A varíola que não é do macaco!

Capa: Micrografia eletrônica de varredura colorida do vírus da “varíola dos macacos” (laranja) na superfície de células infectadas (verde). Imagem capturada no NIAID Integrated Research Facility (IRF) em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID. Acervo NIAID Flickr. Licença CC-BY-2.0.

Fonte original: WHO recommends new name for monkeypox disease. Disponível em https://www.who.int/news/item/28-11-2022-who-recommends-new-name-for-monkeypox-disease.

Nomenclatura e racismo

Após uma série de consultas com especialistas globais, a OMS começará a usar um novo termo preferido, “mpox” (VaríolaM), como sinônimo de monkeypox (Varíola do Macaco). Ambos os nomes serão usados ​​simultaneamente por um ano, enquanto “monkeypox/varíola do macaco” é eliminado.

Quando o surto de varíola em símios se expandiu no início deste ano, o uso de linguagem racista e estigmatizante online, em outros ambientes e em algumas comunidades foi observada e relatada à OMS. Em várias reuniões, públicas e privadas, vários indivíduos e países levantaram preocupações e pediram à OMS que propusesse uma maneira de mudar o nome.

Atribuir nomes a doenças novas e, muito excepcionalmente, a doenças existentes é responsabilidade da OMS sob a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Família de Classificações Internacionais de Saúde da OMS por meio de um processo consultivo que inclui os Estados Membros da OMS.

A OMS, de acordo com o processo de atualização da CID, realizou consultas para reunir opiniões de vários especialistas, bem como de países e do público em geral, que foram convidados a apresentar sugestões de novos nomes. Com base nessas consultas e em discussões adicionais com o Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, a OMS recomenda o seguinte:

  • Adoção do novo sinônimo mpox/varíolaM em inglês/português para a doença.
  • Mpox/VaríolaM se tornará um termo preferencial, substituindo monkeypox/varíola do macaco, após um período de transição de um ano. Isso serve para atenuar as preocupações levantadas por especialistas sobre a confusão causada por uma mudança de nome em meio a um surto global. Também dá tempo para concluir o processo de atualização da CID e para atualizar as publicações da OMS.  
  • O sinônimo mpox/varíolaM será incluído no CID-10 online nos próximos dias. Ele fará parte do lançamento oficial de 2023 da CID-11, que é o padrão global atual para dados de saúde, documentação clínica e agregação estatística.
  • O termo “monkeypox/varíola do macaco” continuará sendo um termo pesquisável no CID, para corresponder às informações históricas.

As considerações para as recomendações incluíram justificativa, adequação científica, extensão do uso atual, pronúncia, usabilidade em diferentes idiomas, ausência de referências geográficas ou zoológicas e facilidade de recuperação de informações científicas históricas.

Normalmente, o processo de atualização do CID pode levar vários anos. Nesse caso, o processo foi acelerado, mas seguindo as etapas padrão.

Durante o processo de consulta foram ouvidos vários órgãos consultivos, incluindo peritos das comissões consultivas médico-científicas e de classificação e estatística, constituídas por representantes de autoridades governamentais de 45 países diferentes.

A questão do uso do novo nome em diferentes idiomas foi amplamente discutida. O termo preferido mpox pode ser usado em outros idiomas. Se surgirem problemas de nomenclatura adicionais, eles serão resolvidos por meio do mesmo mecanismo. As traduções são geralmente discutidas em colaboração formal com as autoridades governamentais relevantes e as sociedades científicas relacionadas.

A OMS adotará o termo mpox em suas comunicações e incentiva outros a seguirem essas recomendações, para minimizar qualquer impacto negativo contínuo do nome atual e da adoção do novo nome.

Nota aos editores

Informações básicas sobre a nomenclatura da doença, o vírus que causa a doença e as variantes ou clados do vírus:

Nome da doença:

  • A varíola humana dos macacos recebeu esse nome em 1970 (depois que o vírus causador da doença foi descoberto em macacos cativos em 1958), antes da publicação das melhores práticas da OMS para nomear doenças , publicadas em 2015. De acordo com essas melhores práticas, novos nomes de doenças devem ser dados com o objetivo de minimizar o impacto negativo desnecessário de nomes no comércio, viagens, turismo ou bem-estar animal, e evitar ofender qualquer grupo cultural, social, nacional, regional, profissional ou étnico.
  • Atribuir novos nomes a doenças novas e, muito excepcionalmente, a doenças existentes é responsabilidade da OMS sob a Classificação Internacional de Doenças e a Família de Classificações Internacionais de Saúde da OMS (OMS-FIC) por meio de um processo consultivo que inclui os Estados Membros da OMS. A CID faz parte da Família de Classificações Internacionais de Saúde da OMS (OMS-FIC).

Nomenclatura dos vírus:

A nomenclatura dos vírus é responsabilidade do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV). Antes do surto global de varíola-M em 2022, já havia um processo em andamento para reconsiderar a nomeação de todas as espécies de ortopoxvírus, incluindo o vírus da varíola-M. Isso continuará sob a liderança do ICTV.

Nomeação de variantes ou clados do vírus da varíola-M:

Em agosto, um grupo de especialistas globais convocado pela OMS concordou em novos nomes para as variantes do vírus da varíola-M, como parte dos esforços contínuos para alinhar os nomes da doença, vírus e variantes da varíola-M – ou clados – com os atuais Melhores Práticas. Chegou-se a um consenso para se referir ao antigo clado da Bacia do Congo (África Central) como Clado um (I) e o antigo clado da África Ocidental como Clado dois (II). Além disso, foi acordado que o Clade II consiste em dois subclades, IIa e IIb. Consulte o comunicado de imprensa da OMS sobre a nomenclatura dos clados da varíola símia .

Deixe um comentário