Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial da Justiça Social

fevereiro 20

Em 26 de novembro de 2007, a Assembleia Geral (A/RES/62/10) declarou que, a partir da sexagésima terceira sessão da Assembleia Geral, o dia 20 de fevereiro será comemorado anualmente como o Dia Mundial da Justiça Social.

Tema 2023: Superando Barreiras e Liberando Oportunidades para Justiça Social

O tema de 2023 centrou-se nas recomendações da Agenda Comum para fortalecer a solidariedade global e reconstruir a confiança no governo através de “Superar Barreiras e Liberar Oportunidades para a Justiça Social”. Por conseguinte, o Dia Mundial da Justiça Social de 2023 ofereceu uma oportunidade para promover o diálogo com os Estados-Membros, os jovens, os parceiros sociais, a sociedade civil, as organizações das Nações Unidas e outras partes interessadas sobre as ações necessárias para reforçar o contrato social que foi fraturado pelo aumento das desigualdades, dos conflitos e da violência. instituições enfraquecidas destinadas a proteger os direitos dos trabalhadores.

Apesar destas múltiplas crises, existem muitas oportunidades para construir uma coligação para a justiça social e para desencadear maiores investimentos em empregos dignos, com especial destaque para a economia verde, digital e de cuidados, e para os jovens.

Uma Coligação Global para a Justiça Social

A pobreza e as desigualdades dentro e entre os países estão a aumentar em muitas partes do mundo. As crises económicas e sociais dos últimos anos foram exacerbadas pelas consequências da pandemia da COVID-19 , pelas catástrofes naturais devido à aceleração das alterações climáticas , pelas tensões geopolíticas e pelos conflitos armados. Para além das tragédias humanas que lhes estão associadas e do seu impacto no mundo do trabalho, estas crises realçaram as interligações e dependências das economias e sociedades em todo o mundo e mostraram a necessidade crucial de uma ação concertada para lhes dar resposta, a nível global, regional e nacional. níveis.

Isto aconteceu no contexto de mudanças importantes, como, entre outras, perturbações crescentes nas economias ligadas à globalização e à tecnologia, transformações demográficas significativas , aumento dos fluxos migratórios e situações prolongadas de fragilidade. O mundo do trabalho não foi poupado por estas convulsões. A aparente falta de respostas satisfatórias a estes múltiplos desafios e mudanças levou, em muitos países, a um crescente descontentamento e desconfiança em relação às instituições estabelecidas e aos intervenientes da vida pública.

Confrontado com esta situação complexa, o sistema multilateral também tem lutado para se adaptar a um ambiente em mudança e para fornecer respostas concretas e coordenadas a muitos dos desafios mais prementes do mundo.

O fosso crescente entre os compromissos internacionais e as realizações concretas fragilizou a ação multilateral e a sua credibilidade, resultando em críticas abertas e no descomprometimento. Mais do que nunca, é urgente que o sistema multilateral cumpra e contribua para encontrar soluções para os problemas quotidianos das pessoas, e que o faça de uma forma mais eficiente e coerente.

Este sentido de urgência tem sido partilhado por muitos, incluindo o Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) que, no seu relatório ” A Nossa Agenda Comum “, alertou contra a crescente divisão atual e apelou a um multilateralismo mais inclusivo e em rede, abraçando novamente solidariedade global e renovação do contrato social entre os governos e os seus povos e dentro das sociedades, ancorado numa abordagem abrangente dos direitos humanos .

A justiça social faz com que as sociedades e as economias funcionem melhor e reduz a pobreza , as desigualdades e as tensões sociais. Desempenha um papel importante na consecução de caminhos de desenvolvimento socioeconómico mais inclusivos e sustentáveis ​​e é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ( Agenda 2030 ), especialmente num momento em que a concretização desses objetivos continua distante.

É mais importante do que nunca que o sistema multilateral se aglutine em torno de um conjunto de valores e objetivos partilhados e identifique os meios para responder às aspirações e necessidades dos povos.

A justiça social tem, portanto, de se tornar uma das pedras angulares do multilateralismo renovado que é necessário; um objetivo mobilizador, mas também um instrumento significativo para um sistema multilateral mais eficiente, garantindo a coerência numa série de áreas políticas.

Detalhes

Data:
fevereiro 20
Categorias de Evento:
, ,
Website:
https://www.un.org/en/observances/social-justice-day

Local

Planeta Terra
Sistema Solar, 3o, planeta. + Google Map
Ver site do Local

Deixe um comentário

Deixe um comentário