interessados e para educadores, numa perspectiva lúdica, experimental, artística e também para aprofundamento científico dos temas tratados.  Vários deles também encontram-se disponíveis nas demais mídias do ECV.

Está sendo um grande desafio para a equipe construir materiais para veiculação virtual, com coerência e integração ao trabalho da instituição que pressupõe o espírito de envolvimento e “diálogo”.  

Comentários e sugestões sempre serão bem vindos!