Jogo TimeLine: Mulheres na Astronomia

Imagem de capa: Duas mulheres no Universo. Imagem de Freepik.

Texto baseado no texto original da IAU-OAO de divulgação do jogo.

Neste mês, estamos celebrando o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, em 11 de fevereiro, e queremos parabenizar todas as cientistas do presente, que são referência em suas áreas, as futuras cientistas, que irão desbravar novas descobertas e as cientistas do passado, que são fonte de inspiração para tantas pessoas!

Em especial, faremos aqui uma homenagem às Mulheres Astrônomas com o jogo cooperativo de TimeLine (Linha do Tempo): Mulheres na Astronomia.

O jogo foi desenvolvido pelo projeto WGW – Women and Girls in Astronomy (Mulheres e Garotas na Astronomia) da União Astronômica Internacional (IAU-WGW) que apoia eventos que reconheçam o papel de todas as mulheres no avanço da ciência e incentiva todas as pessoas dentro e fora do espectro de gênero a considerarem carreiras na astronomia.

A União Astronómica Internacional (IAU) incentiva fortemente a realização de atividades ao longo do ano, com especial destaque para os dois Dias Internacionais adotados pelas Nações Unidas:

  • o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, em 11 de fevereiro,
  • e o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

E nada melhor para comemorar as Mulheres na Astronomia do que um jogo entre amigos!

Jogo de Cartas Mulheres na Astronomia

Este jogo de cartas cooperativo de Timeline (Linha do Tempo) permite aos jogadores:

  • Aprender sobre as mulheres na Astronomia ao longo do tempo.
  • Conhecer e discutir o papel que elas desempenharam na formação do campo da astronomia.

Esse jogo de cartas já está disponível em vários idiomas no site da IAU: https://www.iau.org/public/women-and-girls-in-astronomy/ .

O jogo foi disponibilizado pelo Escritório de Divulgação Astronômica da IAU (IAU-OAO) com licença de uso da Creative Commons CC-BY-4.0. Isto permite que educadores e astrônomos no mundo todo possam traduzir, adaptar e criar novas cartas, ampliando o conjunto de vinte mulheres astrônomas do jogo original.

O Projeto ELAS NO CIÊNCIA VIVA, traduziu e adaptou o jogo original para o português-BR.

Você pode fazer o download das cartas e das regras em português nos arquivos abaixo.

As 20 Cartas com Mulheres Astrônomas em 40 fichas (frente e verso):

E as regras e sugestões do jogo:

A IAU-OAO propõe, na página do jogo, algumas sugestões de atividades e eventos astronômicos, onde o jogo pode ser inserido.

Desafios Observacionais

Você adora olhar para o céu noturno?

Um ou mais desses desafios observacionais podem ser usados para apresentar os trabalhos de mulheres na Astronomia!

Galáxia de Andrômeda: Vera Cooper Rubin, na década de 1970, utilizou observações da Galáxia de Andrômeda para inferir a existência de matéria escura: o misterioso material que constitui cerca de 85% da massa total do Universo! As suas observações moldaram a forma como entendemos o Universo hoje, levando a ainda mais questões para descobrirmos.

Nuvens de Magalhães: Henrietta Swan Leavitt usou observações de estrelas nas Nuvens de Magalhães para derivar a relação entre o período (de variação) e a luminosidade para estrelas variáveis ​​Cefeidas, levando eventualmente a um importante passo na escada da determinação de enormes distâncias cósmicas, permitindo-nos compreender o Universo a grandes distâncias.

Eclipse Lunar Penumbral: Um eclipse lunar penumbral ocorrerá no final de março de 2024 e será visível na América do Norte, Central e do Sul. Você possa considerar organizar uma festa de observação para as pessoas da sua comunidade e discutir o trabalho de Aglaonice de Tessália, uma astrônoma grega do primeiro ou segundo século a.C. que foi a primeira cientista conhecida da história a registrar a previsões de quando e onde os eclipses lunares ocorreriam.  Como diziam os gregos da época: “A Lua obedece Aglonice”!

Veja as datas dos eclipses de 2024 e prepare seu evento!

  • 24-25 de março – No início da madrugada do dia 25, Eclipse penumbral da Lua (visível em todo o país). A Lua não vai desaparecer, mas terá seu brilho um pouco reduzido.
  • 8 de abril – Eclipse solar total (não visível no Brasil).
  • 17-18 de setembro – Eclipse lunar parcial (visível em todo o país, de forma tênue). Uma pequenina parte da Lua Cheia será coberta.
  • 2 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país como parcial).

Bons motivos para comemorar o Universo!

Cada Astrônoma, uma História Incrível

Você também pode considerar organizar uma palestra antes, durante ou depois do evento de observação. O jogo de cartas Mulheres na Astronomia também é uma ótima maneira de iniciar conversas sobre as mulheres na ciência.

E o jogo podem despertar curiosidade sobre as mulheres cientistas que podem se transformar em pesquisas na sala de aula ou clubes de astronomia.

Preparar Contações de Histórias sobre mulheres astrônomas também proporciona momentos incríveis.

A primeira vez que contei a História de uma Matemática, um estudante de 10 anos comentou, alegre, que “Não sabia que a Matemática tinha história”.

Já existem atualmente muitas biografias para crianças (a maioria em inglês) que podem ser lidas e comentadas com as crianças como uma continuidade do jogo. Alguns exemplos abaixo.

[wonderplugin_slider id=101 alignment=”center”]

Participe da Rede IAU-OAO

Você também pode participar de um evento organizado ou apoiado por um dos mais de 130 NOCs (Coordenadores Nacionais de Divulgação) da IAU! E acompanhar a Rede de Coordenadores de Divulgação Nacional de diversos países, divulgados pela IAU-OAO.

A IAU compartilha seus eventos no Facebook e Twitter da OAO, Escritório de Divulgação Astronômica da IAU. E você pode, ainda, seguir o OAO no seu Canal Youtube.

Crie e Compartilhe seus eventos e atividades!

Deixe um comentário