Celebrando a Ciência: Dezembro

Capa: Ilustração do Dia Mundial da AIDS. Crédito Freepik.

BONS MOTIVOS A COMEMORAR, BOAS CAUSAS A SE ENGAJAR!

Conheça algumas datas comemoradas nacional, mundial e internacionalmente pela Ciência, Tecnologia e Saúde no mês de dezembro.

CELEBRANDO A CIÊNCIA: DEZEMBRO

Vamos conhecer a agenda de comemorações em Ciência e Saúde de Dezembro.

1º de dezembro

Dia Mundial da AIDS.
Todos os anos, no dia 1º de dezembro, o mundo comemora o Dia Mundial da AIDS. Pessoas ao redor do mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem e são afetadas pelo HIV e para lembrar aqueles que perderam suas vidas devido à AIDS.

Com a atenção do mundo voltada para a crise da COVID-19, o Dia Mundial da AIDS é um lembrete da necessidade de manter o foco em outra pandemia global que ainda está conosco quase 40 anos após seu surgimento. Apesar dos sucessos significativos, a emergência da AIDS ainda não acabou. O HIV ainda infecta 1,7 milhão de pessoas a cada ano e mata cerca de 690.000. E as desigualdades significam que aqueles que são menos capazes de defender seus direitos ainda são os mais afetados.

O tema do Governo dos Estados Unidos para o Dia Mundial da AIDS de 2021 é “Acabando com a Epidemia de HIV: Acesso Equitativo, Voz de Todos“.

2 de dezembro

Dia Internacional para a Abolição da Escravatura (A / RES / 317 (IV)).
O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, 2 de dezembro, marca a data da adoção, pela Assembleia Geral, da Convenção das Nações Unidas para a Repressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de outrem (resolução 317 (IV) de 2 de dezembro de 1949). 

A escravidão evoluiu e se manifestou de diferentes maneiras ao longo da história. Hoje, algumas formas tradicionais de escravidão ainda persistem em suas formas anteriores, enquanto outras foram transformadas em novas. Os órgãos de direitos humanos da ONU documentaram a persistência de antigas formas de escravidão que estão embutidas em crenças e costumes tradicionais. Essas formas de escravidão são o resultado de uma discriminação de longa data contra os grupos mais vulneráveis ​​nas sociedades, como aqueles considerados de casta inferior, minorias tribais e povos indígenas.

O foco deste dia é a erradicação das formas contemporâneas de escravidão, como o tráfico de pessoas, a exploração sexual, as piores formas de trabalho infantil, o casamento forçado e o recrutamento forçado de crianças para uso em conflitos armados.

3 de dezembro

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (A / RES / 47/3).
A comemoração anual do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamada em 1992 pela resolução 47/3 da Assembleia Geral das Nações Unidas. Seu objetivo é promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e do desenvolvimento, e aumentar a consciência sobre a situação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural.

O tema do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 2021 é “Liderança e participação de pessoas com deficiência em direção a um mundo pós-COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável”.

5 de dezembro

Dia Internacional do Voluntário (A / RES / 40/212).
Ordenado pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Internacional do Voluntário é realizado todos os anos em 5 de dezembro. É vista como uma oportunidade única para voluntários e organizações celebrarem seus esforços, compartilharem seus valores e promoverem seu trabalho entre suas comunidades, organizações não governamentais (ONGs), agências das Nações Unidas, autoridades governamentais e o setor privado.

Além de mobilizar milhares de voluntários todos os anos, o programa de Voluntários das Nações Unidas contribui para a paz e o desenvolvimento, defendendo o reconhecimento de voluntários e trabalhando com parceiros para integrar o voluntariado aos programas de desenvolvimento.

A campanha do Dia Internacional do Voluntário 2021 – “Voluntário agora para o nosso futuro comum – tem como objetivo inspirar as pessoas, quer seja os tomadores de decisão ou cidadãos deste mundo, a agir agora para as pessoas e para o planeta.

Quando as pessoas são encorajadas a se envolver na resolução de problemas, as soluções têm mais probabilidade de ser viáveis ​​e duradouras. Os voluntários envolvem comunidades e constroem um movimento centrado nas pessoas para ajudar a construir um futuro melhor e mais seguro para todos nós.

Dia Mundial do Solo (A / RES / 68/232).
O Dia Mundial do Solo é realizado anualmente em 5 de dezembro como um meio de chamar a atenção para a importância do solo saudável e defender o manejo sustentável dos recursos do solo.

Um dia internacional para celebrar o solo foi recomendado pela União Internacional de Ciências do Solo em 2002. A Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aprovou por unanimidade o Dia Mundial do Solo em junho de 2013 e solicitou sua adoção oficial na 68ª Assembleia Geral da ONU. Em dezembro de 2013, a Assembleia Geral da ONU respondeu designando 5 de dezembro de 2014 como o primeiro Dia Mundial do Solo oficial.

Dia Mundial do Solo 2021 e sua campanha “Pare a salinização do solo, aumente a produtividade do solo” visa aumentar a conscientização sobre a importância de manter ecossistemas saudáveis ​​e o bem-estar humano, abordando os desafios crescentes no manejo do solo, lutando contra a salinização do solo, aumentando conscientização do solo e incentivo às sociedades para melhorar a saúde do solo.

A salinização e sodificação do solo são os principais processos de degradação do solo que ameaçam o ecossistema e são reconhecidos como um dos problemas mais importantes em nível global para a produção agrícola, segurança alimentar e sustentabilidade em regiões áridas e semi-áridas. 

Assista o vídeo Salt-affected soils: discovering a missed reality (Solos afetados pelo sal: descobrindo uma realidade perdida) produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e saiba mais.

7 de dezembro

Dia da Aviação Civil Internacional (A / RES / 51/33).
O objetivo do Dia da Aviação Civil Internacional é ajudar a gerar e reforçar a consciência mundial da importância da aviação civil internacional para o desenvolvimento social e econômico dos Estados e do papel único da Organização Internacional da Aviação Civil em ajudar os Estados a cooperar e realizar um trânsito rápido verdadeiramente global rede ao serviço de toda a humanidade.

Como a ONU e as nações mundiais já adotaram a Agenda 2030 e embarcaram em uma nova era no desenvolvimento sustentável global, a importância da aviação como um motor de conectividade global nunca foi tão relevante para os objetivos da Convenção de Chicago de olhar para o voo internacional como um facilitador fundamental da paz e prosperidade globais.

A cada cinco anos, coincidindo com os aniversários da Organização Internacional da Aviação Civil (2014/2019/2024/2029/ etc.), o Conselho da Organização estabelece um tema especial de aniversário para o Dia Internacional da Aviação Civil. Entre esses anos de aniversário, os representantes do Conselho selecionam um único tema para todo o período de quatro anos. O Conselho decidiu que, até 2023, o tema será: “Promovendo a Inovação para o Desenvolvimento da Aviação Global”.

9 de dezembro

Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio e da Prevenção deste Crime (A / RES / 69/323).
O dia 9 de dezembro marca o Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio e da Prevenção deste Crime e, em 2021, o 73º aniversário da Convenção de 1948 para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio (a “Convenção de Genocídio”), o primeiro tratado de direitos humanos adotado pela Assembleia Geral. 

Convenção de Genocídio (artigo 2) define genocídio como “qualquer um dos seguintes atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso …”, incluindo: matar membros do grupo, causar sérios danos físicos ou mentais aos membros do grupo, infligir deliberadamente ao grupo condições de vida calculadas para provocar sua destruição física total ou parcial, impor medidas destinadas a prevenir nascimentos dentro do grupo e transferir crianças do grupo à força para outro grupo.

10 de dezembro

Dia dos Direitos Humanos (A / RES / 423 (V)).
O Dia dos Direitos Humanos é comemorado todos os anos em 10 de dezembro – o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco que proclama os direitos inalienáveis ​​aos quais todos têm direito como ser humano – independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro status. Disponível em mais de 500 idiomas, é o documento mais traduzido do mundo.

O tema do Dia dos Direitos Humanos 2021 é “Igualdade – Reduzindo as desigualdades, promovendo os direitos humanos“. Os princípios de igualdade e não discriminação estão no cerne dos direitos humanos. A igualdade está alinhada com a Agenda 2030 e com a abordagem da ONU definida no documento Estrutura Compartilhada sobre Não Deixar Ninguém Para Trás: Igualdade e Não Discriminação no Coração do Desenvolvimento Sustentável. Isso inclui abordar e encontrar soluções para formas de discriminação profundamente enraizadas que afetaram as pessoas mais vulneráveis ​​nas sociedades, incluindo mulheres e meninas, povos indígenas, afrodescendentes, pessoas LGBTI, migrantes e pessoas com deficiência, entre outros.

11 de dezembro

Dia Internacional da Montanha (A / RES / 57/245).
As montanhas abrigam 15% da população mundial e abrigam cerca de metade dos hotspots de biodiversidade do mundo. Eles fornecem água doce para a vida cotidiana de metade da humanidade. A sua conservação é um fator chave para o desenvolvimento sustentável e faz parte do Objetivo 15 dos ODS.

Infelizmente, as montanhas estão ameaçadas pelas mudanças climáticas e pela exploração excessiva. À medida que o clima global continua a aquecer, as pessoas das montanhas – algumas das mais pobres do mundo – enfrentam lutas ainda maiores para sobreviver. O aumento das temperaturas também significa que as geleiras das montanhas estão derretendo a taxas sem precedentes, afetando o abastecimento de água doce rio abaixo para milhões de pessoas.

O tema do Dia Internacional da Montanha em 2021 é “Turismo de Montanha Sustentável“. O turismo sustentável nas montanhas pode contribuir para criar opções de subsistência adicionais e alternativas e promover o alívio da pobreza, a inclusão social, bem como a conservação da paisagem e da biodiversidade. É uma forma de preservar o património natural, cultural e espiritual, de promover o artesanato local e os produtos de alto valor e celebrar muitas práticas tradicionais, como as festas locais.

Embora o Turismo de Montanha Sustentável seja o tema sugerido para 2021, países, comunidades e organizações são bem-vindos para celebrar o dia por meio de um tema que seja mais relevante para eles.

12 de dezembro

Dia Internacional de Cobertura de Saúde Universal (A / RES / 72/138). 
Em 12 de dezembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas endossou uma resolução instando os países a acelerarem o progresso em direção à cobertura universal de saúde – a ideia de que todos, em todos os lugares, devem ter acesso a cuidados de saúde de qualidade a preços acessíveis – como uma prioridade essencial para o desenvolvimento internacional. Em 12 de dezembro de 2017, as Nações Unidas proclamaram o dia 12 de dezembro como o Dia Internacional da Cobertura de Saúde Universal pela resolução 72/138.

Essa data visa aumentar a conscientização sobre a necessidade de sistemas de saúde fortes e resilientes e cobertura universal de saúde com parceiros de múltiplas partes interessadas. Todos os anos, em 12 de dezembro, os defensores do Dia Internacional de Cobertura de Saúde Universal levantam suas vozes para compartilhar as histórias de milhões de pessoas que ainda esperam por saúde, defendam o que alcançamos até agora, convocam os líderes a fazerem investimentos maiores e mais inteligentes em saúde e encorajam diversos grupos a assumir compromissos para ajudar a aproximar o mundo da cobertura universal de saúde até 2030.

O tema do Dia Internacional de Cobertura de Saúde Universal 2021 é “Não deixe a saúde de ninguém para trás: invista em sistemas de saúde para todos“. 

18 de dezembro

Dia Internacional dos Migrantes (A / RES / 55/93).
Em 4 de dezembro de 2000, a Assembleia Geral, levando em consideração o grande e crescente número de migrantes no mundo, proclamou o Dia Internacional do Migrante de 18 de dezembro. Naquele dia, em 1990, a Assembleia adotou a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias (A / RES / 45/158).

Ao longo da história da humanidade, a migração foi uma expressão corajosa da vontade do indivíduo de superar as adversidades e viver uma vida melhor. Hoje, a globalização, junto com os avanços nas comunicações e nos transportes, aumentou muito o número de pessoas que têm vontade e capacidade para se deslocarem para outros lugares.

Fundada em 1951, a Organização Internacional para as Migrações é a principal organização intergovernamental no campo da migração e está comprometida com o princípio de que a migração humana e ordenada beneficia os migrantes e a sociedade.

 A Organização Internacional para as Migrações apoia migrantes em todo o mundo, desenvolvendo respostas eficazes às mudanças na dinâmica da migração e, como tal, é uma fonte importante de aconselhamento sobre políticas e práticas de migração. A Organização atua no terreno em situações de emergência, facilitando o desenvolvimento da resiliência das pessoas que se deslocam, e principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade, além de promover a capacidade dos governos de administrar todas as formas de mobilidade e seus impactos.

20 de dezembro

Dia Internacional da Solidariedade Humana (A / RES / 60/209).
A solidariedade é identificada na Declaração do Milênio como um dos valores fundamentais das relações internacionais no século XXI, onde aqueles que sofrem ou menos se beneficiam merecem a ajuda daqueles que mais se beneficiam. Consequentemente, no contexto da globalização e do desafio da crescente desigualdade, o fortalecimento da solidariedade internacional é indispensável.

Por isso, a Assembleia Geral da ONU, convicta de que a promoção da cultura da solidariedade e do espírito de partilha é importante para o combate à pobreza, proclamou o dia 20 de dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade Humana.

Deixe um comentário