Séries Educativas

Faça o download do Portfóliio Séries Educativas ECV – 2a Edição CLICANDO AQUI,
para ter acesso ao guia completo dos materiais educativos das Séries.


As Séries Educativas do Espaço Ciência Viva (ECV) nasceram com o desafio da pandemia e com o objetivo de seguir, mesmo sem o contato presencial, divulgando e construindo aprendizados científicos e ambientais, explorando ações e valorizando materiais, espaços e também seres vivos encontrados dentro e fora de casa.

Trazendo materiais para educadores e interessados utilizarem, apresentarem e vivenciarem junto com crianças e jovens, as Séries estão em desenvolvimento constante, com mais Temporadas e Episódios sendo adicionados.
Destaca-se o protagonismo dos mediadores, bolsistas e colaboradores na autoria dos materiais, junto aos professores coordenadores, e – de forma bem vinda! – o grato envolvimento de diversos colaboradores do ECV, o que é uma marca da instituição: fortalecer o espírito de divulgação da ciência nos jovens estudantes e construir redes de conhecimento de qualidade.

São quatro Séries já estabelecidas: “Faça Ciência Você Mesmo”, “Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes” , “Mergulho no Oceano” e “Desvendando organismos” (em breve). Cada uma delas está dividida em Temporadas que incluem, dentro delas, diversos Episódios e/ou materiais complementares.

Com o objetivo de enriquecer o conteúdo dos episódios, que possuem matérias e vídeos desencadeadores do assunto, disponibilizamos diversos materiais adicionais para os interessados e para educadores, em uma perspectiva lúdica, experimental, artística e também de aprofundamento científico dos temas tratados.

Estes são alguns dos ícones que utilizamos para levar o leitor para matérias complementares aos episódios! Conheçam os outros, passeando no material!


SÉRIE: FAÇA CIÊNCIA VOCÊ MESMO

A primeira série lançada, “Faça Ciência Você Mesmo”, visa mostrar a investigação científica de diferentes fenômenos, desde aqueles ao nosso redor até os mais distantes, de outras galáxias. O ponto chave para alcançar esse conhecimento é o jovem ser o ator e autor principal da investigação – um detetive curioso.

Investigar em ciência, significa:

  • observar, do geral aos mínimos detalhes;
  • descobrir padrões semelhantes em vários processos;
  • perceber quais as variáveis que podemos controlar;
  • descobrir o que acontece quando mudamos uma variável;
  • fazer medidas para comparar e relacionar as variáveis do fenômeno;
  • registrar os resultados de formas variadas;
  • construir explicações de como tudo isso se “encaixa” e se relaciona.

TEMPORADAS

Na Cozinha” (CLIQUE AQUI)
Investigando Aviões de Papel” (CLIQUE AQUI)


SÉRIE: CONHECENDO E EXPLORANDO OS ESPAÇOS VERDES

Com três temporadas e diversos episódios, a série “Conhecendo e Explorando os Espaços Verdes” envolve muitos princípios educativos trabalhados no Espaço Ciência Viva, entre eles:

  • reconhecer que nós, seres humanos, como espécie, fazemos parte da natureza e que podemos alterar seu equilíbrio; desta forma, carece pensar em medidas para minimizar os problemas que acarretamos – que se refletem também em nós;
  • constatar que observar a natureza ajuda a nos entendermos nela, apreciá-la e ter atitudes de engajamento pela sua preservação;
  • desenvolver olhar contemplativo e investigativo frente à imensa diversidade da fauna e flora;
  • perceber que os seres vivos apresentam características adaptativas que os ajudam a viver em seu meio e que possuem histórias evolutivas próprias, relacionando-se com os demais.

TEMPORADAS


Ilhas de Frescor” (CLIQUE AQUI)
“De Olho no Jardim” (CLIQUE AQUI)
“Os Jardins e seus Bichos” (CLIQUE AQUI)


SÉRIE: MERGULHO NO OCEANO

Série inaugurada com o intuito de envolver a sociedade na chamada Cultura Oceânica, escolhida como uma das ações prioritárias da DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA, tema eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta década de 2021-2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a série “Mergulho no Oceano” tem o objetivo inicial de apresentar os sete princípios essenciais da Cultura Oceânica, que versam sobre o entendimento da influência do oceano na vida, no seu sentido amplo, e os desdobramentos de nossas ações no oceano.
Possui as seguintes marcas:

  • Apresentar elementos que contribuam na construção de conhecimentos sobre o oceano, abordando múltiplos conteúdos e contextos, favorecendo um enfoque integrado. Isto é, pretendemos tratar de aspectos biológicos, físicos, químicos, ambientais, sócio-econômicos de maneira a incrementar a cultura oceânica entre nós!  
  • Reconhecer e discutir importantes questões ambientais que afetam a saúde do oceano, promovendo reflexões e estímulo à participação no enfrentamento e na busca de potenciais soluções.

TEMPORADAS

Está organizada, inicialmente, em três Temporadas:

Lixo no oceano” (CLIQUE AQUI)
Da costa ao abismo” (CLIQUE AQUI)
– “Oceano e clima” (EM BREVE)


SÉRIE: DESVENDANDO ORGANISMOS – em breve


Deixe um comentário