Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul

7 07America/Sao_Paulo setembro 07America/Sao_Paulo 2022

Dia Internacional do Ar Limpo para o Céu Azul (A / RES / 74/212)

O ar puro é importante para a saúde e a vida cotidiana das pessoas, e a poluição do ar é o maior risco ambiental para a saúde humana e uma das principais causas evitáveis de morte e doenças em todo o mundo. Essa poluição afeta desproporcionalmente mulheres, crianças e idosos e tem efeitos negativos nos ecossistemas.

A comunidade internacional está bem ciente hoje de que melhorar a qualidade do ar pode ajudar a reduzir as consequências das mudanças climáticas e que as medidas de mitigação das mudanças climáticas podem melhorar a qualidade do ar.

Impulsionada pelo crescente interesse em todo o mundo por ar puro e para aumentar a conscientização sobre a necessidade de maiores esforços para melhorar a qualidade do ar, incluindo a redução da poluição do ar, a Assembleia Geral declarou 7 de setembro como o Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul.

tema de 2022 para o Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul, “O Ar que Compartilhamos”, concentra-se na natureza transfronteiriça da poluição do ar e sublinha a necessidade de responsabilidade e ação coletiva. Também destaca a necessidade de cooperação internacional e regional imediata e estratégica para a implementação mais eficaz de políticas e medidas de mitigação para lidar com a poluição do ar.

Todos respiramos o mesmo ar, temos uma atmosfera comum que nos protege e sustenta a todos. A poluição é um problema global contra o qual devemos agir juntos. #TheAireWeShare

um problema duplo

Os efeitos em nossa saúde: partículas de poluição minúsculas e invisíveis penetram profundamente em nossos pulmões, corrente sanguínea e corpo. Esses poluentes são responsáveis ​​por aproximadamente um terço das mortes por acidente vascular cerebral, doenças respiratórias crônicas e câncer de pulmão, além de um quarto das mortes por ataque cardíaco. O ozônio troposférico, produzido pela interação de diferentes poluentes com a luz solar, também é causa de asma e doenças respiratórias crônicas.

Efeitos sobre o nosso clima: Os poluentes climáticos de curta duração estão entre os poluentes mais associados aos efeitos de curto prazo na saúde e ao aquecimento global. Eles podem persistir na atmosfera por alguns dias ou até várias décadas, portanto, reduzi-los pode ter benefícios quase imediatos para a saúde e o clima.

Detalhes

Data:
7 07America/Sao_Paulo setembro 07America/Sao_Paulo 2022
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
, , ,
Website:
https://www.un.org/es/observances/clean-air-day

Organizador

UNESCO
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário