Janeiro Solaris

Onde o Sol vai estar em janeiro?

O Sol inicia janeiro na direção da Constelação de Sagitário, bem acima da cabeça do grande arqueiro.

E, em boa companhia, com a Lua Nova e Vênus ao seu lado.

Sol no início de janeiro, 2022. Planetário Stellarium.

Em meados do mês, o Sol começa a se aproximar da fronteira com Capricórnio.

Vênus continua próximo, em sua fase Vênus Nova. E, na direção de Capricórnio estão os planetas Saturno e Mercúrio.

Sol em meados de janeiro, 2022. Planetário Stellarium.

E vai terminar o mês em Capricórnio, se encontrando com Saturno e a Lua Nova.

Sol ao final de janeiro, 2022. Planetário Stellarium.

Onde o Sol estará em fevereiro? E com quem vai se encontrar?

Aguarde o Fevereiro Solaris!

Janeiro Romano: Janus e Juno

Mensis Ianuarius (“mês do deus Janus”) era o primeiro mês do antigo calendário romano, do qual derivou o mês Janeiro dos Calendários Juliano e Gregoriano.

Nos calendários da República Romana, Ianuarius tinha 29 dias. Dois dias foram adicionados quando o calendário foi reformulado no reinado de Júlio Cesar em 45 a.C.

No calendário romano mais antigo, o primeiro mês era Martius  (“mês de Marte, atual março) e o ano civil tinha apenas dez meses. 

Supõe-se que Ianuarius e Februarius foram acrescentados pelo Imperador Numa Pompilius, o segundo imperador de Roma, originalmente para cobrir o inverno boreal ao final do ano. Não está claro quando os romanos redefiniram o curso do ano para que janeiro e fevereiro iniciassem o ano civil.

Acredita- se que Ianuarius recebeu seu nome em dedicação ao deus Janus, o deus das duas faces dos começos, aberturas, passagens, portões e portas,  mas de acordo com antigos almanaques de camponeses romanos, a deusa Juno era a divindade tutelar do mês.

Muitos festivais romanos e eventos religiosos refletem o modo de vida agrário dos romanos em sua história inicial. Os calendários agrícolas mostram que, para os agricultores, janeiro continuava o período de descanso, iniciado em dezembro. Para janeiro, esses almanaques aconselhavam os agricultores a esperar 9 horas e meia de luz do dia e 14 horas e meia de escuridão, a afiar estacas, a cortar salgueiros e juncos e oferecer sacrifícios aos Dei Penates, divindades tutelares domésticas.

O escritor agrícola Lúcio Junius Moderatus Columella (4 d.C. – 70 d.C.) diz que os agricultores muito religiosos se abstiam de trabalhar a terra até 13 de janeiro, exceto que no dia primeiro de janeiro quando deveriam fazer um gesto auspicioso de começar a trabalhar em tudo o que queriam fazer naquele ano.

Marcus Terentius Varro, a “terceira luz de Roma”, em seu tratado agrícola,  divide o ano agrícola em oito fases. A fase do Solstício de Inverno Boreal ia até 7 de fevereiro, quando Favonius, o vento do Oeste, começava a soprar favoravelmente, e não era para trabalhos pesados, mas para trabalhos ocasionais e de arrumação.

O mês também começou a marcar as cerimônias de posse de cargos políticos no Império Romano.

As Comemorações Romanas

Vejamos algumas das comemorações que o Império Romano realizava no mês de janeiro.

Data modernaData romanaComemorações romanas
1º de janeiroCalendas de janeiro, F.Os cônsules tomam posse (a partir de 153 a.C.).
Sacrifícios aos deuses de cura: Asclépio(Ofiúco) e Vediovis em seus santuários na Ilha Tiberina, no Rio Tibre, Roma.
3ad III (até) Nonas janeiro, C.Início do Festival de três dias da Compitalia, em homenagem às divindades de proteção doméstica, as Lares Compitales.
5Nonas de janeiro, F.Dies natalis do santuário de Vica Pota no dia de Velia , no Monte Velian.
Final do Festival da Compitalia.
7ad VII até Idos de janeiro, C.Súplicas ao deus Jupiter Sempiternus para comemorar a assunção dos fasces (hastes de madeira, incluindo machados, símbolo do poder e jurisdição do magistrado) estabelecido por Augusto, no festival Feriale Cumanum, 4d.C-14d.C.
Festival de Jogos Ludi Cirenses para o Paterno Janus, após o final do século I d.C.
9V Idos de janeiro, NP.Evento religioso da Agonalia dedicada ao deus Janus em Regia, Roma.
11III Idos de janeiro, NP.1º dia do Festival Carmentalia, dedicado à deusa do parto e da profecia, associada à inovação tecnológica e protetora das parteiras, Carmenta.
Dies natalis do culto a deusa das fontes, poços e nascentes Juturna (ou Diuturna) no Campus Martius, Roma.
13Idos (meados) de janeiro, NP.Jogos Ludi Circenses para o deus Júpiter , após final do século I d.C.
14ante diem XIX fevereiro, EM.Alguns registros do início do Principado Romano marcam 14 de janeiro como um dies vitiosus, aniversário de Marco Antonio.
15ad XVIII Calendas de fevereiro, NP.2º dia do Festival Carmentalia (XVI Calendas de fevereiro no calendário pré-Juliano).
16XVII Calendas de fevereiro. C.Súplica a Augusto no dia em que recebeu o título romano de Augusto (Feriale Cumanum).
24IX Calendas de fevereiro, C.Início do Festival Romano da Semeadura, Sementivae, de três dias. Sacrifícios pelo dies natalis do imperador Caesar Traianus Hadrianus (reinado de 117–138 d.C.)
26VII Calendas de fevereiro, C.Final do Festival Sementivae.
27VI Calendas de fevereiro, C.Dies natalis do Templo de Castor e Pólux no Fórum Romano (IV Calendas de fevereiro no calendário pré-Juliano).
30III Calendas de fevereiroDia adicionado ao mês no calendário juliano.
31prid. (prévia) Calendas de fevereiroDia adicionado ao mês no calendário juliano.

Deixe um comentário