2024: O réveillon astral

Capa: Simulação de Órbitas planetárias do Sistema Solar. Astros fora de escala. Planetário Stellarium,

O termo réveillon tem sua origem no verbo em francês réveiller, que significa “acordar, despertar” ou “reanimar”. O termo foi adotado com o sentido de “despertar do ano novo“.

Convidamos você a despertar o ano novo com os astros do Sistema Solar.

O Réveillon Arqueiro do Sol

Simulação do Sol, visto da Terra, em 1/1/2024, 1min. Sol ampliado. Planetário Stellarium.

O Sol vai passar o Ano Novo, como de costume, na Constelação Ocidental de Sagitário, iluminando o arqueiro apontando sua flecha para a região central da Via Láctea.

O Réveillon Felino da Lua

Simulação da Lua, vista da Terra, em 1/1/2024, 1min. Lua ampliada. Planetário Stellarium.

A Lua, como ocorre todo mês, estará passando na Constelação Ocidental de Leão. Dessa vez, vai passar o ano brincando com a barriga do felino astral.

O Réveillon Médico de Mercúrio

Simulação de Mercúrio, visto da Terra, em 1/1/2024, 1min. Mercúrio ampliado. Planetário Stellarium.

Mercúrio vai passar o Ano Novo fazendo um check-up médico na Constelação Ocidental Zodiacal do grande médico curador Ofiúco. Vai passar a festa próximo do Sol e de Marte na esfera celeste terrestre.

O Réveillon Aracnídeo de Vênus

Simulação de Vênus, vista da Terra, em 1/1/2024, 1min. Vênus ampliada. Planetário Stellarium.

Vênus escolheu um lugar perigoso! Ela vai passar o Ano Novo bem perto das garras da Constelação Ocidental de Escorpião.

O Réveillon Olímpico da Terra

Bem, e a Terra? Onde vai passar o Ano Novo? Para descobrir isso, precisamos sair da Terra e olhar nosso planeta, e imaginar como seria visto se estivéssemos no Sol.

Simulação da Terra, vista do Sol, em 1/1/2024, 1min. Terra ampliada. Planetário Stellarium.

A Terra, se fosse possível vê-la do Sol, estaria sendo vista na Constelação Ocidental dos campeões olímpicos Gêmeos. Observe na lista abaixo, que se o Sol é visto em uma direção da Terra, a Terra é vista no sentido oposto, com um intervalo de 180o. ou aproximadamente 6 meses, como podemos perceber na sequência mensal das constelações zodiacais:

Sagitário(Sol visto da Terra) – Capricórnio – Aquário – Peixes – Áries – Touro

Gêmeos (Terra vista do Sol) – Câncer – Leão – Virgem – Libra – Escorpião – Ofiúco

Simulação de Marte, visto da Terra, em 1/1/2024, 1min. Marte ampliado. Planetário Stellarium.

Marte vai passar o Ano Novo bem perto de atravessar o Equador Galáctico, entre o Sol e Mercúrio, entrando na Constelação Ocidental de Sagitário. Marte e Mercúrio estão comemorando o Ano Novo, próximos do Sol.

Simulação de Júpiter, visto da Terra em 1/1/2024, 1min. Júpiter ampliado. Planetário Stellarium.

Júpiter vai fazer sua festa na Constelação Ocidental de Áries, vizinha das constelações ocidentais de Peixes e da Baleia (Cetus). Ele estará saindo de Áries em meados de 2024 e terminará o ano em Touro, iniciando um movimento retrógrado espetacular!

O Aquático Réveillon de Saturno

Simulação de Saturno, visto da Terra em 1/1/2024, 1min. Saturno ampliado. Planetário Stellarium.

Saturno vai passar o Ano Novo bem no meio do belo Aquário, a constelação ocidental das águas. Ele vai passar o ano inteiro em Aquário, e terminará o ano se banhando nas águas de Aquário.

O Caprino Réveillon de Urano

Simulação de Urano, visto da Terra, em 1/1/2024, 1min. Urano ampliado. Planetário Stellarium.

Urano vai passar o Ano Novo, como Júpiter, na Constelação Ocidental de Áries. Vai passar o ano todo acompanhado de Júpiter, terminando o ano perto da fronteira com Touro.

Simulação de Netuno, visto da Terra, em 1/1/2024, 1min. Netuno ampliado. Planetário Stellarium.

Netuno vai passar o Ano Novo na Constelação Ocidental de Peixes. Ele acabou de penetrar na região de Peixes e vai permanecer o ano todo ainda entrando em Peixes.

O Sombrio Réveillon do Sistema de Plutão

Simulação de Plutão, visto da Terra, em 1/1/2024, 1min. Plutão não visível, apenas marcado sua posição. Planetário Stellarium.

O planeta-anão vai passar o Ano Novo na Constelação Ocidental de Sagitário, perto da fronteira com Capricórnio.

O planeta-anão Plutão (Hades, na Grécia) vai passar o ano novo, como sempre, bem acompanhado com seus planetas-anões parceiros PI-Caronte (O barqueiro de Hades), PII-Nix (A Noite), PIII-Hidra (Dragão com 9 cabeças de serpentes), PIV-Cérbero (Cão guardião do mundo inferior) e PV-Estige (Ninfa).

Eles são pequeninos, mas sabem festejar bem juntinhos na longínqua escuridão da distância solar.

Todos foram descobertos pela sonda espacial New Horizons (Novos Horizontes). Ela foi a primeira espaçonave a sobrevoar Plutão e a fotografar suas pequenas luas Caronte, Nix, Hidra, Cérbero e Estige em 14 de julho de 2015, após cerca de nove anos e meio de uma viagem interplanetária no sistema solar.

Descubra tudo sobre a Missão da New Horizons em https://science.nasa.gov/mission/new-horizons e sobre a passagem da sonda pelo Sistema Plutão em https://pluto.jhuapl.edu/Mission/Where-is-New-Horizons.php.

Deixe um comentário