Arco-íris: do encanto à compreensão.

Paulo Henrique Colonese, Mariana de Souza Lima, Espaço Ciência Viva.

Parte I: Os Mitos

Os arco-íris são um fenômeno que encantam, espantam e surpreendem o ser humano de todos os tempos, todas as idades e culturas. Além disso, eles têm inspirado e desafiado a capacidade humana de observar, imaginar, analisar e tentar explicar fenômenos naturais.

Castelo Arundel, com arco-íris. William Turner, cerca 1824. Fonte: Wikipedia.

As primeiras tentativas de explicar o arco-íris são de caráter mitológico e mágico, gerando diversas lendas e mitos baseados em observações naturais mas também expressando valores de caráter social e cultural. Estando associados ou expressando divindades relacionadas à criação do mundo (e seus fenômenos) e também da humanidade (seus valores).

Convidamos você a viajar conosco por essas explicações mágicas e encantadas e também a descobrir a beleza científica por trás desse espetáculo da Natureza.

Frederic Edwin Church (1826–1900). Estação das Chuvas nos Trópicos, 1866. Coleção Mildred Anna Williams. Observamos o arco-íris primário e o secundário (com cores na ordem invertida).

Ao longo do tempo, em especial com o surgimento do pensamento filosófico no império grego, filósofos naturais e artistas aprimoraram cada vez mais as suas observações, criaram e realizaram experiências – até dominarem a produção de arco-íris em salas e laboratórios – e, finalmente, construíram explicações naturais – por meio de diferentes hipóteses, doutrinas filosóficas e teorias científicas – baseadas na observação natural e experimentação dos fenômenos para construir sentidos e significados e compreender este surpreendente fenômeno natural.

Joseph Anton Koch. Whoa, 1815. Paisagem heroica com arco-íris duplo.

Ao chegarmos ao século XVI e XVII, tivemos um novo avanço e uma revolução no modo de pensar, com o surgimento do pensamento científico moderno, caracterizado não apenas com observações naturais, mas com o planejamento de experiências e modelos matemáticos para conseguir identificar e controlar as variáveis importantes dos fenômenos. Novamente artistas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo e filósofos naturais, tais como Galileu Galilei, Johannes kepler, René Descartes, Christiaan Huyghens e, finalmente, Isaac Newton vão estabelecer e testar novas hipóteses com uma nova metodologia para construção de conhecimentos: a Ciência Moderna.

“Seis” arco-íris na Normandia. CréditosTerje O. Nordvik . Fonte: APOD, https://apod.nasa.gov/apod/ap070912.html

Estas fases estão repletas de desafios, concepções mágicas e misteriosas a serem investigados por curiosos e apaixonados pela Natureza e pela Mente Humana.

Convidamos, você, a percorrer uma viagem no tempo e no espaço, com as diferentes visões sobre os arco-íris, com os objetivos de

I Parte:

  • Discutir aspectos relacionados aos significados e à origem dos mitos, considerado aqui como uma explicação mágica, encantada ou metafísica dos fenômenos naturais.
  • Compreender como o avanço das descobertas e dos processos de investigação do mundo natural se deu de maneira gradual. Neste caso, destacando três fases importantes: mitos, observações naturais e experimentações controladas como modos de compreender e explicar o mundo.
  • Observar e identificar propriedades do arco-íris representadas por meio de ilustrações artísticas e outros artefatos históricos.
Cascata de arco-íris. Nova Jersey. Créditos: John Entwistle . Fonte: APOD. https://apod.nasa.gov/apod/ap181002.html

II Parte:

  • Observar e identificar propriedades físicas do arco-íris.
  • Observar e identificar a refração (desvio) da luz.
  • Observar e identificar a decomposição da luz branca em cores-luz.
  • Observar e compreender a luz branca como mistura de cores-luz.

III Parte:

Investigar e criar modos de produzir arco-íris em experimentos, demonstrações e instalações artísticas.

Nossas viagens irão percorrer diferentes continentes de nosso lindo planeta esférico e trazer muitas surpresas sobre como os diferentes povos tentaram explicar magicamente esse fenômeno luminoso.

Nossa primeira viagem, será no continente africano, conhecendo os mitos e cosmologias associados ao fenômeno do arco-íris criados pelos povos Yorubás. Links para as viagens estarão sempre no início dos artigos.