EtNoMatemáTica amanheceu mais triste…

Capa: Etnomatemática – um programa que se espalha pelo mundo. Estudantes participam de aula de trigonometria com medidas antrópicas de mãos – uma técnica usada pelos antigos havaianos.  A cultura como uma lente para a compreensão de conceitos matemáticos. Crédito: Universidade do Havaí. Programa de Etnomatemática como curso de graduação.

É com pesar que informamos que o querido educador e mestre Ubiratan d’Ambrosio nos deixou na manhã de 12 de maio de 2021.

Professor da Unicamp, Ambrosio se apaixonou pelas cultura e pelo ser humano. E juntamente com o Prof. Paulus Gerdes, são os principais fundadores da Etnomatemática – uma visão da educação, uma postura política, um posicionamento ético e, acima de tudo, uma grande paixão pelo ser humano em todas as culturas do planeta.

Enviado gentilmente pela Profa. Dra. Lucia Maria Aversa Villela.

Minha paixão pela História da Ciência me aproximou de Maurice Jacques Bazin, Carlos Alfredo Arguello, Ubiratan d’Ambrosio, Paulus Gerdes, Abraham Arcavi e Claudia Zalavsky – educadores de muitos continentes fascinantes – verdadeiros educadores “do mundo”.

E o impacto com suas ideias, me fez abrir os olhos para a cultura, para a criatividade dos povos e, em especial, para as pessoas.

Me fez buscar não apenas ideias matemáticas, processos, fórmulas, mas tentar compreender a vida das culturas e das gentes que fazem tudo isso aflorar de modo tão espetacular.

Hoje, estamos um pouco tristes, mais saudosos e mais vazios.

Mas, a tristeza vai aos poucos se transformando em memórias.

Memórias alegres,

Memórias vivas,

Memórias humanas

a nos confortar e inspirar por uma educação mais equitativa, ética, inclusiva e humana.

E a missão de continuar a defender a Vida, a Cultura e a Educação, sempre e cada vez mais.

Um abraço distante a todos que, como eu, colidimos com esses seres humanos maravilhosos!

Paulo Henrique Colonese

Deixe um comentário