Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Dia Mundial do Meio Ambiente

5 05America/Sao_Paulo junho 05America/Sao_Paulo 2020

Livre

As Nações Unidas designaram 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente para destacar que a proteção e a saúde do meio ambiente são uma questão importante, que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico em todo o mundo. 

A celebração deste dia nos oferece a oportunidade de ampliar a base para uma opinião esclarecida e uma conduta responsável por indivíduos, empresas e comunidades na preservação e melhoria do meio ambiente.

O ano de 1972 marcou um ponto de virada no desenvolvimento de políticas ambientais internacionais, com a primeira grande conferência sobre questões ambientais, conhecida como  Conferência do Meio Ambiente Humano.(link is external)ou a Conferência de Estocolmo. 

Em 15 de dezembro, a Assembléia Geral adotou uma resolução ( A / RES / 2994 (XXVII)(link is external)) designando 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente e instando “Os governos e as organizações do sistema das Nações Unidas a empreenderem naquele dia todos os anos atividades mundiais, reafirmando sua preocupação pela preservação e melhoria do meio ambiente, com vistas a aprofundar a conscientização ambiental. . ”

A UNESCO tem um histórico importante no avanço das ciências ecológicas por meio de trabalho pioneiro em ecossistemas, reservas da biosfera, capacitação, avaliações científicas e resumos de políticas para ajudar os tomadores de decisão no gerenciamento sustentável dos recursos naturais. 

A UNESCO mobiliza o conhecimento, o know-how e as práticas das comunidades locais e dos povos indígenas para apoiar sua inclusão na tomada de decisões ambientais. Sua Rede Mundial de Reservas da Biosfera demonstra maneiras de proteger os ecossistemas naturais e a biodiversidade por meio de abordagens científicas, educacionais e participativas, promovendo ao mesmo tempo um desenvolvimento econômico inovador, ambientalmente sustentável e social e culturalmente apropriado.

MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL

“Sabemos que quanto mais as pessoas estão próximas do ambiente natural, maior a probabilidade de apreciar a natureza e sua biodiversidade, estar cientes de nossa herança comum e entender a importância primordial do ar seguro, do qual todos dependemos para a vida toda.” , bem-estar e para o futuro do nosso planeta.Este
espírito guia a ação da UNESCO, incorporada em uma rede global única de locais designados pela UNESCO, projetados para aproximar as pessoas da natureza e que desenha um novo mapa do mundo – um mapa de paz que vai além das fronteiras, que se estende a mulheres e homens através das gerações, e às espécies vivas e ao meio ambiente ao seu redor “.

– Audrey Azoulay, Diretora Geral, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2019

Detalhes

Data:
5 05America/Sao_Paulo junho 05America/Sao_Paulo 2020
Preço:
Livre
Categorias de Evento:
,
Website:
https://en.unesco.org/commemorations/environmentday

Organizador

UNESCO
Ver site do Organizador

Deixe um comentário

Deixe um comentário