Dia Mundial da Doença de Chagas 2021

Capa: capa do livro Barbeiros Transmissores da Doença de Chagas. Dr. José Juberg. IOC. Fiocruz. Download gratuito aqui.

“Cuidados de saúde e serviços abrangentes e equitativos para todos”

O Dia Mundial da Doença de Chagas é comemorado em 14 de abril para aumentar a conscientização sobre essa doença negligenciada. 

Foi celebrado pela primeira vez em 14 de abril de 2020 , após a aprovação e endosso recebidos pela Assembleia Mundial da Saúde da OMS em maio de 2019.

O Dia Mundial de Chagas deste ano visa dar visibilidade e atenção a Chagas e aumentar a conscientização de todos, para melhorar a detecção precoce de Chagas, alcançar cobertura ampliada de diagnóstico e acesso equitativo ao atendimento clínico para todos.

Uma Doença Silenciada

A doença de Chagas, também chamada tripanosomiase americana, tem sido classificada como uma “doença silenciosa e silenciada”, não apenas por causa de sua lenta evolução clínica e muitas vezes assintomática, mas também porque afeta principalmente populações desfavorecidas com acesso restrito à saúde e outros serviços básicos. Nas Américas, estima-se que existam cerca de 6 a 8 milhões de pessoas infectadas com o parasita que causa a doença, a maioria delas ignorando sua condição. Estima-se também que existam mais de um milhão de mulheres com potencial de gerar filhos nas Américas que poderiam ser infectadas e que correm o risco de perpetuar a ocorrência anual de milhares de recém-nascidos que chegam ao mundo já infectados pela transmissão congênita.

Até 2021, como parte dessa celebração, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) busca priorizar a conscientização e a conscientização da Doença de Chagas entre os meios de comunicação latino-americanos.

A mídia pode ser grandes aliadas na disseminação de informações verdadeiras para diferentes grupos da população, incluindo pessoas em risco de infecção. Chagas é uma doença autônoma e, portanto, passa ainda mais despercebida do que outras doenças que estão na agenda da mídia, seja por causa da situação política, econômica e social, como a atual pandemia COVID-19.

É por isso que a OPAS, com o apoio de aliados como a Coalizão Chagas, Universidade Internacional da Flórida, Universidade do Chile, o Grupo O que falamos quando falamos de Chagas? e a Iniciativa Medicamentos para Doenças Esquecidas, considerada necessária para realizar atividades específicas voltadas à troca de informações, opiniões e experiências com jornalistas, para que possam, por sua vez, reconhecer e disseminar melhor a importância de abordar essa doença como um problema de saúde pública em nossa região.

Mensagens-chave/chamada à ação

O público em geral: jovens, pacientes, etc.:

Sensibilização:

  • 2021: foco na doença de Chagas, o sofrimento que ela causa e defende o cuidado integral e universal para todos os acometidos pela doença.
  • Prevalência da doença de Chagas principalmente entre as populações pobres da América Latina continental; está sendo detectado com mais frequência em outros países e continentes. Estima-se que entre 10.000 e 12.000 pessoas morrem todos os anos em todo o mundo.
  • A doença de Chagas é frequentemente chamada de “doença silenciosa e silenciada”, uma vez que a maioria das pessoas infectadas são assintomáticas (ou têm sintomas leves). Também afeta principalmente os pobres que não têm voz política ou acesso aos cuidados de saúde. Atualmente, 67 milhões de pessoas nas Américas estão em risco de infecção.
  • É hora de acabar com o estigma e a discriminação das pessoas afetadas pela doença de Chagas.

Chamada à Ação:

  • A doença de Chagas muitas vezes não é diagnosticada ou diagnosticada em estágio avançado. Se você mora ou viajou para uma área com risco de transmissão da doença de Chagas, ou se você tem algum sintoma, consulte o seu médico.
  • Para prevenir infecções, proteja a si mesmo e sua casa de insetos conhecidos como vinchucas, percevejos, chirimachas ou Triatominae.
  • Por favor, demonstre afeto e amor pelas pessoas infectadas. Não se desculpe!

Profissionais de saúde e profissionais de saúde

Sensibilização:

  • Os pacientes com a doença de Chagas precisam de acesso equitativo ao tratamento e cuidados seguros.
  • Esforços globais conjuntos devem ser feitos para aumentar a conscientização sobre a extensão da doença de chagas, sofrimento, incapacidade e morte.

Chamada à Ação:

  • Diagnóstico precoce e tratamento eficaz para salvar vidas.
  • Os pacientes com a doença de Chagas devem ser priorizados para a vacinação COVID-19.
  • A implementação de medidas de controle pode eliminar a transmissão domiciliar, transfusão, transplante de órgãos e transmissão de vetores congênitos.

Tomadores de decisão

Sensibilização:

  • Estima-se que mais de 10.000 pessoas morrem todos os anos devido às manifestações clínicas da doença de Chagas, e cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo correm o risco de contrair a doença. No combate à doença de Chagas, a cobertura universal de saúde é essencial.

Chamada à Ação:

  • Os países devem aumentar a capacidade e os recursos para investir em diagnóstico, controle, prevenção, vigilância, tratamento e cuidados clínicos.
  • Os pacientes com doença de Chagas devem ser priorizados para a vacinação COVID-19.

PRODUTOS E ATIVIDADES: Comemoração do Dia Mundial de Chagas

1. Chagas: há muito mais histórias para contar. Estabelecer diálogos com jornalistas

Briefing e diálogo com jornalistas selecionados, sobre a doença de Chagas em seus diversos aspectos (epidemiologia, impacto na saúde, multidimensionalidade, países afetados, etc.). O objetivo é apresentar aos meios de comunicação e jornalistas participantes o desafio de visibilidade enfrentado pela doença de Chagas na situação atual para aumentar o conhecimento e a visibilidade da doença a partir de abordagens atualizadas e multidimensionais que não se aprofundam na estigmatização das pessoas e contextos principalmente afetados. Atualização e geração de espaços e recursos para otimizar o trabalho de comunicação de mídia sobre temas como Chagas, através de um chamado para jornalistas

Participantes:

Jornalistas selecionados de especialistas em mídia latino-americana em Chagas, Florida International University, Chagas Coalition, Group O que falamos quando falamos sobre Chagas?, Universidade do Chile, DNDi e a Organização Pan-Americana da Saúde.

Reunião virtual, a ser realizada no dia 13 de abril, das 11:00 às 13:00 horas (horário de Leste dos EUA) e tem como objetivo gerar ideias que ajudem a melhor cobertura do tema como prioridade da saúde pública internacional, para que a população em geral e os prestadores de serviços de saúde, obtenham informações mais precisas e de qualidade para participar mais ativamente da lei e da comunicação sobre Chagas. Para se inscrever para o acesso à reunião:

https://paho-org.zoom.us/j/82603040448?pwd=eTZES0dnaUtnOW1hTmhFTjNJNkJCQT09

2. Vídeo Educativo sobre Chagas: será lançado em 14 de abril lançado pela web e mídias sociais. https://www.youtube.com/c/hablamosdechagas/featured

Assista também aos vídeos

Instituto Oswaldo Cruz de Genilton Vieira. Triatomíneos: Elo de uma Enfermidade.

SABER OU NÃO SABER? Jordi Gómez.

Lutas Campesinas contra a Doença de Chagas

Explorando Perspectivas: Unindo Vozes

3. Divulgar a Sessão FB ao vivo: Vamos falar sobre Chagas no dia 5 de abril 11:00 am. (hora do leste dos EUA).

Especialistas, pacientes e sociedade civil se reúnem nesse diálogo sobre Chagas para conhecer mais sobre essa doença negligenciada

4. Divulgar o Comunicado de imprensa oficial do Dia da Doença de Chagas em 13 de abril.

5. Acompanhar o Portal Chagas. Fiocruz. http://chagas.fiocruz.br/

Deixe um comentário