Dakshino Vritti Bhitti Yantra: parede meridiana sul.

Dakshinottara Bhitti Yantra. Dakshin, Sul. / Parede Sul.

É composto por dois instrumentos independentes.

Função

Para medir a altitude de um objeto. Ele pode medir a distância zênite dos objetos dentro de 3 graus do horizonte. Mais adequado para medir a altitude meridiana ou a distância do zênite do Sol.

O instrumento é usado principalmente para observar diferentes altitudes dos corpos celestiais.

Fixando um fio em um dos pinos centrais, o observador move a outra extremidade do fio sobre as graduações, até que o fio esteja exatamente alinhado ao objeto a ser observado. A leitura da extremidade superior do arco dá altitude.

Observando a sombra todos os dias, a distância máxima e mínima do zênite do sol pode ser conhecida. Metade dessa diferença é a declinação máxima ou obliquidade da eclíptica. Na hora do meio-dia o Sol está no meridiano e a sombra do pino cai sobre as graduações, a leitura é tirada da posição da sombra.

Forma

Duas unidades separadas da Dakshiottara Bhitti inscritas em mármore branco em duas paredes paralelas de 5,41 m de comprimento e 7,22 m de altura de uma câmara estreita norte-sul.

Na parte de trás de Yantra Raj, temos um outro instrumento chamado Dakshinobhitti Yantra. É um grande muro, colocado na linha norte-sul do meridiano.

A face leste do instrumento está inscrita com dois quadrantes de raio de 6 m.

E a face oeste possui um semicírculo de 5,8 m de raio. Os arcos são construídos principalmente de mármore branco e graduados em graus, bem como minutos. Para ter uma precisão na medição dos cálculos e leituras minuciosas, os degraus são organizados para que se possa chegar muito perto das graduações. Nos centros dos quadrantes e semicírculos, pinos curtos são fixos.

A largura de todo o edifício é de 4,68 m, incluindo as escadas laterais que levam ao telhado. A parede virada para leste tem dois quadrantes se cruzando na parte inferior e duas barras de ferro perto da extremidade superior onde o centro dos arcos estão localizados. A parede virada para oeste tem um semicírculo inscrito com barra de ferro fixada em seu centro perto da borda superior da parede.

Material

Camadas inscritas em mármore.

Agregado de argamassa vermelha brilhante de pedra de areia vermelha muito áspera com pequena quantidade de material de cal como aglutinante.

Gesso vermelho fino aplicado em duas camadas nas salas internas do instrumento.

Deixe um comentário