Do Dia à Década do Oceano

Conheça e una-se a cientistas, cidadãos e artistas que defendem e protegem o futuro do Oceano!

Essa é a Mariana, mas você pode chamá-la de Mia. Ela é apaixonada pela biodiversidade que existe no Oceano. Os animais, as plantas aquáticas, os corais. Ela vai guiar algumas missões oceânicas da Década da Ciência Oceânica no Espaço Ciência Viva.

Dia Mundial do Oceano

No dia 8 de junho é celebrado o Dia Mundial do Oceano. Essa data foi estabelecida em 2008 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a importância do Oceano não somente para os organismos marinhos, mas também para todos nós. E incentivar a proteção e restauração desse enorme planeta azul.

O Oceano é um importante gerador de oxigênio do planeta, é nele que a grande parte do Oxigênio da Atmosfera do planeta é produzido pelas cianobactérias, conhecidas como algas azuis. Conheça algumas espécies no projeto CyanoScope do Portal Inaturalist.

A produção de oxigênio começou há cerca de 2,7 a 2,8 bilhões de anos, e a oxigenação da atmosfera há cerca de 2,45 bilhões de anos. E o oceano do planeta foi fundamental nessa transformação!  Respirar e Oceano estão interligados na vida do planeta.

Como a atmosfera, o Oceano absorve, reflete ou transmite a energia solar criando correntes de ar (atmosfera) e as correntes marinhas, o que influencia diretamente o clima das regiões e a biodiversidade do planeta. 

Imagem do filme PERPETUAL OCEAN. Crédito NASA/SVS.

Entretanto, a saúde do oceano não está nada bem. Ações do ser humano como a pesca predatória, a produção e o despejo inadequado de resíduos, as emissões alarmantes de gases que aumentam o efeito estufa e outras ações, prejudicam a saúde do oceano.

O Oceano com sua rica fauna e flora marinhas é único e isso faz com que todos nós estejamos interligados. A saúde do oceano afeta diretamente sua vida e a vida de todos que você conhece.

Em 2021, o tema escolhido para o Dia Mundial do Oceano é: 

Um Oceano, Um Clima, Um Futuro – Juntos!

Mia, Drig e Lipe adoram mergulhar e descobrir o Oceano.

Hoje, apenas 7% do oceano está protegido. Isso é apenas uma pequena porção do imenso oceano do planeta. O Foco de Ação de Conservação esse ano consiste em um compromisso para proteger 30% do oceano até 2030 (“30×30”). O movimento é um compromisso para defender a saúde do oceano.

A grande meta da Década da Ciência Oceânica é preservar 30% do Oceano até 2030

Todos precisam estar juntos para alcançar essa meta, faça a sua parte também!

Esse é o Felipe, mais conhecido como Lipe. Ele ama todos os animais, mas os cavalos-marinhos são os favoritos dele.

Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável

Além do Dia do Oceano, 2021 marca o início da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral da ONU, a Década da Ciência Oceânica acontecerá no período de 2021 a 2030 e, tem por objetivo reverter o atual declínio da saúde oceânica unindo esforços de todos os setores relacionados ao mar para debater e promover ações que favoreçam o desenvolvimento sustentável do oceano com bases na ciência. A Década também buscará cumprir, prioritariamente, com o 14º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constam na Agenda 30.

O objetivo 14 visa a “Conservação e uso sustentável do oceano, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

Por meio da cooperação internacional, será possível defender a saúde oceânica baseada em pesquisas científicas, uso de inovações tecnológicas e, principalmente, por meio de ações políticas e legais que defendam a vida do Oceano e do Planeta. 

Esse marco trará benefícios a todos:

  • proporcionará uma união entre a ciência e a política para fortalecer a gestão do oceano;
  • fortalecerá a cooperação internacional para que haja o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnologias capazes de conectar a sociedade e a ciência oceânica;
  • contribuirá com ações da ONU que protegem o oceano e seus recurso;
  • irá melhorar a base de conhecimento científico das regiões limitadas.

Para mais informações sobre a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, você pode baixar o documento:

“A Ciência que precisamos para o oceano que queremos: Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)”

O Oceano que precisamos para o futuro que queremos

Todos nós desejamos um bom futuro, no qual as espécies não estejam em extinção, um futuro com menos poluentes, pessoas consumindo de forma consciente… Podemos começar nos responsabilizando pelo oceano, assim teremos o oceano que precisamos para o futuro que queremos:

  • Um oceano limpo onde as fontes de poluição são identificadas e removidas;
  • Um oceano saudável e resiliente onde os ecossistemas marinhos são mapeados e protegidos;
  • Um oceano previsível onde a sociedade tem a capacidade de compreender as condições oceânicas atuais e futuras;
  • Um oceano seguro onde as pessoas estão protegidas dos perigos do oceano;
  • Um oceano explorado sustentavelmente, garantindo o fornecimento de alimentos;
  • Um oceano transparente com acesso aberto a dados, informações e tecnologias;
  • Um oceano inspirador e envolvente onde a sociedade entende e valoriza o oceano.
Rodrigo, mais conhecido como Drig adora tecnologia e inovação. Ele sempre está ligado nas novidades.
Inventar, inovar e criar também é com ele. O Drig usa a criatividade para tudo!

Nossos Drig, Mia e Lipe vão trazer muitas aventuras oceânicas, acompanhe!

Deixe um comentário