Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional da Literacia (alfabetização)

8 08America/Sao_Paulo setembro 08America/Sao_Paulo 2022

Dia Internacional da Literacia (Alfabetização) proclamado pela UNESCO, por meio da resolução 14 C / Resolução 1.441).

Desde 1967, as comemorações do Dia Internacional da Alfabetização (ILD) acontecem anualmente em todo o mundo para lembrar ao público a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos e para avançar a agenda de alfabetização em direção a uma sociedade mais alfabetizada e sustentável. Apesar do progresso alcançado, os desafios de alfabetização persistem com 771 milhões de pessoas analfabetas em todo o mundo, a maioria das quais mulheres, que ainda carecem de habilidades básicas de leitura e escrita e enfrentam maior vulnerabilidade.

O contexto global em rápida mudança assumiu um novo significado nos últimos anos, dificultando o progresso dos esforços literários globais. Após a pandemia, quase 24 milhões de alunos podem nunca retornar à educação formal, dos quais 11 milhões são projetados para serem meninas e mulheres jovens. Para que ninguém fique para trás, precisamos  enriquecer  e  transformar  os espaços de aprendizagem existentes por meio de uma abordagem integrada e possibilitar a alfabetização na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida.

O Dia Internacional da Alfabetização deste ano será comemorado mundialmente sob o tema

Transformando os Espaços de Aprendizagem da Alfabetização. 

e será uma oportunidade para repensar a importância fundamental dos espaços de aprendizagem da alfabetização para construir resiliência e garantir educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos.

A nível global, um evento internacional híbrido de dois dias será organizado nos dias 8 e 9 de setembro de 2022, na Costa do Marfim. A celebração global do Dia Internacional da Alfabetização está no centro dos níveis regional, nacional e local. Como tal, os programas e práticas de alfabetização de destaque deste ano serão anunciados por meio da cerimônia de premiação do Prêmio Internacional de Alfabetização da UNESCO de 2022.  

Leia o documento “Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de aprendizagem ao longo da vida para todos”, no link https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por

Detalhes

Data:
8 08America/Sao_Paulo setembro 08America/Sao_Paulo 2022
Categorias de Evento:
, ,
Evento Tags:
,
Website:
https://www.unesco.org/en/days/literacy-day

Organizador

UNESCO
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário