Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Lógica

14 14America/Sao_Paulo janeiro 14America/Sao_Paulo 2020

Livre

A capacidade de pensar é uma das características mais marcantes da humanidade. Em diferentes culturas, a definição de humanidade está associada a conceitos como consciência, conhecimento e razão. De acordo com a tradição ocidental clássica, os seres humanos são definidos como “racionais” ou “animais lógicos”. A lógica, como investigação sobre os princípios do raciocínio, tem sido estudada por muitas civilizações ao longo da história e, desde suas primeiras formulações, a lógica tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da filosofia e das ciências.

Apesar de sua inegável relevância para o desenvolvimento de conhecimentos, ciências e tecnologias, há pouca consciência pública sobre a importância da lógica. A proclamação do Dia Mundial da Lógica pela UNESCO, em associação com o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH), pretende trazer a história intelectual, o significado conceitual e as implicações práticas da lógica à atenção das comunidades científicas interdisciplinares e do público em geral.

Uma celebração anual dinâmica e global do Dia Mundial da Lógica visa promover a cooperação internacional, promovendo o desenvolvimento da lógica, tanto em pesquisa quanto em ensino, apoiando as atividades de associações, universidades e outras instituições envolvidas com a lógica, e melhorando a compreensão pública da lógica e de seus objetivos. implicações para a ciência, tecnologia e inovação. Além disso, a celebração do Dia Mundial da Lógica também pode contribuir para a promoção de uma cultura de paz, diálogo e entendimento mútuo, com base no avanço da educação e da ciência.

MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL

“No século XXI – de fato, agora mais do que nunca – a disciplina da lógica é particularmente oportuna, absolutamente vital para nossas sociedades e economias. Ciência da computação e tecnologia da informação e comunicação, por exemplo, estão enraizadas na lógica e na algorítmica raciocínio.”

– Audrey Azoulay, diretora geral da UNESCO

Detalhes

Data:
14 14America/Sao_Paulo janeiro 14America/Sao_Paulo 2020
Preço:
Livre
Categoria de Evento:
Evento Tags:
Website:
https://en.unesco.org/commemorations/worldlogicday

Organizador

UNESCO
Ver site do Organizador

Deixe um comentário

Deixe um comentário