Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Internacional para Preservação da Camada de Ozônio

16 16America/Sao_Paulo setembro 16America/Sao_Paulo 2022

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (A / RES / 49/114)

A camada de ozônio é uma frágil faixa de gás que protege a Terra dos efeitos nocivos dos raios solares, ajudando assim a preservar a vida no planeta.

No entanto, o uso por anos de certos produtos químicos danificou-o, pondo em risco a nossa própria existência e a dos demais seres vivos do planeta. Um esforço internacional conjunto tem permitido a eliminação e redução do uso de substâncias que destroem a camada de ozônio, ajudando não só a protegê-la para as gerações atuais e futuras, mas também a melhorar os resultados de iniciativas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Esses esforços também protegeram a saúde humana e os ecossistemas, reduzindo a radiação ultravioleta do sol que atinge a Terra.

Cooperação global para proteger a vida na Terra

A camada de ozônio é uma frágil faixa de gás que protege a Terra dos efeitos nocivos dos raios solares, ajudando assim a preservar a vida no planeta.

Este ano marca o 35º aniversário da adoção do Protocolo de Montreal, um dos acordos ambientais mais bem-sucedidos, que sancionou uma das maiores ameaças que a humanidade já enfrentou: a destruição da camada de ozônio.

O uso de certos produtos químicos durante anos danificou a camada, colocando em risco a existência dos seres humanos e dos demais seres vivos do planeta. Um esforço internacional conjunto permitiu a eliminação e redução do uso de substâncias que destroem a camada de ozônio, ajudando não apenas a protegê-la para as gerações atuais e futuras, mas também a melhorar os resultados das iniciativas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas. Esses esforços também protegeram a saúde humana e os ecossistemas, reduzindo a radiação ultravioleta do sol que atinge a Terra.

Com este acordo, ficou demonstrado que o multilateralismo e a cooperação global efetiva funcionam. Agora, a camada de ozônio está se recuperando lentamente, permitindo que continue protegendo a humanidade da radiação ultravioleta do sol.

Fundo

Descobriu-se que vários produtos químicos comumente usados ​​são extremamente prejudiciais à camada de ozônio. Halocarbonos são compostos químicos nos quais um ou mais átomos de carbono estão ligados a um ou mais átomos de halogênio (flúor, cloro, bromo ou iodo). Halocarbonos contendo bromo geralmente têm um potencial de destruição de ozônio (ODP) muito maior do que aqueles contendo cloro. Os produtos químicos sintéticos que forneceram a maior parte do cloro e bromo para a destruição do ozônio são brometo de metila, clorofórmio de metila, tetracloreto de carbono e famílias de produtos químicos conhecidos como halons, clorofluorcarbonos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonos (HCFCs).

Convenção de Viena sobre a Proteção da Camada de Ozônio

A confirmação científica da destruição da camada de ozônio levou a comunidade internacional a estabelecer um mecanismo cooperativo para tomar medidas para proteger a camada de ozônio. Isso foi formalizado na  Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio , que foi aprovada e assinada por 28 países, em 22 de março de 1985. Em setembro de 1987, isso levou à elaboração do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozônio .

Protocolo de Montreal

O objetivo primordial do Protocolo de Montreal é a proteção da camada de ozônio, tomando medidas para controlar a produção e consumo global total de substâncias que a destroem, com o objetivo final de eliminá-las, com base no progresso do conhecimento, da informação científica e tecnológica.

Protocolo de Montreal está estruturado em vários grupos de substâncias destruidoras da camada de ozônio. Os grupos químicos são classificados de acordo com a família química e estão listados nos anexos do texto do Protocolo de Montreal. Requer o controle de quase 100 substâncias químicas em várias categorias. Para cada grupo ou anexo de substâncias químicas, o Tratado estabelece um cronograma para a eliminação progressiva da produção e consumo dessas substâncias, com o objetivo de eventualmente eliminá-las completamente.

O cronograma estabelecido pelo Protocolo se aplica ao consumo de substâncias destruidoras da camada de ozônio. O consumo é definido como as quantidades produzidas, mais as importações, menos as quantidades exportadas em um determinado ano. Há também uma dedução para destruição verificada.

As reduções percentuais referem-se ao ano de referência designado para a substância. O Protocolo não proíbe o uso de substâncias controladas ou recicladas existentes além das datas de eliminação.

Existem algumas exceções para usos essenciais onde não são encontrados substitutos aceitáveis, por exemplo, em inaladores de dose calibrada (MDIs) comumente usados ​​para tratar asma e outros problemas respiratórios ou sistemas de supressão de incêndio de halon usados ​​em submarinos e aeronaves.

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 16 de setembro o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, comemorando a data da assinatura, em 1987, do Protocolo de Montreal sobre substâncias que danificam a camada de ozônio ( resolução 49/114 ).

Implementação do Protocolo de Montreal

A implementação do Protocolo de Montreal progrediu bem nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Todos os cronogramas de eliminação foram respeitados na maioria dos casos, alguns até antes do esperado. Em vista do progresso constante feito sob o Protocolo, já em 2003, o ex-Secretário-Geral Kofi Annan declarou: “Talvez o acordo internacional de maior sucesso até hoje tenha sido o Protocolo de Montreal “. Suas opiniões são amplamente compartilhadas na comunidade internacional.

A atenção foi inicialmente focada em produtos químicos com o maior potencial de destruição da camada de ozônio, incluindo CFCs e halons. O cronograma de eliminação dos HCFCs foi mais relaxado, devido ao seu menor potencial de destruição da camada de ozônio e porque eles também foram usados ​​como substitutos de transição para os CFCs.

O cronograma de eliminação de HCFC foi criado em 1992 para países desenvolvidos e em desenvolvimento, este último com congelamento em 2015, eliminação completa em 2030 nos países desenvolvidos e 2040 nos países em desenvolvimento.

Em 2007, as Partes do Protocolo decidiram acelerar o cronograma de eliminação de HCFC para países desenvolvidos e em desenvolvimento.

ratificação universal

Em 16 de setembro de 2009, a Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal se tornaram os primeiros tratados na história das Nações Unidas a alcançar a ratificação universal.

Emenda Kigali

As Partes do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio chegaram a um acordo em sua 28ª Reunião das Partes em 15 de outubro de 2016 em Kigali, Ruanda, para eliminar os hidrofluorcarbonos (HFCs).

Detalhes

Data:
16 16America/Sao_Paulo setembro 16America/Sao_Paulo 2022
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
,
Website:
https://www.un.org/es/observances/ozone-day

Organizador

UNESCO
Ver site do Organizador

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário