Investigando “Tinta Puff”, a tinta relevo.

(c) Aline dos Santos Silva, mediadora Espaço Ciência Viva, 2020.

Faça CIÊNCIA Você Mesmo

Na Cozinha!

Desenhar é muito bom, não acha? Agora, imagine criar uma tinta que fizesse o desenho crescer igual acontece com um pão ou um bolo!

Vamos experimentar? Chame sua família para investigar essa estranha tinta com você!

Turma Ciência Viva Investigando na Cozinha.

Cuidados e Ajuda Necessários: Fazer Ciência JUNTOS é sempre Melhor!

Essa investigação da série “Faça Ciência Você Mesmo na Cozinha”, requer o uso de micro-ondas ou de forno à gás. Portanto, requer a presença e ajuda de um responsável, convide seus pais ou um adulto para investigar e experimentar com você!

Materiais e Equipamentos

Material para a criação da tinta Puff caseira.

Para fazer a Tinta Puff, vamos precisar de:

  • 1 colher de sopa de farinha de trigo (cerca de 10 gramas. No Brasil, a colher de sopa corresponde a uma capacidade de 15 mililitros);
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó* (cerca de 8 gramas);
  • 1 colher de sopa de sal de cozinha (cerca de 20 gramas. No Brasil, a colher de sopa corresponde a uma capacidade de 15 mililitros);
  • Um pouco de água (cerca de 25 mililitros);
  • Corante alimentício das cores que preferir (existem muitas cores no mercado ou pode experimentar fazer corantes naturais (mas isso é outra investigação!);
  • Recipientes para a mistura dos materiais (vidro ou plástico): a quantidade vai depender das cores que usar;
  • Uma colher de plástico para misturar a massa;
  • Folhas de papel “grossas” (como cartolina, papel cartão ou outro papel com gramatura de 120 g ou 180 g/ por metro quadrado);
  • Pinceis de pintura. (Você pode investigar diferentes tamanhos);
  • Micro-ondas ou forno à gás. (requer supervisão de adulto).
  • OPCIONAL: Balança de cozinha (caso queira seguir as medidas em gramas).

Dicas:

  • * Caso use a farinha de trigo que já vem com o fermento, não precisa acrescentar mais fermento.
  • ** O uso do papel ofício comum não é aconselhado pois é um papel fino (baixas gramaturas, padrão de 72 gramas/metro quadrado) e pode amassar ou se danificar ao ir ao micro-ondas ou forno.
  • *** Os tamanhos dos pinceis são numerados na maioria das marcas desde os pequenos 0 ou 2 até os grandes 20 ou 25, sendo esses últimos praticamente pequenas trinchas. Além disso, eles podem ter pontas arredondadas ou achatadas. A escolha mais adequada vai depender da área que você vai pintar com a sua tinta relevo.
Variação de tamanho dos pinceis chatos de pintura.
  • As colheres podem ter diferentes tamanhos e comportar diferentes capacidades. Os cozinheiros usam duas medidas como referência em suas receitas: as colheres de sopa (tbsp, do inglês tablespoon, 15 ml), as colheres de chá (tsp, do inglês tea spoon, 5 ml) e as colheres de café (metade da colher de chá).
Conjunto de medidas baseadas em colheres e suas capacidades (em mililitros).

Hora de Investigar!

  • Vamos começar a preparar nossa tinta misturando a farinha de trigo, o fermento e o sal.
  • Em seguida, vá acrescentando um pouco de água e misture até a tinta ficar bem macia e diluída, com a textura parecida com um mingau mais ralinho.
  • Acrescente o corante na cor de sua escolha e misture bem.

Veja na sequência abaixo:

[wonderplugin_slider id=30]

a

Quanta tinta vou precisar?

  • Você pode preparar uma quantidade maior de massa, dobrando a receita, e distribui-la em pequenos potes antes de colorir.
  • Em seguida, é só colorir cada uma da cor que desejar.
  • Experimente misturar alguns corantes para ver a cor que surgirá!

HORA DE DESENHAR E PINTAR!

Faça um desenho bem legal com a ajuda de um pincel (ou, se quiser, pode usar os dedos também!).

HORA DE AQUECER E TESTAR.

  • Peça para seu responsável ajudante para aquecer seu desenho.
  • Ele deve colocar seu desenho no micro-ondas de 10 a 30 segundos, em potência máxima (ou no forno médio pré-aquecido por cerca de 3 minutos).
  • Investigue o tempo: se seu desenho não cresceu muito, não se preocupe, é só colocar mais uns segundos no micro-ondas!

AGORA, VOCÊ PODE CRIAR E INVENTAR com sua tinta relevo!

Veja alguns resultados abaixo!


[wonderplugin_slider id=32]

 

TODO MUNDO JUNTO E MISTURADO… MAS, O QUE ACONTECE NA MISTURA?

Alguns materiais, quando misturados, acabam modificando sua estrutura e, com isso, geram resultados interessantes, como acontece com a tinta puff. Para entendermos melhor como ocorre essa interação entre os ingredientes da tinta feita anteriormente, vamos conhecer um pouco sobre a história de cada um deles.

O Fermento

Bastante conhecido, o fermento é usado no preparo de alimentos como bolos e pães, auxiliando no crescimento dos mesmos. Na Idade Média, os pães eram produzidos através da fermentação natural.

Nesse tipo de fermentação, os micro-organismos presentes no ar, chamados de leveduras, entram em contato com a massa do pão e se alimentam do açúcar presente nela, liberando, em seguida, gás carbônico. Esse gás liberado fica preso à massa por causa de um elemento, também muito conhecido, presente na composição da farinha: o glúten.

Porém, o processo de fermentação natural requer tempo e dedicação. Assim, no século XIX, começaram a ser produzidos os fermentos químicos, que aceleravam o processo de fermentação e permitiam o aumento da produção de pães e bolos.

Diferente da fermentação natural, o fermento químico funciona através da mistura de duas substâncias que, enquanto estão em estado sólido não interagem entre si devido a presença de amido de milho na composição.

Quando é acrescentado um líquido à massa, como a água ou o leite, essas duas substâncias interagem entre si e começam a produzir o gás carbônico, que como dito acima, fica preso à massa por causa do glúten. Uma parte do gás produzido é, posteriormente, ativada com a presença do calor. Por isso percebemos mais um aumento na massa após ela ir ao forno.

A Farinha de Trigo

O trigo faz parte da nossa história desde 10.000 anos a.C.. Ele começou a ser cultivado na Mesopotâmia e era usado pelos egípcios para fazer pães e biscoitos.

Na China, o trigo passou a ser usado em forma de farinha passando, para isso, por diversas etapas de moagem e separação de impurezas. Com o tempo, o trigo começou a ser cultivado em outras regiões do mundo e, até hoje, é um ingrediente essencial no preparo de muitas comidas, principalmente na forma de farinha.

A farinha de trigo ajuda a formar a estrutura desses alimentos, absorvendo os líquidos da mistura e auxiliando na criação da “casca” que impede que esses alimentos murchem ao serem retirados do forno.

O Sal

Ele também está presente em nossa história a tanto tempo quanto o trigo e já foi usado como moeda, símbolo de poder, símbolo religioso e motivo de conflito entre nações. Além de ser usado na conservação de alimentos, como as carnes, ele é um ingrediente indispensável em nossa alimentação.

Na tinta puff, sua função é fazer com que a massa cresça mais, dando mais relevo ao desenho. Isso acontece porque o sal, ao ser misturado na receita, fortalece as cadeias de glúten presentes na farinha, o que faz com que a massa fique mais elástica e, com isso, consiga se expandir mais.

DESAFIO: Investigue mais…

O que acontece se não colocarmos o sal? Faça uma outra misturinha sem colocar o sal e veja o que acontece com o seu desenho. Não esquece de contar o que observou para a gente aqui nos comentários!

INVESTIGUE MAIS POR AÍ

Se você gostou dessa aventura científica na sua cozinha, vai adorar essas novas aventuras!

CONEXÕES COM A SUA SALA DE AULA.

Nossas investigações fazem parte da incrível história de pesquisas científicas sobre a Matéria e Energia.

E ajudam a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, etc.). Uma importante competência na pesquisa científica e criação tecnológica.

Ao serem misturados, a mistura pode ter diferentes propriedades das de seus componentes.

MISTURAR É SEMPRE UMA AVENTURA CHEIA DE DESCOBERTAS!

Se você é educador, apresentamos as possíveis conexões dessa Investigação com as aulas de Ciência e Matemática. Clique em Conexões em Ciências e em Conexões Matemáticas para download.

Se você for estudante, mande essa dica para seu professor!

REFERÊNCIAS

Deixe um comentário