Astronomia Sem Telescópio: Nefoscópio

Capa: Nefoscópio no Parque Astronômico La Punta.

Série AST: Astronomia sem Telescópio. Instrumentos.

Adaptado de Horacio Tignanelli, El Solar de las Miradas, no Parque Astronómico La Punta. PALP.

Nefoscópio: Meteorologia. Aparelho com que se examina e avalia o movimento, direção e velocidade das nuvens. Sua denominação deriva da palavra grega nephos que significa nuvem.

Próximo à superfície terrestre, a direção e velocidade do vento sofrem mudanças devidas a diferentes obstáculos, como árvores, montículos e edifícios. Por essa razão, os meteorologistas idealizaram instrumentos para obter informação acerca do vento a maiores altitudes; um deles é o Nefoscópio.

Um dos primeiros nefoscópios utilizados em meteorologia foi feito por Filippo Cechi (1822-1887), em 1859.

Cecchi era um físico talentoso e um fabricante de instrumentos científicos. Seu ensino e pesquisa científica se concentraram em eletromagnetismo, telegrafia e - mais particularmente - em meteorologia e sismologia. Dirigiu o Osservatorio Ximeniano em Florença entre 1872 e 1887. Sob sua administração, a estação meteorológica floresceu. Cecchi promoveu o estabelecimento de outras estações meteorológicas na Toscana (Fiesole, Lugliano, Pescia, La Verna) e dotou o Osservatorio Ximeniano de um importante centro sismológico. Cecchi inventou e construiu pessoalmente vários tipos de sismógrafos. Ele foi eleito vice-presidente da Sociedade Meteorológica Italiana, que realizou seu primeiro congresso em Florença em 1885.

Com o Nefoscópio se observa as nuvens em movimento a fim de determinar a direção do vento que as impulsiona, nas camadas superiores da atmosfera.

Um procedimento habitual é primeiro dividir o céu em oito partes iguais, cada uma das quais se denomina octa ou octavo; também se denomina octa à medida da nebulosidade e que corresponde a oitava parte da esfera celeste. Em alguns nefoscópios, as octas eram traçadas por meio de fios dentro de um retículo.

Pela quantidade de nuvens que se observa em cada uma das octas, se definia a nebulosidade do céu (coberto, parcial ou aberto). Se considera um céu coberto se pode ser apreciado 8/8 de céu com nuvens, um céu nublado 6/8, um céu meio nublado em 4/8, céu poco nublado em 2/8 e um céu limpo em 0/8.

Com o Nefoscópio se determina também a direção e velocidade aparente do movimento das nuvens, medindo, também, o tempo que levam para passar por entre as octas.

No espelho interior do tubo do Nefoscópio, se reflete o céu e também os rostos dos curiosos.

COMO FUNCIONA?

O funcionamento básico de um Nefoscópio está na observação do céu, por reflexão, sobre um espelho; o observador conhece as direções cardeais e as utiliza para definir as divisões em octas do espelho.

Na atualidade, os Nefoscópios são, em geral, peças de museu, já que a velocidade e direção do vento, como a nebulosidade, são medidos por meio de outros tipos de instrumentos, mais objetivos e precisos.

NO EL SOLAR DE LAS MIRADAS

Ainda que não se trate de um instrumento astronômico e muito menos um artefato pré-telescópico, o Nefoscópio foi incluído para evocar este antigo e peculiar modo de indagação do céu por reflexão, que orientou a mirada de milhares de observadores por muito tempo.

Na estrutura elaborada para o El Solar de las Miradas, além disso, pretendia-se que os visitantes não somente se aproximassem do método usado pelos primeiros meteorologistas, mas também que recriem a visão do céu refletido em seu espelho para perceber, por exemplo durante uma visita noturna, o movimento aparente das estrelas.

A peça principal do nefoscópio é um tubo metálico de seção cilíndrica, de 100 cm de diâmetro, em cuja base foi instalado um espelho circular de cristal. O tubo possui uma altura de 100 cm. Perto de sua borda superior foi construído um balcão circular de 75 cm de largura e a uns 60 cm da base. Tanto a borda do tubo como a do balcão possuem corrimões de proteção.

Os visitantes podem subir ao balcão do Nefoscópio e abrir mecanicamente as portas que cobrem ao espelho, para torna-lo visível; inclinando-se sobre o corrimão do tubo, é possível observar o céu refletido. Toda a estrutura foi construída em aço laminado e cano quadrado de diferentes medidas. Finalmente, os materiais do Nefoscópio foram tratados especialmente para suportar a intempérie.

Deixe um comentário