Maior modelo do Sistema Solar

Capa: Prédio “The Globen”, Estocolmo. Fotografia. Acervo Flickr de bengt-re. Licença CC-BY-2.0.

Sistema Solar da Suécia

O Sistema Solar da Suécia (SSS) é o maior modelo mundial do nosso sistema planetário. 

O Sol é representado pelo “Globo” (The Globen) da Aviici Arena em Estocolmo, o maior edifício esférico do mundo, e os planetas estão alinhados na direção norte a partir do Globo de Estocolmo.

As distâncias e tamanhos são dimensionados de acordo com a escala de 1:20.000.000, e os planetas internos estão todos na área da cidade de Estocolmo.

Os planetas exteriores seguem na mesma direção, por exemplo Netuno na cidade de Söderhamn e o planeta anão Plutão na cidade de Delsbo, a 300 km do Globo. 

Vários planetas e cometas menores também povoam o SSS, que agora se estende do extremo sul ao extremo norte da Suécia.

Existe uma instituição anfitriã para cada modelo. 

O SSS é um instrumento pedagógico e transmite uma sensação direta das enormes distâncias no espaço e de quão pequenos os planetas são comparados ao Sol. 

Arte, mitologia e ciência fundem-se neste projeto, e o SSS liga-se a diferentes locais e atividades na Suécia.

O Sistema é coordenado pela Sociedade Astronômica Sueca

As Estações do Modelo

Dentro do Sistema Solar da Suécia, mais de 20 astros são apresentados em cada local escolhido para posicioná-lo: as estações da viagem pelo modelo do Sistema Solar.

Você pode usar o mapa interativo ou investigar cada estação abaixo para percorrer o sistema solar.

O Sol

A Aviici Arena, “O Globo”, em Estocolmo, é o maior edifício esférico do mundo e representa o Sol no Sistema Solar da Suécia (SSS). 

O Globen, em Estocolmo, possui um diâmetro de 71 metros para o disco solar e a coroa (atmosfera externa do Sol).

Mercúrio

O modelo de Mercúrio é representado com crateras e em sua estrutura de suporte são vistos vários símbolos, como o da deriva orbital de acordo com a teoria da relatividade de Einstein.

O modelo fica no Museu da Cidade de Estocolmo, Slussen, com um diâmetro de 25 centímetros e a uma distância de 2,8 km do Globen.

Vênus

Um novo modelo de Vênus foi inaugurado em 9 de maio de 2016 no parque fora da Casa da Ciência (Vetenskapens Hus) do Centro Universitário AlbaNova, Estocolmo. 

O modelo foi esculpido por Peter Varhelyi, e em cinco placas ao redor do modelo há descrições esquemáticas de: Vênus no céu como estrela da manhã, Vênus em sua órbita, fases de Vênus, o efeito estufa em Vênus e nomes da deusa do amor de culturas diferentes.

O museu do Observatório em Estocolmo está fechado e o seu modelo de Vênus foi retirado.

O modelo atual possui um diâmetro de 62 centímetros e está a uma distância de 5,5 km do Globen,

Terra

A Terra está localizada no Museu Sueco de História Natural (Cosmonova).

O modelo possui um diâmetro de 65 centímetros e está a 7,6 km do Globen.

Imagens do satélite natural da Terra são exibidas ao lado do modelo e um modelo detalhado da Lua com 18 centímetros de diâmetro está a cerca de 20 metros do modelo da Terra.

Marte

Marte está conectado a uma placa de aço que o sustenta.

Os símbolos químicos para compostos comuns em Marte podem ser encontrados na esfera.

Ele fica localizado no Mörby Centrum, o centro municipal do município de Danderyd, em Estocolmo.

O modelo possui um diâmetro de 35 centímetros e está a uma distância de 11,6 km do Globen.

Júpiter

Júpiter foi durante muitos anos representado por um arranjo de flores fora de Sky City, no Aeroporto de Arlanda. Em maio de 2019, foi inaugurado um novo modelo no Hotel Clarion conectado ao Sky City. 

O modelo tem a forma de um anel brilhante sobre a entrada de um centro de conferências. Além disso, as quatro grandes luas galileanas (Io, Europa, Calixto e Ganimedes) aparecem ao longo do corredor que leva à recepção do hotel. 

Neste novo design há muitas informações sobre o planeta e seu meio ambiente.

O modelo foi patrocinado por Storebrand S/P.  O design da instalação científica é de Strategisk Arkitektur e colaboradores. O modelo possui um diâmetro de 7,1 metros e está a uma distância de 40 km do Globen.

Saturno: a Lua Titã

Os planos para criar um belo modelo de Saturno ainda estão avançando. 

Em 2010, um modelo artístico da lua Titã foi inaugurado no centro de Uppsala, na Casa Celsius, onde trabalhou o astrônomo do século XVIII Anders Celsius. 

O modelo funciona como uma luminária acesa na área externa do prédio. Além disso, várias luas de Saturno foram formadas por alunos em turmas escolares da região.

O modelo de Saturno deveria ter 6,1 metros e deve estar a 73 km do Globen.

Urano

Um modelo simbólico e lúdico de Urano ao ar livre foi inaugurado em outubro de 2012 na vila de Lövstabruk, no município de Tierp, ao sul de Gävle. 

O modelo foi construído em aço pela Forsmark Mechanical Workshop na usina nuclear de Forsmark localizada perto de Lövstabruk, e onde o elemento Urânio desempenha um papel importante. 

A inclinação incomum do eixo de Urano é marcante. O modelo possui um diâmetro de 2,6 metros e está a uma distância de 146 km do Globen.

Netuno

Netuno, simbolizando o deus da água e do mar, está localizado no parque central de Söderhamn, uma cidade costeira com longas tradições de pesca e navegação. O modelo é iluminado por dentro por luz azul durante a noite.

O modelo possui um diâmetro de 2,5 metros e está a uma distância de 229 km do Globen.

Planeta Anão Plutão

O sistema Plutão e Caronte são sustentados por dois pilares semelhantes a tumbas que lembram o significado mitológico de Plutão (Hades), o deus do submundo instalado na localidade de Delsbo, no município de Hudiksvall, condado de Gävleborgo. As tumbas também lembram o impacto do meteorito que ocorreu no local há 90 milhões de anos, quando toda a vida foi extinta em uma grande área, e a partir do qual se formou o sistema de lagos Dellen.

Plutão não é mais classificado como planeta. É um planeta anão.

O modelo de cada astro possui um diâmetro de 12 centímetros, localizados a uma distância de 300 km do Globen.

Para saber mais

Deixe um comentário