Breve história da resposta imune – parte I

Imagem de capa: Peste em uma cidade antiga. Michiel Swetts. 1654-54. Acervo Museu de Arte do Condado de Los Angeles www.lacma.org LACMA. Wikipédia. Licença de Domínio Público.

Linha do tempo baseada History of Immune Response . In IMMUNOPAEDIA. Disponível em https://www.immunopaedia.org.za/immunology/historical-fun-facts/history-of-immune-response/

Apresentamos alguns momentos importantes para a compreensão da resposta imune.

São momentos marcantes, cheios de pistas e indagações que contribuíram para nossa atual e futura compreensão da Resposta Imune.

430 A.C.

O historiador do Império Grego, Tucídides de Atenas – o Pai da História Científica – (Atenas, 460-400 A.C.), em sua descrição da Praga de Atenas realizada no Livro 2 da História da Guerra Peloponesiana, relata:  

“No entanto, foi com aqueles que se recuperaram da doença que os doentes e os moribundos encontraram mais compaixão. Eles sabiam o que estavam passando pela sua experiência e, agora, não tinham medo por si mesmos; pois o mesmo sobrevivente nunca foi atacado duas vezes, nunca pelo menos fatalmente [pela mesma doença].

A descrição de Tucídides da praga que atingiu Atenas em 430 a.C. é uma das grandes passagens da literatura grega. Uma das coisas notáveis sobre o assunto é como ele se concentra na resposta social geral à pestilência, tanto aos que morreram quanto aos que sobreviveram. Tucídides faz um relato geral dos estágios iniciais da praga – com origens prováveis no norte da África, sua propagação nas regiões mais amplas de Atenas, as lutas dos médicos para lidar com isso e a alta taxa de mortalidade dos próprios médicos.

Peste ou Praga de Atenas foi uma epidemia que devastou a cidade-estado de Atenas na Grécia Antiga durante o segundo ano (430 a.C.) da Guerra do Peloponeso, quando uma vitória ateniense ainda parecia ao alcance. A praga matou cerca de 75.000 a 100.000 pessoas, cerca de um quarto da população e acredita-se que tenha entrado em Atenas através do porto da cidade e única fonte de alimentos e suprimentos. Grande parte do Mediterrâneo oriental também viu um surto da doença, embora com menos impacto. Fonte https://www.wikiwand.com/en/Plague_of_Athens#

A Praga de Roma: Castigo dos deuses?
O anjo da morte batendo em uma porta durante a Praga de Roma (Antonina).  Gravura de Levasseur segundo J. Delaunay.
Acervo Wellcome Images. Licença de Domínio Público.

A pintura expressa artisticamente uma concepção comum em determinadas religiões de pragas como castigos ou punições de deuses. Na imagem, ao fundo, à esquerda, a escadaria que leva à igreja de S. Maria Aracoeli. 

À direita, um santuário para Esculápio com uma estátua e a inscrição “AESCVLAP[IO] SERVATO[RI]” fazendo referência ao semideus grego das ervas medicinais e cirurgias Asclépio/Esculápio. Significando literalmente “O Guardião (Protetor) Asclépio” do santuário. Observe parte de sua estátua na parede com o símbolo da medicina (serpentes enroladas em um bastão).

Observe o simbolismo da morte querendo arrombar a porta do santuário protegido por Asclépio.

880-932 D.C.

Abū Bakr Muhammad Zakariyyā Rāzī (Zacarias Razi), conhecido como Rhazes ou Razi (854-925 D.C.) – foi considerado um dos maiores médicos do mundo islâmico. Polímata persa, médico e filósofo fez grandes contribuições para os campos da música, medicina, filosofia e alquimia.

Ele foi autor de mais de 200 livros e tratados.

Ele realizou experimentos químicos para criar medicamentos para tratar doenças específicas.

Rhazes, médico e alquimista árabe, em seu laboratório em Bagdá. Acervo Wellcome. esquerda (https://wellcomecollection.org/works/uqntmu53/images?id=fjn4cygg); direita (https://wellcomecollection.org/works/b2vvuuvj)

E seguiu uma abordagem mais científica em suas pesquisas, usando os métodos de monitoramento e observação, o que deu a seus experimentos químicos um valor especial. O trabalho mais procurado de al-Razi entre os europeus foi Kitab al-Hawi fi al-tibb (O livro abrangente sobre a medicina), traduzido para o latim em 1279 com o título de Continens Rasis por Faraj ben Salim, um “físico”(médico) de origem judaico siciliana empregado por Carlos de Anjou para traduzir trabalhos médicos. O livro também é conhecido em latim como Continens Liber. 

Rhazes acreditava que a varíola se devia a uma “fermentação do sangue” que ocorria por seu “excesso de humores“. 

E ele tenta explicar a imunidade a partir da expulsão do “excesso de humores” do corpo durante o primeiro “ataque”.

1478-1553 D.C.

Girolamo Fracastoro (Fracastorius) foi um médico, matemático, geógrafo e poeta italiano. Ele tenta explicar a imunidade adquirida à varíola como resultado da expulsão durante a primeira doença do contaminante “menstrual” do sangue, sem o qual a doença clínica não poderia se repetir.

Retrato de um homem, provavelmente Fracastoro. Atribuído a Ticiano, 1528. The National Gallery. Wikipédia. Licença de Domínio Público.

Por conta de sua prática de medicina, foi eleito médico do Concílio de Trento. Em 1546, ele propôs que as doenças infecciosas fossem causadas por minúsculas partículas transferíveis, ou “esporos”, que poderiam transmitir as infecções por contato direto ou indireto, ou mesmo sem contatos, através de longas distâncias. Em sua obra, os “esporos” das doenças poderiam se referir a produtos químicos e não a entidades vivas.

“Eu chamo de fomites [do latim, fomes — material usado para iniciar o fogo] tais coisas como roupas, lençois, etc., que apesar de não serem corrompidos por si próprios, podem entretanto lançar as sementes essenciais do contágio e assim causar a infecção.”

O nome da doença Sífilis foi tirado do poema épico de seus três livros escrito em  1530: ‘Syphilis sive morbus gallicus (“Sífilis ou a Doença Francesa”), sobre um pastor chamado Syphilis.

O poema sugere que o uso de mercúrio e guaiaco serviriam de cura para a doença. Seu livro de 1546 (De contagione — “Sobre o Contágio”) também nos dá uma descrição da tifo. As obras completas de Fracastoro foram publicadas pela primeira vez em 1555.

1882: A ideia de Células Devoradoras

Durante a segunda metade do século XIX, ficou claro que muitas doenças são causadas por ataques de microrganismos. Também foi determinado que nosso sistema imunológico nos protege contra esses ataques. 

Ilya Ilyich Mechnikov (1845-1916) contribuiu de várias maneiras para nossa compreensão de como isso acontece. 

Ilya Ilyich Mechnikov, Prêmio Nobel de Fisiologia 1908. Fotografia Nadar. Wikipédia. Licença Domínio Público.

Após estudos com larvas de estrelas do mar, em 1882 ele apontou a fagocitose como uma das formas de funcionamento do sistema imunológico. 

Com isso, ele quis dizer que certas células do sangue, as “células brancas” do sangue, funcionam encapsulando e destruindo bactérias e outros microorganismos nocivos.

Fonte: lya Mechnikov – Fatos. NobelPrize.org. Prêmio Nobel de Divulgação AB 2022. Ter. 13 de dezembro de 2022. <https://www.nobelprize.org/prizes/medicine/1908/mechnikov/facts/>

Micrografia eletrônica de transmissão de um macrófago (glóbulo branco) ingerindo outra célula (escura) por fagocitose. Doutor Jeremy Skepper. Acervo Wellcome Images. Licença CC-BY-4.0.

O sistema imunológico está preparado para responder a micróbios portadores de doenças de quase qualquer descrição, mas o que estava longe de ser claro era exatamente quais medidas ele usa para derrotar qualquer ataque desse tipo. As abordagens que os dois ganhadores do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1908 adotaram para descobrir a resposta diferiram em filosofias e na rota de investigação, mas no processo Ilya Mechnikov e Paul Ehrlich revelaram como nosso sistema de defesa interno está armado com mais de um tática de proteção.

Ao estudar a maneira pela qual as células em organismos marinhos simples absorvem nutrientes, Ilya Mechnikov desenvolveu sua teoria de destruição de intrusos indesejados. Ele descobriu que inserir partes de um espinho de rosa em larvas de estrelas-do-mar fazia com que um tipo particular de célula engolisse e descartasse o objeto ofensivo. Depois de ver essas células errantes em outros organismos, como pulgas d’água, causando respostas destrutivas semelhantes, Mechnikov deu o ousado salto conceitual de propor que essa reação a matéria estranha representava um mecanismo de defesa fundamental. Em um processo que ele denominou fagocitose, células especiais chamadas fagócitos são implantadas pelo hospedeiro para capturar e destruir bactérias nocivas ou inibir seu desenvolvimento posterior.

Fonte: elemento da produção multimédia “Immune Responses”. “Immune Responses” faz parte da AstraZeneca Nobel Medicine Initiative. Publicado pela primeira vez em 6 de setembro de 2010.
Leitura rápida: Múltiplas Linhas de Defesa. NobelPrize.org. Prêmio Nobel de Divulgação AB 2022. Ter. 13 de dezembro de 2022. <https://www.nobelprize.org/prizes/medicine/1908/speedread/>

Série de nove imagens mostrando uma ameba ingerindo uma célula de levedura pelo processo de fagocitose. Robert Insall. Acervo Wellcome Images. Licença CC-BY-4.0.

1908: A ideia de Receptores

Paul Ehrlich (1854-1915) deu um passo fundamental para compreender a resposta imune.

Nosso sistema imunológico nos protege de ataques de microorganismos. Como parte de suas defesas, o sistema imunológico forma anticorpos no sangue que neutralizam os “venenos” ou “toxinas”, que são formados por bactérias. 

Uma das contribuições de Paul Ehrlich para a imunologia foi a transferência de soro sanguíneo com anticorpos para tratar e neutralizar a difteria, que ele fez com Emil von Behring. 

Paul Ehrlich especulou que as células têm um tipo de receptor que se liga às substâncias nocivas. Os elementos receptores são eliminados da célula e se tornam anticorpos.

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1908 foi concedido em conjunto a Ilya Ilyich Mechnikov e Paul Ehrlich em reconhecimento a seus trabalhos sobre imunidade.

Imunologista alemão e Prêmio Nobel 1908, Paul Ehrlich . Harris & Ewing. Wikipédia. Licença de Domínio Público.

Paul Ehrlich achava que o armamento do sistema imunológico poderia ser encontrado no sangue, o que o levou a formular uma teoria explicando como os anticorpos buscam e neutralizam as ações tóxicas das bactérias. Inspirando-se na química, em particular na hipótese popular de que uma enzima e a substância sobre a qual ela atua se encaixam precisamente como uma fechadura e uma chave, Ehrlich imaginou a célula cercada por cadeias laterais salientes, através das quais ela poderia coletar e extrair em nutrientes e outros materiais valiosos. 

Sua teoria propunha que as células produziam dezenas de cadeias laterais extras para combater a ameaça de qualquer ataque de bactéria percebido. Rompendo e circulando na corrente sanguínea, essas cadeias laterais de anticorpos ligam-se de maneira altamente específica a “venenos” criados por bactérias para impedi-los de atingir seus alvos pretendidos,

Fonte: elemento da produção multimédia “Immune Responses”. “Immune Responses” faz parte da AstraZeneca Nobel Medicine Initiative. Publicado pela primeira vez em 6 de setembro de 2010.
Leitura rápida: Múltiplas Linhas de Defesa. NobelPrize.org. Prêmio Nobel de Divulgação AB 2022. Ter. 13 de dezembro de 2022. <https://www.nobelprize.org/prizes/medicine/1908/speedread/>

Deixe um comentário