Estampas CiênciArte: Zooplâncton

Capa: Estampa Zooplâncton. Alicia Ivanissevich. Licença CC-BY-NC-SA-4.0.

A Coleção Estampas CiênciArte, uma coletânea mensal de estampas com temáticas científicas, expressando relações ou conexões entre Ciência e Arte. E abordaremos isso por meio de estampas criadas pela artista plástica Alicia Ivanissevich que nos brindou com sua bela coleção de estampas científicas.

Nesse mês vamos conhecer a Estampa Científica Zooplâncton e alguns artistas plásticos que se inspiram na diversidade de plânctons para criar obras de arte engajadas com a sua conservação.

Artistas Apaixonados por Zooplâncton

O MURAL PLÂNCTON

A artista plástica Carrie Ziegler em parceria com The Puget Sound Estuarium criou um magnífico Mural com o tema plâncton.

O microscópico torna-se macro neste mural formado por diferentes plânctons de Puget Sound, alguns dos quais estão em risco devido à acidificação do oceano.

A artista diz:

“Adorei pesquisar cada espécie, observá-las a partir de várias fontes de imagem e, em seguida, colocar minha criatividade em ação ao pintá-las em uma escala tão grande. O resultado é um efeito surreal, mas cientificamente preciso. Muitas pessoas ajudaram a pintar este mural e nos divertimos muito explorando as nuances de cada plâncton e trabalhando juntos para trazê-los à vida!”

Mural Plâncton, no Estuário Puget Sound.

Conheça mais detalhes do Mural Plâncton no site oficial da artista, em https://carrieziegler.com/plankton-mural.

E também o Mural Estuarium, em https://carrieziegler.com/estuarium-mural.

Desafio:

Identifique algumas das espécies que a artista utilizou em seu mural.

PINTURAS PLÂNCTON

Outro artista plástico apaixonado por plânctons, Jeremy Youngs, criou uma série de pinturas inspiradas no tema, a coleção Plankton Paintings.

Conheça todas as pinturas da coleção de Jeremy, criadas entre 2016 e 2018, no site oficial do artista, em https://jeremyyoungs.co.uk/albums/plankton-paintings/.

ILUSTRAÇÕES PLÂNCTON

Conjunto de 4 pôsteres sobre o tema de variedades de plânctons como modelo para capas de livro de brochuras de artigos de revista científica. In Freepik.

Além disso, muitas ilustrações científicas e artísticas são criadas para diferentes tipos de publicações, expressando a paixão pelos plânctons, como as ilustrações divulgadas no Banco de Imagens da Freepik, indicadas acima.

A beleza e surpreendente gama de formas e cores de plânctons é bastante inspiradora!

Estampa CiênciArte: Zooplâncton

Vamos investigar a bela diversidade de Zooplâncton na estampa de Alícia Ivanissevich.

Zooplâncton, de Alicia Ivanissevich. Alicita estampas. Licença CC-BY-NC-SA.

Desafio Leitura CiênciArte

  • Quantas espécies diferentes de Zooplâncton você consegue identificar na estampa?
  • A variedade de Zooplâncton ilustrada na estampa são de espécies reais ou belas criações ficcionais?
  • Tente identificar na estampa, as seguintes espécies abaixo.

Zooplâncton Beroidae. Crédito Shane Anderson, In Wikipedia. Licença Dedicação ao Domínio Público.

Espécies da família Beroidae são encontradas em todo o oceano e mares do mundo e são nadadores livres que fazem parte do plâncton.

Larva (Nauplius) de copépode (Acartia clausi?). Crédito Minami Himemiya, 2007. In Wikipedia. Licença CC-BY-SA-3.0.

Cyclops. Crédito Environmental Protection Agency. Coleção Grandes Lagos. In Wikipedia. Licença Dedicação de Domínio Público.

Tropocyclops prasinus ssp. Mexicanus. Créditos: Smithsonian Institution, National Museum of Natural History, Department of Invertebrate Zoology. Licença CC BY-NC-SA.

Copépode Ciclopoide. Crédito Grahame. In iNaturalist. Licença CC-BY-NC-ND-4.0.

Crédito: Proyecto Agua. In Inaturalist. Licença CC BY-NC-SA.

Para conhecer mais sobre o Zooplâncton

Transforme-se em um CIFONAUTA

Seja um Cifonauta e explore a Biodiversidade Marinha

O banco de imagens Cifonauta contém uma grande variedade de fotos e vídeos provenientes de atividades científicas em biologia marinha. As imagens possuem classificação taxonômica, estágio de vida, habitat e outras informações que permitem navegar de maneira intuitiva e didática.

Se inspire nas fotos e vídeos do CIFONAUTA!

Embora geralmente pequenos em tamanho, os seres planctônicos são verdadeiros gigantes em importância. Base das cadeias alimentares marinhas, o plâncton (do grego planktós, errante) compreende uma diversidade fantástica de organismos uni e multicelulares que vivem dispersos na água. Essa comunidade é composta em grande parte por seres com menos de 0,01 mm a poucos centímetros, mas existem exceções marcantes como as águas-vivas e a caravela-portuguesa, que podem atingir metros de comprimento. Muitos nadam bem, mas não o suficiente para vencer a força das águas. Por isso, eles vagam livremente, sendo transportados pelas correntes marinhas. Banco de Dados CIFOPLÂNCTON.

Faça um TOUR pelo mundo dos plânctons, com o acervo do CIFONAUTA.

Crie sua ArtePlâncton

Inspire-se e crie sua própria Arte-Plâncton e compartilhe em suas redes sociais com a #euamoplânctons.

Esperamos que a beleza dos textos cativantes e a beleza da estampa Zooplâncton cativem sua mente para o tema de Plânctons e Oceanos.

Até a próxima Estampa CiênciArte!

Deixe um comentário