Celebrando a Ciência: Janeiro 2024

Imagem de Capa: Imagem de chandlervid85 no Freepik.

Bons motivos a comemorar, Boas Causas a se Engajar!

Conheça algumas datas comemoradas nacional, mundial e internacionalmente pela Ciência, Tecnologia e Saúde no mês de janeiro.

CELEBRANDO A CIÊNCIA: JANEIRO

Vamos conhecer a atual agenda de comemorações em Ciência e Saúde de Janeiro.

1º de janeiro

Dia Mundial da Paz

Em 8 de dezembro de 1967, o Papa Paulo VI escreveu uma mensagem propondo a criação do Dia Mundial da Paz, a ser festejado no dia 1 de janeiro de cada ano.

O papa não queria que a comemoração se restringisse apenas aos católicos – para ele, a verdadeira celebração da paz só estaria completa se envolvesse todos os seres humanos.

“A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano (…) seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”, dizia, em sua mensagem.

No texto, expressava seu desejo de que esta iniciativa ganhasse adesão ao redor do mundo com

“caráter sincero e forte de uma humanidade consciente e liberta dos seus tristes e fatais conflitos bélicos, que quer dar à história do mundo um devir mais feliz, ordenado e civil”.

Portanto, O Dia da Paz Mundial é um dia a ser celebrado pelos “verdadeiros amigos da Paz”, independente de credo, etnia, posição social ou econômica.

Baixe o Manual Escreva a Paz da UNESCO, para conhecer o Alfabeto de diferentes culturas pelo mundo no link https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366734.

O Dia Internacional da Paz, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987, é comemorado em 21 de setembro.

Dia Nacional da Fraternidade Universal ou Dia da Confraternização Universal
É um feriado nacional no Brasil, comemorado no dia primeiro de janeiro.
A comemoração foi criada por lei em 1935, pelo Presidente Getúlio Vargas.
Também é comemorado sob este nome em Portugal, onde foi instituído pelos vitoriosos republicanos após a Implantação da República Portuguesa, em 5 de outubro de 1910.

4 de janeiro – Dia Mundial do Braille

Dia Mundial do Braille (A / RES / 73/161)


O Dia Mundial do Braille é comemorado todos os anos em 4 de janeiro porque é o aniversário de Louis Braille, (1809-1852) – o inventor da escrita Braille! 

Louis nasceu em 1809 na França. Ele ficou cego após um acidente de infância e rapidamente dominou seu novo modo de vida. Quando ele tinha apenas 15 anos, ele criou o sistema de escrita que conhecemos hoje como Braille, baseado em um sistema de escrita desenvolvido por Charles Barbier. Ao longo dos anos, o Braille foi ajustado para torná-lo mais fácil de ler e agora é usado em todo o mundo!

Dia Mundial do Braille é um lembrete da importância da acessibilidade e independência para pessoas com deficiência visual. A realidade é que muitos estabelecimentos do dia a dia – restaurantes, bancos, hospitais – não estão equipados com menus, extratos ou contas em Braille. Isso significa que as pessoas com cegueira ou deficiência visual não têm a liberdade de escolher seu próprio jantar… ou de manter suas finanças privadas.

O Dia Mundial do Braille espalha a conscientização sobre o Braille e outras formas acessíveis de comunicação. Todos merecem (e têm direito legal) às mesmas acomodações e serviços, independentemente de sua capacidade. 

No Dia Mundial do Braille, vamos lembrar disso e fazer nossa parte para tornar nossos locais de trabalho mais acessíveis para todos.

Louis Braille não conseguiu ver o quão útil sua invenção se tornou. Ele morreu em 1852, e não foi até 2 anos depois que a escola que frequentou quando criança, o Instituto Real para Jovens Cegos da França, começou a ensiná-lo aos alunos. Em 1916, era amplamente usado em escolas para cegos nos Estados Unidos. Hoje, você encontrará braille em objetos que usa todos os dias – placas, caixas eletrônicos, elevadores, calculadoras e muito mais. Cubos de Rubix, relógios, legos e outras inovações estão mudando constantemente a forma como o Braille é usado.

4 de janeiro – Dia Nacional da Abreugrafia

Dia Nacional da Abreugrafia


Manuel Dias de Abreu, médico brasileiro nascido em 4/1/1891, desenvolveu um método rápido e barato de tirar pequenas chapas radiográficas dos pulmões, para facilitar o diagnóstico da tuberculose.

O teste, que registrava a imagem do tórax numa tela de raios X, possibilitou o diagnóstico precoce, o tratamento e a cura da doença que era considerada sentença de morte. Em 1974, a OMS pronunciou-se contra o uso da Abreugrafia em massa por expor desnecessariamente a população a doses de radiação.

Atualmente, o exame para detecção de tuberculose é feito pela pesquisa do Bacilo de Koch no escarro.

Por ironia, tratando-se de um pneumologista, morreu de câncer de pulmão em 1962. Infelizmente, Abreu era um fumante incorrigível em uma era que os cigarros ainda não eram considerados e reconhecidos como destruidores do sistema respiratório.

9 de janeiro – Dia Nacional do Astronauta

Dia Nacional do Astronauta
O Dia Nacional do Astronauta é comemorado anualmente em 9 de janeiro.

Desde 1961, quando o astronauta russo Yuri Gagarin proclamou a famosa frase “a Terra é azul”, o ser humano dava o importante passo na história da astronomia e investigação do espaço.

Protagonizados por astronautas, ou cosmonautas, grandes eventos marcam a história da navegação espacial humana. Um desses acontecimentos mais importantes foi a chegada dos primeiros homens à Lua, em 1969.

Em 2006, foi a vez de o Brasil entrar para o aclamado rol de astronautas que tiveram o privilégio de admirar o “planeta azul” do espaço, com o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, após passar por um treinamento de oito anos na NASA.

O Brasil e outros 15 países ajudaram a construir a Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station, em inglês), a mais moderna instalação feita pelo ser humano no espaço.

Essa comemoração surge em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, responsável pela viagem do primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI).

14 de janeiroDia Nacional do Enfermo

Dia Nacional do Enfermo 

O Dia Nacional do Enfermo é comemorado anualmente em 14 de janeiro. É assim desde 2002, quando a data foi criada por iniciativa do Ministério da Saúde no âmbito de um programa de humanização dos hospitais. Esse dia é importante principalmente pelo fato de ser uma tentativa de sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a necessidade de todos os tipos de cuidados especiais que as pessoas doentes, quer nos hospitais ou em casa, precisam receber.

É dedicada uma atenção especial aos cuidados de bem-estar psíquico dos doentes. Essa é uma comemoração nacional, já que também há o Dia Mundial do Enfermo, data comemorativa de 11 de fevereiro cuja origem é religiosa. Sua criação, em 1992, deve-se ao Papa João Paulo II.

20 de janeiroDia Nacional do Farmacêutico

Dia Nacional do Farmacêutico

A escolha de uma data para a comemoração do Dia Nacional do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso ‘Dia’ ?” Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no país.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, e para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol a farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia.

20 de janeiro – Dia Nacional da Parteira Tradicional

Dia Nacional da Parteira Tradicional 

A Lei 13.100/15 instituiu 20 de janeiro como Dia Nacional da Parteira Tradicional.
As parteiras tradicionais são estimadas em 60 mil no País (2015), assistindo a cerca de 450 mil partos por ano.

A data escolhida para festejar o Dia Nacional da Parteira Tradicional tem como base comemoração celebrada no estado do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro, por ocasião do aniversário da parteira tradicional mais antiga de Macapá, Juliana Magave de Souza.

Juliana nasceu em 1908 e teria realizado mais de 300 partos.

A homenagem às parteiras tradicionais foi sugerida pela deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Segundo ela, esse grupo, representou durante séculos papel fundamental no nascimento dos brasileiros. A proposta recebeu apoio dos senadores.

Hoje em dia, embora sua importância relativa tenha decrescido, as parteiras, também conhecidas como aparadoras, ainda são responsáveis por 20% dos nascimentos na área rural, percentual que chega ao dobro nas Regiões Norte e Nordeste.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

24 a 27 de janeiroSemana do Festival Planeta Aprendiz 2024

Semana do Festival Planeta Aprendiz

Aprender a cuidar de si, dos outros e do planeta

A edição de 2024 do LEARNING PLANET FERTIVAL ocorre na semana de 24 a 27 de janeiro, e apresenta um rico programa de eventos locais e atividades online.

Baseia-se na necessidade de aprender a cuidar de si, dos outros e do planeta por meio da promoção de uma cultura de esperança, engajamento coletivo e sustentabilidade.

criação conjunta e colaborativa está no centro deste evento global, apresentando uma ampla gama de organizações ao lado da comunidade #LearningPlanet.

O próprio Festival é uma plataforma aberta para celebrar e compartilhar projetos e realizações e para cocriar um futuro melhor juntos. Está aberto a alunos apaixonados de todas as idades – jovens, professores, educadores, artistas, cientistas, empreendedores sociais, legisladores e muito mais.

Participe de um festival que nos une em nome da educação e daqueles comprometidos com a sua transformação. O Festival está de volta com centenas de eventos presenciais e online na semana em torno do Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro.

É hora de celebrar todas as novas formas de aprendizagem que estão surgindo, é hora de abraçá-las e é hora de inspirar o mundo com aqueles que o estão construindo. Seja você um estudante, um professor, um artista, um ministro ou um sonhador, escolha os temas que mais lhe interessam e marque-os na sua agenda!

24 de janeiroDia Internacional da Educação

Dia Internacional da Educação (A / RES / 73/25)

Dia Internacional da Educação ocorre na esteira da pandemia COVID-19, que levou a uma interrupção do aprendizado global de escala e gravidade sem precedentes. O fechamento de escolas, universidades e outras instituições de ensino, bem como a interrupção de muitos programas de alfabetização e aprendizagem ao longo da vida, afetou a vida de 1,6 bilhão de alunos em mais de 190 países. Com o início de um novo ano, agora é a hora de intensificar a colaboração e a solidariedade internacional para colocar a educação e a aprendizagem ao longo da vida no centro da recuperação e da transformação para sociedades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.

Capturando o espírito do Dia Internacional da Educação, a UNESCO e seus parceiros lideraram o Learning Planet Festival para celebrar a aprendizagem em todos os contextos e compartilhar inovações que atendam ao potencial de cada aluno, independentemente das circunstâncias. Os vencedores do concurso de redação “Le Petit Prince” serão apresentados no âmbito das comemorações do dia.

Educação é um direito humano! O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração prevê o ensino fundamental gratuito e obrigatório. A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989, vai além ao estipular que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.

Artigo 26° 

1. Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.

2.A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.

3.Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos. 

A Educação também é reconhecida como direito na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007), promulgada pelo Brasil pelo Decreto no. 6.949, de 25 de agosto de 2009.

Artigo 24. Educação 

1. Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à educação. Para efetivar esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida, com os seguintes objetivos:

a) O pleno desenvolvimento do potencial humano e do senso de dignidade e autoestima, além do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pela diversidade humana;

b) O máximo desenvolvimento possível da personalidade e dos talentos e da criatividade das pessoas com deficiência, assim como de suas habilidades físicas e intelectuais;

c) A participação efetiva das pessoas com deficiência em uma sociedade livre. 

A educação é a chave para o desenvolvimento sustentável! Quando adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, a comunidade internacional reconheceu que a educação é essencial para o sucesso de todos os seus 17 objetivos. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, em particular, visa “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” até 2030.

A educação oferece às crianças uma escada para sair da pobreza e um caminho para um futuro promissor. Mas cerca de 265 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não têm a oportunidade de entrar ou concluir a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer matemática básica; menos de 40% das meninas na África Subsaariana concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Seu direito à educação está sendo violado e isso é inaceitável. 

Sem uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade de gênero e quebrar o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

Até o Celebrando a Ciência de Fevereiro

 

Deixe um comentário