21 de março: Dia Internacional das Florestas

Matéria publicada pela Nações Unidas / FAO. Acesse o artigo original aqui.

Um tesouro muito precioso que devemos amar

Quando bebemos um copo d’água, escrevemos em um caderno, tomamos remédios para febre ou construímos uma casa, nem sempre fazemos a ligação com as florestas. E, no entanto, esses e muitos outros aspectos de nossas vidas estão ligados às florestas de uma forma ou de outra.

O manejo sustentável das florestas e o uso de recursos são essenciais para combater as mudanças climáticas e contribuir para a prosperidade e o bem-estar das gerações atuais e futuras. 

As florestas também desempenham um papel crucial na redução da pobreza e na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, apesar de todos esses benefícios ecológicos, econômicos, sociais e de saúde inestimáveis, o desmatamento global continua a um ritmo alarmante.

Restauração florestal

O tema do Dia Internacional das Florestas para 2021 é

Restauração florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar. 

A restauração e o manejo sustentável das florestas ajudam a lidar com as mudanças climáticas e as crises de biodiversidade. Também produz bens e serviços para o desenvolvimento sustentável, fomentando uma atividade econômica que cria empregos e melhora vidas.

O tema deste ano se encaixa na Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo.

Um Fórum para Defender as Florestas

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de março o Dia Internacional das Florestas em 2012 para celebrar e aumentar a

conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas

Os países são incentivados a empreender esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades envolvendo florestas e árvores, como campanhas de plantio de árvores. 

Os organizadores são o Fórum das Nações Unidas sobre Florestas e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) , em colaboração com Governos, a Parceria Colaborativa em Florestas e outras organizações relevantes no campo.

Mensagens da Florestas: Espalhe em suas redes sociais.

Florestas saudáveis ​​significam pessoas saudáveis.

As florestas oferecem benefícios à saúde para todos, como ar fresco, alimentos nutritivos, água limpa e espaço para recreação. Nos países desenvolvidos, até 25% de todos os medicamentos são baseados em plantas; nos países em desenvolvimento, a contribuição chega a 80%.

Os alimentos da floresta fornecem dietas saudáveis.

As comunidades indígenas normalmente consomem mais de 100 tipos de alimentos silvestres, muitos colhidos nas florestas. Um estudo na África descobriu que a diversidade alimentar das crianças expostas às florestas é pelo menos 25% maior do que a das crianças que não o são. A destruição da floresta, por outro lado, não é saudável – quase um em cada três surtos de doenças infecciosas emergentes está relacionado a mudanças no uso da terra, como o desmatamento.

Restaurar florestas melhorará nosso meio ambiente.

O mundo está perdendo 10 milhões de hectares de floresta – quase do tamanho da Islândia – a cada ano, e a degradação da terra afeta quase 2 bilhões de hectares, uma área maior do que a América do Sul. 

Hectare – Wikipédia, a enciclopédia livre

A perda e degradação da floresta emitem grandes quantidades de gases que aquecem o clima, e pelo menos 8% das plantas florestais e 5% dos animais da floresta estão em risco extremamente alto de extinção. A restauração e o manejo sustentável das florestas, por outro lado, abordarão as crises das mudanças climáticas e da biodiversidade simultaneamente, ao mesmo tempo em que produzirão os bens e serviços necessários para o desenvolvimento sustentável. 

A silvicultura sustentável pode criar milhões de empregos verdes.

As florestas fornecem mais de 86 milhões de empregos verdes e sustentam o sustento de muito mais pessoas. A madeira de florestas bem administradas apóia diversos setores, desde papel até a construção de edifícios altos. O investimento na restauração florestal ajudará as economias a se recuperarem da pandemia, criando ainda mais empregos. 

É possível restaurar terras degradadas em grande escala.

A Grande Muralha Verde para o Saara e a Iniciativa do Sahel, lançada pela União Africana em 2007, é a mais ambiciosa adaptação às mudanças climáticas e resposta de mitigação em implementação em todo o mundo. O objetivo é restaurar 100 milhões de hectares de terras degradadas, sequestrar 250 milhões de toneladas de carbono e criar 10 milhões de empregos verdes até 2030, enquanto as paisagens verdes em um cinturão de 8.000 km nas terras áridas da África. Vastas áreas de terras degradadas em outros lugares também se tornariam altamente produtivas novamente se restauradas com espécies de árvores locais e outra vegetação.

Cada árvore conta.

Projetos de plantio e restauração em pequena escala podem ter grandes impactos. A ecologização da cidade cria um ar mais limpo e espaços mais bonitos e tem enormes benefícios para a saúde mental e física dos moradores urbanos. Estima-se que as árvores proporcionem às megacidades benefícios no valor de US $ 0,5 bilhão ou mais a cada ano, reduzindo a poluição do ar, resfriando edifícios e fornecendo outros serviços. 

Engajar e capacitar as pessoas para o uso sustentável das florestas é um passo importante para uma mudança positiva.

Um ambiente saudável requer o envolvimento das partes interessadas, especialmente em nível local, para que as comunidades possam governar e administrar melhor as terras das quais dependem. O empoderamento da comunidade ajuda a desenvolver soluções locais e promove a participação na restauração do ecossistema. Há uma oportunidade de “reconstruir” paisagens florestais que sejam equitativas e produtivas e que evitem os riscos para os ecossistemas e as pessoas decorrentes da destruição da floresta.

Podemos nos recuperar de nossa crise planetária, de saúde e econômica. Vamos restaurar o planeta nesta década.

Investir na restauração de ecossistemas ajudará na cura de indivíduos, comunidades e meio ambiente. O objetivo da Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema, que começa este ano, é prevenir, travar e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. Ele oferece a perspectiva de colocar árvores e florestas de volta em paisagens florestais degradadas em grande escala, aumentando assim a resiliência ecológica e a produtividade. Feito da maneira certa, a restauração florestal é uma solução fundamental baseada na natureza para reconstruir melhor e alcançar o futuro que desejamos.

Registre seu amor às Florestas

Tire fotos de suas árvores preferidas e visitas à florestas e publique com o hashtag:

#EuAmoFlorestasECV

Ideias e materiais para despertar paixões pelas florestas

A FAO disponibiliza um Guia da Floresta (em inglês), acesse aqui.

E também alguns Infográficos em espanhol, acesse aqui.

Desafios, aventuras e descobertas: essa é a combinação esperada pelas crianças.

Para turbinar esses momentos com a natureza, o programa Criança e Natureza, disponibiliza vários materiais educativos para crianças, pais e educadores.

E junto com o Instituto Alana, lançou o guia  “Acampando com Crianças: acampar é viver uma aventura, tendo apenas a natureza e uns aos outros”.  Uma importante leitura para se preparar para sua próxima viagem às florestas.

Com muitas ideias e atividades para se apaixonar de vez pelas árvores e florestas!

Deixe um comentário