Aerogamista: Eiji Nakamura

Eiji Nakamura nasceu em Tóquio no ano de 1918.

Quatro anos depois, sua família se mudou para a Ilha de Hokkaido, pois seu pai foi trabalhar nessa cidade. A ilha é famosa por seus vulcões, suas fontes termais (onsen) e áreas de esqui.

A beleza natural e paisagística da ilha cultivou na mente do jovem Eiji, a sensibilidade e a habilidade de se divertir e encantar pelas coisas ao seu redor.

Mapa do Japão com destaque em Hokkaido. Licença GNU Free Documention. (c) Lincun.

Hokkaido vista da Estação Espacial Internacional. NASA/International Space Station. 2015. Domínio Público.

E, seus belos pássaros, inspirou o desejo de voar como os pássaros.

Uma Águia do Mar de Steller  (Haliaeetus pelagicus) em Rausu, Hokkaido, Japão. (c) Michael Pinczolits. Licença (CC BY 2.0).

Após se formar, ele trabalhou em vários empregos até integrar o Yomiuri Shimbun Newspaper – um dos maiores do país, como homem câmera.

Ele fotografou muitos noticiários e documentários e foi o encarregado de cobrir os Jogos da XVII Olimpíada, em Tóquio no ano de 1964.

Melhores Momentos dos Jogos Olímpicos de 1964. Canal Oficial Youtube das Olimpíadas.

Ele deixou o jornal em 1967 para se dedicar ao sonho de construir um aircraft que pudesse voar movido apenas com a energia humana. Infelizmente quando ele estava avançando para a fase de testes experimentais de seu modelo, um acidente de carro provocou sua hospitalização. Mas, dois anos depois, em 1969, ele desenvolveu o modelo Nakamura Man Power – Nakamura MP-X6.

Foi nessa época que Nakamura iniciou seus estudos em aviões de papel por meio de Origami. E deu início a criação de modelos incríveis de Aerogamis – a família dos origamis voadores.

Em 1967, um de seus modelos de aerogami ganhou o Primeiro Campeonato Internacional de Aviões de Papel, promovido pela revista Scientific American.

Desde então, ele continou trabalhando com muito entusiasmo em seu modelo de aircraft movido à energia humana e se dedicando aos Origamis Voadores.

Em 1972, ele publicou uma obra prima da literatura do Aerogami, o livro clássico Flying Origami: Origami from Pure Fun to True Science, que podemos traduzir como:

Origamis Voadores: Da Pura Diversão à Ciência Verdadeira

Capa do Livro Flying Origami, de Eiji Nakamura, 1972.

E, ficou mundialmente conhecido com seu modelo MARTELO DE NAKAMURA, (Nakamura’s Hammer) onde apresenta a sua famosa Fechadura Nakamura, uma dobra que acrescenta grande estabilidade ao avião por concentrar uma pequena massa extra na base do avião. Isto “abaixa” a posição de seu centro de massa (que indica como a massa se distribui em todo o avião) e aumenta bastante o seu equilíbrio.

Clique aqui para aprender a fazer o famoso avião Martelo de Nakamura.

Deixe um comentário