Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional do Chá

21 21America/Sao_Paulo maio 21America/Sao_Paulo 2022

Por que beber chá?

O chá é uma bebida feita a partir da planta Camellia sinesis. O chá é a bebida mais consumida no mundo, depois da água. Acredita-se que o chá tenha se originado no nordeste da Índia, norte de Mianmar e sudoeste da China, mas o local exato onde a planta cresceu não é conhecido. O chá está conosco há muito tempo. Há evidências de que o chá foi consumido na China há 5.000 anos.

A produção e o processamento do chá constituem a principal fonte de subsistência de milhões de famílias nos países em desenvolvimento e é o principal meio de subsistência de milhões de famílias pobres, que vivem em vários países menos desenvolvidos.

A indústria do chá é a principal fonte de receitas e receitas de exportação para alguns dos países mais pobres e, como setor de mão-de-obra intensiva, oferece empregos, especialmente em áreas remotas e economicamente desfavorecidas. O chá pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento rural, redução da pobreza e segurança alimentar nos países em desenvolvimento, sendo uma das culturas de rendimento mais importantes.

O consumo de chá pode trazer benefícios à saúde e bem-estar devido aos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e emagrecedores da bebida. Também tem significado cultural em muitas sociedades.

Dia Internacional do Chá

Re-enfatizando o apelo do Grupo Intergovernamental sobre Chá para direcionar maiores esforços para expandir a demanda, particularmente nos países produtores de chá, onde o consumo per capita é relativamente baixo, e apoiar os esforços para lidar com o declínio do consumo per capita nos países importadores tradicionais, o A Assembleia Geral decidiu designar o dia 21 de maio como o Dia Internacional do Chá.

O Dia promoverá e fomentará ações coletivas para implementar atividades em prol da produção e consumo sustentáveis ​​do chá e conscientizar sobre sua importância no combate à fome e à pobreza.

Produção de chá e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A produção e processamento do chá contribui para a redução da pobreza extrema (Objetivo 1), o combate à fome (Objetivo 2), o empoderamento das mulheres (Objetivo 5) e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres (Objetivo 15).

Além disso, há uma necessidade urgente de aumentar a conscientização pública sobre a importância do chá para o desenvolvimento rural e meios de subsistência sustentáveis ​​e melhorar a cadeia de valor do chá para contribuir para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável .

Chá e mudanças climáticas

A produção de chá é altamente sensível a mudanças nas condições de cultivo. O chá só pode ser produzido em condições agroecológicas estreitamente definidas e, portanto, em um número muito limitado de países, muitos dos quais serão fortemente impactados pelas mudanças climáticas .

Mudanças nos padrões de temperatura e precipitação, com mais inundações e secas, já estão afetando os rendimentos, a qualidade e os preços dos produtos do chá, diminuindo a renda e ameaçando os meios de subsistência rurais. Espera-se que essas mudanças climáticas se intensifiquem, exigindo medidas urgentes de adaptação. Paralelamente, há um crescente reconhecimento da necessidade de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, reduzindo as emissões de carbono da produção e processamento do chá.

Portanto, os países produtores de chá devem integrar os desafios das mudanças climáticas, tanto na frente de adaptação quanto de mitigação, em suas estratégias nacionais de desenvolvimento de chá.

Detalhes

Data:
21 21America/Sao_Paulo maio 21America/Sao_Paulo 2022
Categorias de Evento:
, ,
Evento Tags:
Website:
https://www.un.org/en/observances/tea-day

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário