Astronomia sem Telescópio: Grande Semicírculo Azimutal

Capa: Semicírculo azimutal. Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Instrumentos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

Entre os instrumentos construídos pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe durante o século XVI, o Grande Semicírculo Azimutal se distingue pelo seu porte e pela sua utilidade.

O original de 1588 foi construído em metal e madeira. Brahe tratava a madeira com uma mistura de azeite e chumbo, para preservá-la de possíveis deformações que poderiam sofrer por permanecer à intempérie.

Este instrumento foi usado para determinar a posição de um astro na esfera celeste, mediante a medida das coordenadas: azimute, altura e distância zenital.

Consta de duas peças fundamentais: um aro horizontal e um arco vertical.

Aro horizontal

Se trata de um anel metálico de 1,55 m de diâmetro, que representa o horizonte do lugar. Sobre esse anel era gravada uma escala graduada, em unidades sexagesimais (graus, minutos e segundos), sobre a qual se determina a coordenada azimute, que localiza o ponto sobre o horizonte onde pode ser projetado o astro, segundo um plano perpendicular ao mesmo.

O aro horizontal possui dois eixos diametrais e está colocado sobre cinco pilares, um deles no centro do anel, no cruzamento de ambos os eixos diametrais.

No pilar central é montado o eixo sobre o qual gira o arco vertical ou semicírculo de alturas.

Arco vertical

Se trata de um semicírculo, móvel, de 2,33 m de diâmetro, montado perpendicularmente ao aro horizontal. Esta peça serve para medir as coordenadas altura e/ou distância zenital, e materializa o círculo de altura de um astro; para isso, inclui uma escala graduada, gravada em sua borda circular.

Para determinar um ângulo sobre o semicírculo, se usa uma vara reta que materializa a visualização do astro.

Essa vara gira em uma das extremidades do semicírculo vertical, deslizando sobre sua escala graduada.

As três figuras femininas que coroam o Grande Semicírculo Azimutal

Ao centro, a musa da Astronomia, Urânia. A sua direita, a Geometria e à esquerda, a Aritmética.

As três representam também ramos da Matemática grega.

[wonderplugin_slider id=27]

Urânia, Musa da Astronomia, vista por artistas.

Aritmética (Uma das Artes Liberais, Ramo da Matemática grega), vista por artistas.

[wonderplugin_slider id=28]

Geometria (Uma das Artes Liberais, Ramo da Matemática grega), vista por artistas.

[wonderplugin_slider id=29]

Como o semicírculo pode girar sobre um eixo, é possível dirigir o visor para o astro em qualquer direção horizontal.

Segundo registros da época, o Grande Semicírculo Azimutal teve diversas ornamentações que se referiam à Astronomia. Na parte superior do semicírculo de alturas, tinha três esculturas, cada uma das quais representava uma mulher com túnica grega. A de maior altura, posicionada sobre o eixo do instrumento, ficava Urania, a musa grega da Astronomia, considerada então, um dos quatro ramos da Matemática grega, e talvez a mais importante da filosofia natural, por estudar os movimentos celestes (“eternos e perfeitos”).

Seguindo o contorno do arco vertical, um pouco mais baixo que Urania e à mesma distância dos dois lados daquela musa, haviam duas figuras femininas: uma donzela representando o rama da Matemática – a Geometria, com triângulos em suas mãos e, do outro lado, outra jovem que representava outro ramo da Matemática – a Aritmética – oferecendo números e outras figuras à Urania.

A pesar de seu grande tamanho, o instrumento original de Brahe podia ser totalmente desmontado, para facilitar seu traslado e sua montagem em outros lugares.

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

O Grande Semicírculo Azimutal que montamos no El Solar de las Miradas foi disposto sobre cinco postes de 150 cm de altura sobre o nível da base, feitos com madeira semidura (angico) e de seção quadrada de 10 cm de lado. O diâmetro do aro horizontal é de 160 cm, do arco vertical é de 233 cm. E o eixo central, por sua vez, é de 290 cm de largura.

As figuras femininas que adornam o instrumento são planas, feitas em chapa de ferro e possuem um tamanho de 40 cm de altura por 25 cm de largura. Todos os materiais foram tratados especialmente para suportar a intempérie.

Deixe um comentário