- Este evento já passou.
Dia Mundial da Vacina BCG
julho 1
Free
Capa: imagem tridimensional (3D) gerada por computador de um aglomerado de bactérias Mycobacterium tuberculosis em forma de bastonete, resistentes a medicamentos , o patógeno responsável por causar a tuberculose (TB). A recriação artística foi baseada em imagens de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Crédito James Archer – Ilustrador Médico. Acervo PHIL/CDC. Licença Dedicação ao Domínio Público.
Dia da Vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin, Mycobacterium tuberculosis)
Comemoração da criação da vacina contra a Tuberculose.
A vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada). No Brasil, embora a incidência de tuberculose pulmonar venha aumentando, quase não são mais registradas suas formas graves.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o programa de vacinação infantil, previna-se mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. Impacto como este depende de alta cobertura vacinal, razão pela qual é tão importante que toda criança receba a vacina BCG.
Além das crianças, a vacina é indicada para pessoas de qualquer idade que convivam com portadores de hanseníase e estrangeiros, ainda não vacinados, que estejam de mudança para o Brasil.
O Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG em crianças em 1976. A recomendação é que vacina seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê, ainda na maternidade. A dose é única.
O dia integra as comemorações do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março).
Em 2021, estamos comemorando os 100 anos da vacina.