Arco-íris: duendes e potes de ouro. (Irlanda)

Paulo Henrique Colonese, Mariana de Souza Lima, Espaço Ciência Viva.

Dizem que os duendes moram na Irlanda.

Arco-íris primário e secundário sobre cidade irlandesa.

Os duendes, chamados originalmente de Leprechauns são apresentados como um homem pequenino, medindo 30 a 50 cm de altura, sempre ocupados a trabalhar num único pé de sapato no meio das folhas de um arbusto ou “sob uma folha de labaças”.

Labaça, plantas de raízes profundas.

Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas e dizem que eles só fazem dois sapatos por ano. Também são conhecidos pelos nomes de Tumores, ou Gnomos.

Geralmente vivem em pequenos arbustos, em bosques ou florestas. Como são muito briguentos, preferem morar sozinhos em suas casas pequeníssimas construídas nas raízes de grandes árvores na floresta.

O nome leprechaun, de acordo com Patrick Dinneen, é possivelmente originário do Gaélico luacharma’n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro.

Eles são criaturinhas imprevisíveis, praticamente bipolares: uma hora estão alegres, cantando e dançando ou contando piadas e, de repente, ficam irritados, assim, sem mais nem menos.

Brian Froud diz que os duendes irlandeses sabem onde estão escondidos todos os tesouros secretos, e por isso, todo mundo quer encontrar com um. Mas eles são muito espertos, sendo muito difícil enganá-los.

Se algum dia você encontrar um duende escondido na floresta, deve agarrá-lo com firmeza em suas mãos e não desviar o olhar dele nem por um segundo. Se você piscar, ele vai desaparecer. Mas se você conseguir olhar para ele sem dar uma piscadela sequer, em troca da liberdade ele vai revelar onde se esconde o pote de ouro no final do arco-íris.

A imagem que temos de um duende guardando seu pote de ouro no final de um arco-íris é em grande parte uma invenção do século XX (Art Farm).

A origem do ouro é antiga, como apresentada nessa versão:

Dizem que muito tempo atrás, os Vikings que viviam na Irlanda, saqueavam o que queriam em suas guerras e depois enterravam os seus tesouros obtidos nas conquistas pelos campos. Quando eles eventualmente partiram da Ilha Esmeralda, eles inadvertidamente deixaram para trás alguns de seus saques, que os Leprechauns encontraram. Os Leprechauns sabiam que os Vikings tinham conseguido seus tesouros por meio de guerras e saques, o que consideravam errado. Isso fez com que os Leprechauns desconfiassem de todas as pessoas, vikings ou não. E para garantir que nenhum humano pudesse tomar o que eles agora consideravam seu tesouro, os Leprechauns reenterraram os tesouros em vasos subterrâneos profundos por toda a ilha. E, desde então, quando os arco-íris aparecem, eles sempre terminam em um local onde um pote de ouro de Leprechaun está enterrado. [Fonte:  Mito Místico].

Daniel Zroom. https://www.artstation.com/artwork/ZeQWm