Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

11 11America/Sao_Paulo fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020

Livre

A ciência e a equidade de gênero são vitais para o cumprimento das metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nos últimos 15 anos, a comunidade global tem feito muito esforço para inspirar e engajar Mulheres e Meninas na Ciência. No entanto, mulheres e meninas continuam a ser excluídas de participar plenamente da ciência.

Atualmente, menos de 30%  dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. De acordo com  dados da UNESCO  (2014 – 2016), apenas cerca de 30% de todas as estudantes selecionam campos relacionados ao STEAM no ensino superior. Globalmente, a matrícula de estudantes do sexo feminino é particularmente baixa em TIC (3 por cento), ciências naturais, matemática e estatística (5%) e em engenharia, produção e construção (8%).

Vieses de longa data e estereótipos de gênero estão afastando meninas e mulheres de campos relacionados à ciência. Como no mundo real, o mundo na tela de TVs, Cinemas e Redes Sociais reflete vieses semelhantes — o estudo de 2015 Gender Bias Without Borders do Instituto Geena Davis mostrou que dos personagens na tela com um trabalho STEAM identificável, apenas 12% eram mulheres.

Com o objetivo de alcançar o acesso total e igualitário e a participação na ciência para mulheres e meninas, e alcançar ainda mais equidade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução A/RES/70/212  declarando 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9, parte dos Objetivos Globais com os quais os líderes mundiais concordaram em 2015 com prazo de 2030, países do mundo todo se comprometeram a “construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e promover a inovação“.

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, vamos mudar essa narrativa. Junte-se a nós na celebração de mulheres e meninas, que lideram a inovação e pedem ações para remover todas as barreiras que as impedem.

Participe dos eventos no mundo todo! #WomenInScience!

Detalhes

Data:
11 11America/Sao_Paulo fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , ,

Local

Organização das Nações Unidas