Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial do Meio Ambiente 2021

5 05America/Sao_Paulo junho 05America/Sao_Paulo 2021

Livre

REIMAGINAR. RECRIAR. RESTAURAR.

Por muito tempo, exploramos e destruímos os ecossistemas de nosso planeta.

A cada três segundos, o mundo perde uma área de floresta suficiente para cobrir um campo de futebol e, no último século, destruímos metade de nossas áreas úmidas. Metade de nossos recifes de coral já foram perdidos e até 90 por cento  dos recifes de coral podem ser perdidos até 2050, mesmo se o aquecimento global for limitado a um aumento de 1,5 ° C.

A perda de ecossistemas está privando o mundo de sumidouros de carbono, como florestas e turfeiras. As emissões globais de gases de efeito estufa cresceram por três anos consecutivos e o planeta está a um passo de mudanças climáticas potencialmente catastróficas.

O surgimento do COVID-19 também mostrou quão desastrosas podem ser as consequências da perda do ecossistema. Ao reduzir a área do habitat natural para os animais, criamos as condições ideais para que os patógenos – incluindo os coronavírus – se espalhem.

Com esse quadro grande e desafiador, o Dia Mundial do Meio Ambiente está focado na restauração do ecossistema e tem como tema

“Reimagine. Recrie. Restaure”

#GeraçãoRestauração

Restaurar ecossistemas significa prevenir, interromper e reverter esse dano – ir da exploração da natureza à saúde do ambiente.

Este Dia Mundial do Meio Ambiente dará início à Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema (2021-2030), uma missão global para reviver bilhões de hectares, de florestas a fazendas, do topo das montanhas ao fundo do mar.

Siga a Década da Restauração

Site https://www.decadeonrestoration.org/pt-br/seguir-geracaorestauracao

Facebook https://www.facebook.com/unep

Canal Youtube https://www.youtube.com/unenvironmentprogramme

 

Somente com ecossistemas saudáveis ​​podemos melhorar a subsistência das pessoas, neutralizar as mudanças climáticas e impedir o colapso da biodiversidade.

Manual de restauração do ecossistema

O PNUMA publicou um guia prático para restauração de ecossistemas que fornece uma introdução à gama de ações que podem retardar e interromper a degradação de ecossistemas e promover sua recuperação. Clique aqui para acessar o manual.

Investir em ecossistemas é investir em nosso futuro

O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021 conta com o Paquistão como o país anfitrião este ano para suas celebrações oficiais, pede uma ação urgente para reviver nossos ecossistemas danificados.

De florestas a turfeiras e costas, todos nós dependemos de ecossistemas saudáveis ​​para nossa sobrevivência. Ecossistemas são definidos como a interação entre organismos vivos – plantas, animais, pessoas – com seu entorno. Isso inclui a natureza, mas também sistemas feitos pelo homem, como cidades ou fazendas.

A restauração do ecossistema é um empreendimento global em grande escala. Significa consertar bilhões de hectares de terra – uma área maior que a China ou os EUA – para que as pessoas tenham acesso a alimentos, água potável e empregos.

Significa trazer de volta plantas e animais da beira da extinção, dos picos das montanhas às profundezas do mar.

Mas também inclui as muitas pequenas ações que todos podem realizar, todos os dias: plantar árvores, deixar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins ou limpar o lixo ao longo dos rios e costas.

Restaurar ecossistemas traz benefícios substanciais para as pessoas. Para cada dólar investido em restauração, pode-se esperar pelo menos sete a trinta dólares em retorno para a sociedade . A restauração também cria empregos nas áreas rurais, onde são mais necessários.

Alguns países já investiram em restauração como parte de suas estratégias para se recuperar do COVID-19. Outros estão recorrendo à restauração para ajudá-los a se adaptar a um clima que já está mudando.

Dias Internacionais Relacionados

Detalhes

Data:
5 05America/Sao_Paulo junho 05America/Sao_Paulo 2021
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
, ,
Evento Tags:
, ,
Website:
https://www.worldenvironmentday.global/pt-br

Organizador

Organização das Nações Unidas, ONU
Ver site do Organizador

Local

Organização das Nações Unidas

Deixe um comentário

Deixe um comentário