Digamsha Yantra: Medidor de Azimute

Digamsha, azimute.

Função

O Digamsa é um instrumento cilíndrico que possui um método simples para determinar o azimute de um objeto celeste. Digamsa ou o azimute de um objeto celeste é a posição angular relativa do objeto, medido com as palavras a leste, começando na direção norte.

Consegue medir o ângulo de azimute de um corpo celeste, medindo até 6′ de arco. O observador usa uma ou mais cordas com uma extremidade amarrada a um botão no pilar e a outra extremidade a pesos (pedras de pedra) suspensas sobre a parede. A distância angular do plano vertical do ponto norte, lida nas placas indica o azimute do corpo.

Para determinar o Azimuth do Sol, para o qual este é o instrumento mais preciso, pegamos um fio e o fixamos na vara (gnômon) do centro do pilar mais interno. À medida que o Sol sobe mais alto, a sombra do anel metálico circular encanta sua sombra no segundo anel circular. Levamos este fio até a formatura da parede circular externa através da sombra encantada do anel. Assim, a leitura do horizonte na terceira parede é o Azimuth do Sol. E assim podemos calcular ainda mais a ascensão do Sol e definir o tempo e as indicações meteorológicas.

O mesmo método é adotado para as observações e cálculos à noite. É preciso deitar no segundo anel e olhar para o planeta, através do anel de metal. A posição do olho é levada em consideração e a linha para a terceira parede, através desta posição do olho indicaria o Azimute deste planeta em particular.

Forma

Um pilar de 96cm de altura cercado por duas paredes coaxiais. A altura da parede interna é de 96 cm, e a parede externa é de 1,95 m. O pilar tem 1,04 m de diâmetro. Passagens foram fornecidas nos pontos cardeais do muro para o movimento do observador. Os fios cruzados estão estendidos entre os pontos cardeais marcados sobre a parede externa.

O instrumento tem uma construção como uma boneca russa um anel dentro de outro. No meio do instrumento, há um pilar como a construção, com cerca de um metro de altura, enquanto a segunda parede circular é como um anel, que tem a mesma altura que a do pilar. O círculo mais externo tem dois metros de altura e oito metros de diâmetro. Nos horizontes de todos esses círculos são colocadas placas de mármore graduadas de 0° a 360° Eles são até subdivididos em termos de decimais etc. Dois fios de cobre são firmemente esticados através da parede externa, de 0° a 180° e 90° a 360°, para representar as direções Norte-Sul e Leste-Oeste, respectivamente. No centro, um anel metálico é amarrado, apoiado por essas duas cordas.

Material

Superfícies horizontais superiores são lajes de mármore com placas gravadas. O resto da estrutura é alvenaria de pedra com gesso de cal.

Deixe um comentário