ARTivismo Oceânico: Murais Marinhos

Capa: Logo do Projeto SEA WALLS, Artists for Oceans.

Artivismo Oceânico

Além de cientistas, cidadãos, administradores e políticos, diversos artistas de todo o mundo, apaixonados pelo meio ambiente e preocupados com a saúde oceânica, estão levando o tema Oceano para as ruas, com sua arte pública e engajada na defesa do planeta.

Murais Oceânicos

Um grupo de artistas criou em 2013, o projeto “Sea Walls: Artists for Oceans” da associação internacional sem fins lucrativos “PangeaSeed Foundation”.

O projeto reúne artistas de todo o mundo na criação de murais públicos que retratam questões ambientais enfrentadas pelo imenso azul para que as comunidades locais e a sociedade em geral se tornem mais conscientes sobre as questões locais ou globais retratadas e, assim, promover o engajamento público para a tomada de melhores decisões em relação à gestão e cuidado com o Oceano. 

Veja todos os vídeos do projeto no Canal Vimeo da PangeaSeed Foundation.

Trata-se de uma arte com propósito ambiental ou social, denominada Artivismo por artistas mexicanos e adotado mundialmente. Os murais não só embelezam as ruas nos quais estão inseridos, mas expressam uma mensagem contundente e promovem valores educativos ambientais por meio da arte para mobilizar mudanças de atitudes. 

“ARTivismo é Arte + Atitude + Empoderamento + Sociedade” (Projeto Boudoir)

Em 2023, mais de 500 murais estão espalhados em 19 países. Navegue pelos países, localizando seus murais em https://seawalls.org/murals/.

Alguns projetos de murais foram selecionados para compor uma série anual de cadernos educativos dos murais, contando atualmente com 8 cadernos publicados (com 40 murais) e também uma reprodução do mural para colorir e inspirar futuros artistas ambientais oceânicos.

Convidamos você a mergulhar conosco em alguns dos fantásticos murais oceânicos e conhecer seus artistas e suas mensagens educativas.

Os murais são organizados em grandes temas e desafios oceânicos:

Sobrepesca: a pesca excessiva e predatória
  • Mais de três mil milhões de pessoas dependem dos oceanos como fonte primária de proteínas.
  • As populações de peixes oceânicos foram reduzidas pela metade desde 1970.
  • As Nações Unidas estimam que, até 2048, as reservas pesqueiras do mundo poderão tornar-se comercialmente extintas.

Acidificação do Oceano
  • Desde o início da Revolução Industrial, o oceano absorveu aproximadamente um terço do CO2 que produzimos.
  • Isso causou um aumento de 30% na acidez da superfície dos oceanos.
  • Se as atuais emissões de CO2 continuarem a este ritmo, espera-se que a acidez dos oceanos aumente 100-150% ou mais, em relação ao início da Revolução Industrial.

Poluição Oceânica
  • Em 2050, haverá mais plástico do que peixes no oceano (em peso).
  • Pelo menos oito milhões de toneladas de plástico vazam no oceano a cada ano.
  • Cada pedaço de plástico já criado ainda existe de alguma forma.
  • 95% do plástico no oceano vem de resíduos (sacos plásticos).

Aquecimento do Oceano
  • Desde 1955, mais de 90% do excesso de calor retido pelos gases com efeito de estufa na atmosfera foi armazenado nos oceanos.
  • O aquecimento dos oceanos afeta as unidades populacionais de peixes e o rendimento das colheitas, e leva a fenômenos meteorológicos mais extremos e ao aumento do risco de doenças transmitidas pela água, afetando diretamente os seres humanos.
Desenvolvimento Costeiro
  • As áreas costeiras são algumas das mais produtivas e biologicamente diversas do planeta.
  • 40% da população mundial vive num raio de 100 km da costa, causando um impacto significativo nos ecossistemas e nas espécies.
  • Os impactos do desenvolvimento costeiro incluem poluição, erosão, destruição de habitats e criação de zonas mortas.
Perda da Biodiversidade
  • Até 2100, mais de metade das espécies marinhas do mundo poderão estar à beira da extinção.
  • 60% dos principais ecossistemas marinhos do mundo foram degradados ou estão a ser utilizados de forma insustentável.
  • Existem agora cerca de 500 zonas mortas cobrindo mais de 245.000 km2 em todo o mundo, o que equivale à superfície do Reino Unido.

Cativeiro de Mamíferos Marinhos.
Preservação de Tubarões.
Branqueamento de Recifes de Corais.

Vamos começar conhecendo algumas das obras e artistas no site oficial do projeto (em inglês), indicado nos links de cada obra do artista abaixo. Criamos uma versão em português de alguns dos 40 murais que compõem os cadernos para colorir com a descrição dos cadernos e incluímos informações sobre a fauna, flora ou fenômeno retratado na obra.

Clique nos links em inglês para a página original e em português para a versão traduzida.

Volumes para colorir (em inglês)

Os murais foram publicados no site da Sea Walls e também na série de cadernos para colorir com alguns dos murais selecionados.

  • Preencha o formulário na página do seguinte link para se cadastrar e receber os 8 volumes dos 8 primeiros anos do projeto com 40 murais para colorir, selecionados pela SeaWalls. Acesse o link e preencha seus dados: https://mailchi.mp/pangeaseed/creative-coloring-vol1.
  • Um grupo de artistas em Boston também criou um grupo local de Murais Oceânicos e publicou um caderno para colorir com os murais criados por artistas locais. Acesse em Save Our Seas, Boston, 2021, volume 1.

Deixe um comentário